O jovem Marcos Lopes passou quatro anos de sua vida usando e vendendo drogas. Depois de ver todos seus amigos morrerem, ele decidiu mudar: se formou na faculdade de letras e virou educador social. Hoje, ele orienta jovens a não se envolverem com entorpecentes. "Meus quatro anos no tráfico me ensinaram o que pode manter os jovens longe das drogas", conta. Abaixo, Marcos dá dicas preciosas para ajudar você a proteger seus filhos. Confira: É essencial estar presente no dia a dia do seu filho:"Os estudantes que tinham mais diálogo com os pais eram os que menos aceitavam minhas ofertas", relata Marcos. Converse com seus filhos sobre o universo das drogas. Os jovens têm curiosidade pelo que é desconhecido. Não fale do assunto em tom de bronca ou sermão. Converse sobre o assunto naturalmente e conte que os efeitos são enganosos e podem prejudicá-los. Mostre que você é o melhor amigo do seu filho. Indique filmes sobre o tema. A indicação do educador é: O Bicho de Sete Cabeças, da diretora Laís Bodanzky, e O Diário de um Adolescente, de Scott Kalvert, que retratam a realidade de um dependente químico. Dê livros que mostrem o universo dos usuários e traficantes. Ele recomenda: Capão Pecado e Manual Prático do Ódio, de Ferréz; O Abusado e Rota 66, de Caco Barcellos; e Falcão - Meninos do Tráfico, de Celso Athayde. Também incentive seu filho a ler livros em geral. (Marcelo Correa de Almeida).
TEM MUTOS PAIS QUE FACILITAM, DEIXANDO SEUS FILHOS SE EXPOREM BASTANTE AOS ALICIADORES E QUANDO ABREM OS OLHOS PARA A VERDADE, AÍ JÁ É TARDE... MAS ACHO QUE OS PAIS NÃO SÃO OS ÚNICOS RESPOSNÁVEIS PARA EVITAR QUE JOVENS ENTREM NESSE MUNDO PORCO DAS DROGAS. ACHO QUE ESTA TAREFA TAMBÉM CABE AOS PROFESSORES, POLICIAIS, PROMOTORES PÚBLICOS, JUÍZES, GOVERNANTES, POLÍTICOS... ESSA É UMA RESPONSABILIDADE COLETIVA!
ResponderExcluirVal Cabral
ResponderExcluirEu tenho um filho de 19 anos que nunca se envolveu com drogas, embora em seu ciclo de amizades existam pessoas que usem. acho q a melhor maneira de se evitar q nossos filhos usem drogas e conversar abertamente com eles sobre o assunto e mostrar-lhes que isso não leva a nada. Agressividade e proibição, só estimulam a querer conhecer e provar.
Robson Carvalho de Souza
Amigo Val Cabral, família é a base de todas as coisas.
ResponderExcluirNunca haverá melhor solução paraeste problema.
Tem que ter amor e diálogo desde criança.
A gente só vai poderenfrentar este drama, acompanhando a vida do filho(a): escola, amigos, pessoas com o qual relaciona. Também analisando seu comportamento social: estresse, raiva. Também analisando o relacionamento entre pai e filho, se há problemas de relacionamento, guerras familiares, a melhor forma de educação e tudo isso, se todos os pais fossem assim, e buscassem dessa forma, todos poderíamos evitar essas tragedias sociais, a boa conversa entre familia/comunidade tambem poderia ser uma solução...
ResponderExcluirAntigamente o povo observava que alguém estava usando drogas e dizia: Nossa! Deve ser bandido! Hoje em dia, vemos os usuários de drogas passando nas ruas e escutamos: +1 usando isso. Se nem a Polícia pode fazer nada... Quem poderia?
ResponderExcluir