Prefeitura Itabuna

6 de outubro de 2011

OUTUBRO COR DE ROSA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Congresso Nacional adere ao movimento Outubro Rosa. Pela primeira vez, um dos maiores símbolos do País foi iluminado de rosa, cor de alerta ao câncer de mama. Os colaboradores da Casa usaram roupas e acessórios na cor rosa em apoio à campanha. O Congresso Nacional recebeu uma iluminação especial na noite da próxima quarta-feira, dia 5 de outubro. Luzes na cor rosa, que alerta para o câncer de mama no mundo, iluminaram os prédios do Senado e da Câmara. A iniciativa, que partiu do segundo-secretário da Mesa Diretora, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), integra as ações do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização da detecção precoce do câncer de mama. O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - Femama. O evento prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país, onde destaca-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro. Palestra - Em Brasília, além da iluminação inédita do Congresso Nacional, a programação do Outubro Rosa contou com uma palestra aberta, hoje-6 de outubro, às 9h, no auditório da TV Câmara, com as médicas Maira Caleffi, mastologista e presidente da Femama, e a médica do Departamento Médico da Casa, Salete Rios, que abordaram a importância do acesso ao diagnóstico precoce e da agilidade no tratamento. Isso porque, se o câncer de mama for descoberto no início, pode ter até 95% de chances de cura. As especialistas também vão mostrar o cenário atual da problemática da doença no Brasil e as ações globais e locais das 51 associadas da federação. Neste ano, a campanha nacional do Outubro Rosa é dirigida não só às mulheres, mas também às pessoas com quem elas convivem, visando conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento, nacional e mundial, acontece paralelamente em diversos estados brasileiros e em outros países. NÚMEROS DA DOENÇA - Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O Inca estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter a doença no país. Entretanto, é importante enfatizar que as chances de cura também são altas e chegam a 95%, se a enfermidade for descoberta precocemente. FEMAMA – É uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente na maioria dos estados brasileiros por meio de ONGs associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

3 comentários:

  1. Pensei que esta postagem informasse sobre os congressistas boiolas...
    Dizem que existem mais de 300 gays no Congresso Nacional!
    Josué Batista

    ResponderExcluir
  2. Para vc se atualizar Josué Batista vai nesse local nesse dia. Só pensa Naquiloooo!
    O Grupo de Apoio "SE TOQUE", Instituição sem fins lucrativos, sediada em Itabuna convida toda a comunidade a participar do movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa.
    Comemorado em todo o mundo, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
    O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do País, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, como o Cristo Redentor e o Santuário Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro.
    O objetivo maior é alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde e às mulheres sobre os cuidados com a saúde das mamas. A luta contra o câncer de mama acontece durante todo ano e aproveita essa oportunidade para esclarecer mitos sobre a doença e conscientizar sobre a importância da detecção precoce. O tumor tratado em seu estágio inicial tem uma chance de cura de até 95%.
    O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda a realização do exame clínico das mamas por um profissional de saúde uma vez por ano.
    Lamentavelmente, segundo estimativas do Inca, mais de 49 mil novos casos de câncer de mama devem ser confirmados no Brasil em 2011.

    É diante desse quadro que precisamos unir forças, adotando ações que priorizem a saúde feminina. As mulheres brasileiras devem ter acesso a todos os meios necessários para que possam cuidar da sua saúde, do seu bem-estar e da sua qualidade de vida.

    Assim, a partir do dia 18/10/11, o Se Toque estará na Praça Olinto Leoni, em Itabuna-Bahia, na Galeria Walter Moreira com a exposição de artes plásticas "A arte de viver bem". Até o dia 28/10/11 a Galeria estará aberta para a visita às peças e para prestar orientação sobre o câncer de mama além da distribuição de material educativo. Participe do OUTUBRO ROSA visitando o stand do "Se Toque" e com outras ações, tais como: divulgando o movimento, usando o laço rosa, uma peça de roupa na cor rosa, lembrando as mulheres para irem ao médico examinar as mamas uma vez por ano
    e fazer o auto-exame todo mês.Insira o símbolo rosa na sua página na internet, Enfim, use rosa e conte o motivo! Seja solidário! Informações com Sueli 8819-1344.
    Anaildes

    ResponderExcluir
  3. Nobre amigo Val Cabral, parabenizo vc pela experiencia e profissionalismo que o senhor tem, e a coragem de expor seus pensamentos. Esse seu blog já virou vício para mim. O acesso todos os dias. Assim como também ouço seu programa de rádio diariamente. Também sou seu eleitor. Eu e minha família vamos votar no senhor, para vereador.
    Nilson Meireles da Fonseca
    Professor

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: