Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

29 de dezembro de 2011

NOTA DA OAB

A diretoria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, diante da polêmica envolvendo associações de magistrados e a Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, vem se manifestar nos termos seguintes: O Conselho Nacional de Justiça é uma instituição republicana, instituída pela Constituição Federal, cuja existência tem contribuído para o aperfeiçoamento do Judiciário brasileiro. A Constituição Federal, ao instituir o CNJ, atribuiu ao órgão competência plena para o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes (parágrafo 4o, art. 103-B) sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais (inciso III, parágrado 4º., art. 103). Portanto, o CNJ não é mera instância recursal às decisões das corregedorias regionais de Justiça sendo clara a sua competência concorrente com a dos Tribunais para apuração de infrações disciplinares. A polêmica envolvendo setores da magistratura e a corregedoria do CNJ não pode servir para desviar o foco da questão central, que é a necessidade de prevalência das competências constitucionais do CNJ, as quais tem sido determinantes para conferir maior transparência ao Poder Judiciário. A República é o regime das responsabilidades. Os excessos e desvios praticados deverão ser apurados respeitando o devido processo legal. Nenhuma autoridade está imune à verificação da correção de seus atos, dai porque é fundamental que para além de preservar a competência concorrente do CNJ para apurar desvios éticos, em respeito ao cidadão brasileiro, sejam apurados todos e quaisquer recebimentos de valores por parte de Magistrados, explicando-se à sociedade de onde provêm e a razão por que foram pagos. A OAB Nacional espera e confia que os setores envolvidos nesta polêmica afastem as paixões corporativas, limitem o debate às questões institucionais e se unam no sentido de fortalecer a Justiça Brasileira, sendo o CNJ essencial para a construção de uma magistratura respeitada, ética e independente como pilar de um Estado de Direito digno deste nome. (Ophir Cavalcante - Presidente Nacional da OAB,Por Rita de Cássia Arcanjo dos Santos).

5 comentários:

  1. é so ladainha isso nao vai dar em nada , vai acabar em pizza do tamanho do presidente da OAB ADEMIR.

    ResponderExcluir
  2. Não entendi! A nota repudia o (suposto) ato criminoso ou a denúncia contra o belo advogado da subseção? Ficou parecendo discurso de político ensaboado…”Eu não sou contra nem a favor, muito antes pelo contráááário”. Dudu, assume essa OAB aí, mesmo sem ser advogado, mano.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi! A nota repudia o (suposto) ato criminoso ou a denúncia contra o belo advogado da subseção? Ficou parecendo discurso de político ensaboado…”Eu não sou contra nem a favor, muito antes pelo contráááário

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o rumo dos comentários, a nota da OAB poderia perfeitamente ser assinada pelo ex ministro do trabalho, Carlos Lupi,

    ResponderExcluir
  5. Prezados, independente da minha opinião acerca da suposta fraude praticada pelo advogado em questão, entendo que a OAB/PA – Parauapebas tomou as medidas administrativas cabíveis dentro daquilo que lhe compete enquanto órgão de classe. Caso existam mais casos de irregularidades as pessoas lesadas devem agir como fez o senhor Jackon. Peço que aqueles não conhecem a realidade da nossa Classe profissional não a julguem, pois é uma das que mais aplica sanções a seus inscritos.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: