PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

18 de dezembro de 2011

A BAHIA ESTÁ EM PLENO ESTADO DE INSEGURANÇA

Inevitavelmente, os métodos criminosos espalham-se em consonância com a instantaneidade contemporânea das mídias digitais. As ações criminosas ocorridas em Itabuna reproduzem crimes que impactaram as populações paulistas e cariocas há relativamente pouco tempo. Como nos modismos em consumo, cultura, esporte e tudo o mais, as metrópoles ditam moda. No mundo do crime, de certa forma, também sempre foi assim. As novidades do momento são a rapidez com que os comportamentos criminosos se espalham e a intensidade com que alcançam os lugares mais distintos. Há cerca de dez anos, aconteceu uma mudança radical no perfil do crime organizado na Bahia, e certamente tal fenômeno repetiu-se noutros Estados. Os presídios viraram uma espécie de central de escritórios, de onde as mais variadas quadrilhas são pilotadas por controle remoto. O tráfico de drogas transformou-se de atividade “artesanal” em “industrial”, reproduzindo inclusive o modelo de dominação imposto contra áreas de moradias populares, tal qual o figurino imperante nos morros cariocas (todos nas mãos de quadrilhas de traficantes até antes das experiências das invasões militares que desalojaram alguns chefões de suas posições de poder nas favelas). As quadrilhas, dirigidas por presidiários ou chefões em liberdade, estão dando demonstrações de força e do mais profundo desrespeito à população e à Justiça. Dizem, em altas labaredas, que não temem a polícia e não se deterão frente às medidas que têm sido tomadas pelos responsáveis pela segurança pública. Necessária, e urgentíssima, se faz alguma mudança radical na política de defesa social. Sair da defensiva é uma questão de sobrevivência para quem tem a missão de defender a lei e a ordem. O crime organizado precisa ser enfrentado na Bahia. Não dar mais, por exemplo, contar mortos diariamente em Itabuna.

7 comentários:

  1. Realmente a Policia baiana envergonha quando se fala em solucionar crimes, aqui no extremo sul baiano a situação é critica, houve no ano passado uma chacina em que 6 homens foram mortos numa cidade com uns 6 mil habitantes, sabe o que aconteceu? nada…isso mesmo, nada…ninguem sabe, ninguem viu…São mortes acontecendo a todo vapor e o que mais choca é a inércia Policial…Já fiz um concurso para a PMBA e passei, mas desisti de continuar no processo pois to tendo a oportunidade de fazer meu curso superior primeiro.Muitas coisas vão desmotivando, ainda mais quando temos o sonho de ser Policial, meu pai é PMBA da reserva e me deu muitos conselhos a respeito do assunto e com toda a consideração que tenho pela PMBA e por todos os policiais acho que fiz a melhor coisa…Num futuro próximo estarei tentando novamente um concurso na area policial.

    ResponderExcluir
  2. cadê a mudança de gestão na SSP …? to vendo tudo a mesma coisa salario sem previsão de melhora, horas extras mau distribuidas , viaturas sucateadas no interior e insuficientes na capital, delegacia fechada e ninguem sabe do delaga( como e cristopoles logo apos a chacina de 07 pessoas)nem as “tropas de elite” da PM e PC estão funcionando o pior não houve nem perseguição aos bandidos. Nada como o dia seguinte!… na mudança de pasta ate parecia que não se acordaria na bahia de todos nos bandidos mais acordamos e realiade e essa sem salario, sem motivação e sem pespectiva só conversa fiada !

    ResponderExcluir
  3. Acho que uma das principais causas do aumento da violência é a midia. ela está dificultando a ação da policia, tanto civil como militar. explico: quando ficam expondo ocorrências em que houve um erro policial acaba provocando um julgamento precipitado do PM, isso desencoraja a ação dos policiais que estão cada vez mais receosos da ação de corregedorias, MP, e todos esses orgãos que só fazem atrapalhar o trabalho da policia. está cada dia mais dificil o trabalho da PM, os bandidos se acham cheios de direiros. vejam só a situação de uma cidade no interior da bahia, onde o CEL comandante do CPR está acusando os policiais do pelotão especial de grupo de esterminio. poxa! o cara não quer mesmo que a policia trabalhe. então ninquém quer se prejudicar, tem muitos policiais que contribuem muito pra a sociedade eliminado os beta 20, porém hoje, com a corregedoria, os promotores, pessoas que nunca colocaram abunda na viatura e só fazem atrapalhar o trabalho da pm. sendo assim é melhor cruzar os braços e torcer pra que essa violência atinja os juizes e promotores tb, pra ver se eles acordam pra realidade e deixam de proteger os bandidos.

    ResponderExcluir
  4. E O GOVERNADOR PRA PIRRAÇAR NOVAMENTE OS PRAÇAS DA PMBA AINDA MANOBROU NOSSO CONTRA CHEQUE ESTE MÊS VCS JÁ PERCEBERAM????????????? TIROU 20 REAIS DA GRATIFICAÇÃO E JOGOU NO SOLDO !!!!!!!!!! QUEM TIVER UM POUQUINHO DE INTELIGÊNCIA VAI ADIVINHAR PORQUE.DECEPÇÃO EM CIMA DE DECEPÇÃO……

    ResponderExcluir
  5. E O GOVERNADOR PRA PIRRAÇAR NOVAMENTE OS PRAÇAS DA PMBA AINDA MANOBROU NOSSO CONTRA CHEQUE ESTE MÊS VCS JÁ PERCEBERAM????????????? TIROU 20 REAIS DA GRATIFICAÇÃO E JOGOU NO SOLDO !!!!!!!!!! QUEM TIVER UM POUQUINHO DE INTELIGÊNCIA VAI ADIVINHAR PORQUE.DECEPÇÃO EM CIMA DE DECEPÇÃO……

    ResponderExcluir
  6. E O GOVERNADOR PRA PIRRAÇAR NOVAMENTE OS PRAÇAS DA PMBA AINDA MANOBROU NOSSO CONTRA CHEQUE ESTE MÊS VCS JÁ PERCEBERAM????????????? TIROU 20 REAIS DA GRATIFICAÇÃO E JOGOU NO SOLDO !!!!!!!!!! QUEM TIVER UM POUQUINHO DE INTELIGÊNCIA VAI ADIVINHAR PORQUE.DECEPÇÃO EM CIMA DE DECEPÇÃO……

    ResponderExcluir
  7. É lastimável a situação em que se encontram as Polícias da Bahia. Não é admissível aceitar as mesmas respostas do governo do Estado, para com o trato relacionado a questão de segurança pública, sempre afirmando que tudo encontra-se na mais nobre normalidade, com propagandas que não condizem com a realidade policial.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: