Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

3 de dezembro de 2011

CAMINHADA MARCOU O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS EM ITABUNA

No Dia Mundial de Luta contra Aids, 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Itabuna, através do Centro de Referência Júlio Brito DST/Aids realizou uma caminhada, que percorreu a avenida Cinquentenário, com entregas de preservativos e panfletos explicativos. O evento envolveu diversos setores da sociedade, que marcharam em defesa do lema da campanha deste ano: “Camisinha sempre, preconceito jamais”.A mobilização reuniu os departamentos da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade do município, além do Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (Gapa), Grupo Humanos, de Organizações Não Governamentais, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e a socied ade em geral. Todos unidos chamaram a atenção para o não preconceito e a necessidade de prevenção contra Aids.De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Júlio Brito, Maria Vitória Ramos Gonçalves as pessoas que morrem com Aids são aquelas que descobrem a doença tardiamente, por esse motivo é tão importante a prevenção e realização de testes, que são disponibilizados gratuitamente pela unidade. A campanha deste ano está voltada para o público jovem gay, pois de acordo com os estudos, aumentou a incidência de Aids nesse público em média 26%. “A mobilização chamou a atenção para o não preconceito, falar que a discriminação existe que a prevenção é primordial e estamos todos os dias do ano trabalhando a prevenção, oferecendo testes gratuitos e as pessoas que se descobrirem soros positivos tem tratamento, apesar da Aids não ter cura, a pessoas vivem muito bem com o vírus”, explicou Vitória. O coordenador do Departamento da Médi a e Alta Complexidade, Tiago Domingos Santos entende que o grupo precisa dar uma visibilidade maior a prevenção e “por conta disso, prevenir é muito mais fácil do que remediar”. Para o coordenador do Grupo Humanos, José Dantas de Araújo, que representa o grupo gay em Itabuna, o trabalho preventivo é realizado em todos os setores sociais durante todo o ano, com realização de palestras e distribuição de preservativos. O Grupo Afro Encantarte também participou do evento, com apresentações de dança e percussão infantil. De acordo com o coordenador do grupo, Egnaldo França, eles participam todos os anos da caminhada, “com o propósito de fortalecer o apoio ao Dia Mundial de Luta contra Aids”. ESTATÍSTICA - O Centro de Referência atende em média 123 municípios, e desses pelo menos um caso é registrado em cada cidade. Neste ano foram registrados cinco casos novos de Aids e 41 casos de portadores de HIV. Pensando nisso, são oferecidos gratuitamente, du rante todo o ano testes para HIV, Sífilis, Hepatites Virais, HTLV de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. (Viviane Cabral – Foto: Vinicius Borges).

12 comentários:

  1. As pessoas estão perdendo o medo da Aids e isto tem provocado um risco enorme de aumento desta epidemia em nosso país.
    É preciso as pessoas não se descuidarem e ficarem mais atentas ao fato de que a Aids ainda não tem cura e deve ser combatida com todos os meios possíveis, inclusive com uso da camisinha.
    Sandro Pereira de Freitas

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por esta ação Vitória. Vc tem feito um bom trabalho na Coordenação Municipal de DST e Aids.
    Juninho

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral, hoje já tem tratamentos com coqueteis, onde as pessoas podem viver tranquilamente e muitas morrer até de outra doença, porque essa está controlada, vale lembrar que já são muito alto os números de pessoas portadoras do vírus e que ele ainda está se alastrando muito, porque o pessoal deve está esquecendo da camisinha...
    Robson Monteiro da Silva

    ResponderExcluir
  4. Edmilson Bastos05 dezembro, 2011

    Nosso País era considerado internacionalmente como um dos que mais desenvolveram pesquisas e tratamentos eficazes no combate desse vírus.
    Além da descoberta de medicamentos as políticas públicas de saúde ajudava muito.
    O PT chegou ao PT e isso mudou, com graves prejuízos à questão da Aids no país.

    ResponderExcluir
  5. Val Cabral, já existe vários recursos a favor das pessoas com o vírus.
    Mas mesmo assim o numero é bem elevado.e assusta.
    Esperamos que apareça mais alternativas legais, ao combate.
    Como conscientizamos as pessoas ao fato.
    Wilson Monteiro

    ResponderExcluir
  6. Antonio Dantas de Lima05 dezembro, 2011

    Amigo Val Cabral, graças a Deus q as mortes por essa terrível doença tão diminuindo.
    Se Deus quiser um dia vai existir uma vacina pra prevenir AIDS e tbm vai ser descoberta a cura!E todas as pessoas contaminadas pelo vírus HIV vão poder ter novamente a vida q levavam antes d se contaminarem.

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente diminuiu só o numero de mortes ,mas o numero de contagio segue aumentando.
    Os retro virais tem ajudado a dar uma prolongada e até aumentado a qualidade de vida dos portadores da doença.
    Mas o grande problema ainda é conscientizar as pessoas, os jovens e até o pessoal da terceira idade que é preciso evitar o contagio, é preciso se proteger.
    Murilo de Freitas

    ResponderExcluir
  8. Tenho um Amigo que Adquiriu AIDS Conscientemente transmitida por uma JOVEM que conheceu pela INTERNET, mas o que mais Intriga é que a mesma foi Responsavel/e HONESTA para com Ele e mesmo assim Apaixonaram-se a ponto Dele IGNORAR completamente os PERIGOS da Doença!
    O que levaria um Ser Humano se SUJEITAR a isso?
    Seria uma PAIXÃO efetivamente Irresponsável, LOUCA e DOENTIA?
    Djalma Fontes

    ResponderExcluir
  9. Um dia para relembrar a nossa responsabilidade sobre um mal que assola a humanidade. Um abraço
    Sissi

    ResponderExcluir
  10. Everaldo Brandão05 dezembro, 2011

    Espero é que as pessoas não mais se infectem. pois sobrevida não é o mesmo que vida. Há muitos senões, parece que inglórios, até!

    ResponderExcluir
  11. VITÓRIA TÁ ARREBENTANDO... COM A PRÓPRIA COORDENAÇÃO.
    JÁ DEVERIA SER EXONERADA.
    SÓ CONTINUA PORQUE É FILHA DO PREFEITO CAPETÃO AZEDO.
    PAULO SEBOSO

    ResponderExcluir
  12. Felizmente a medicina tem conseguido progressos, embora ainda esteja longe de descobrir uma vacina.
    As mortes vem diminuindo, nos lugares onde o tratamento é possível. Mas ainda ñ é o suficiente para comemorarmos. Em países da África, pessoas morrem aos montes, pois ñ tem acesso aos medicamentos.
    Lembro tbm que embora o tratamento prolongue a vida dos portadores do vírus, os medicamentos são muito fortes e provocam uma série de efeitos colaterais que a maioria desconhece.
    O melhor jeito de se cuidar é previnindo-se!
    Flávio lopes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: