Se você tem dúvidas de que os blogs são um negócio extremamente rentável, basta dar uma olhada no valor da compra do Huffington Post feita pela AOL no início deste ano: US$ 300 milhões. O site 24/7 Wall St. fez um ranking dos 25 blogs mais valiosos dos EUA. Os valores foram baseados em diversos fatores. O primeiro é a combinação de receita e lucros. São considerados audiência (medida pela empresa Quantcast), as receitas de publicidade, venda de assinaturas, e as conferências da empresa --que são às vezes as operações mais lucrativas de alguns blogs. Outro fator considerado é o quanto é difícil para a mídia tradicional concorrer com o blog em questão. O "risco fundador" também é outro ponto analisado. Ou seja, o quão danificada ficaria a imagem do blog se ele perdesse seu fundador. Apenas blogs independentes, aqueles que não pertencem a grandes conglomerados de mídia, foram considerados. Veja abaixo os dez primeiros da lista:
1. Gawker : US$ 318 milhões
2. Drudge : US$ 93 milhões
3. PopSugar Media Network : US$ 64 milhões
4. SBNation : US$ 56 milhões
5. Macrumors : US$ 52 milhões
6. Business Insider : US$ 45 milhões
7. Seeking Alpha : US$ 45 milhões
8. Cheezburger Network : US$ 41 milhões
9. Mashable : US$ 39 milhões
10. GigaOm : US$ 32 milhões
A lista completa você vê no 24/7 Wall St.
O fato é que a imprensa eletrônica está assumindo um importante papael de massificação da notícia e isto tem feito os sites e blogs terem mais espaços que jornais impressos.
ResponderExcluirÉ por conta de blogs como este seu, que não tenho tido mais interesse de ler jornais.
Luiz ALberto Conrado