Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

27 de outubro de 2011

A HIPOCRISIA MAIS INDIGNA MOSTRA SUA CARA NA POLÍTICA

Tenho uma clara dificuldade para lidar com a hipocrisia. Uma vez, ouvi que político é tudo igual: bastaria chegar ao poder que se tornaria um corrupto. É... Bastaria alcançar o poder para roubar igual aos outros. Foi o que ouvi. Claro, mas claro que não podia concordar com essa, digamos, tese. Tentei argumentar: ninguém é igual; políticos bem intencionados e éticos há, e por aí fui. Irredutível: que nada! Quando chega ao poder, fica tudo igual. Antes, é tudo honesto. Chegou lá, rouba igual àquele que criticava. Aí perguntei, já meio irritado: se você afirma que qualquer um que chega ao poder “vira” ladrão, então você “viraria” ladrão também? Seria um ladrão em potencial? Porque você não é melhor do que ninguém. Nem eu. Então, se todos roubariam, você também roubaria? É isto? Ele contra-atacou, surpreso: está dizendo que sou ladrão? Respondi: não, foi você quem disse. E como você não é melhor do que ninguém... Porque eu não seria ladrão. E, como não seria, e não sou melhor do que ninguém, até por isto não posso crer que todos são iguais, que todos são ladrões, que todos roubariam. Silêncio... O pessoal do deixa-disso chegou... É a tal da moral seletiva. Nesse caso, você se exclui. Mas há outras situações, em que não é você quem se exclui, mas o que você deseja que seja excluído. Pior quando isto envolve mais do que você. É difícil assistir a esse teatro (sim, moral seletiva é teatro, dos piores). Basta ver as c ampanhas de moralidade pública travestidas da mais fina e repugnante hipocrisia. Desde pouco depois que o ex-presidente Lula assumiu a Presidência da República, ouço a ladainha de corrupção, no sentido de que esse mal teria mostrado suas garras a partir da ascensão do torneiro mecânico ao poder. A corrupção seria obra daquele, e (agora) desse governo. Incrível como não ouvi esse mesmo clamor e cobertura jornalística, à época em que se votou favoravelmente à reeleição do ex-presidente FHC. Ou à época das privatizações, em que os beneficiários recebiam do BNDES as verbas que necessitavam para “pagar” o preço. Deleite maior é quando a indignação parte de algumas (nada raras) figuras que não têm o menor arcabouço moral para atacar a ética ou a moral de ninguém. Os caras são uns pilantras de marca maior, seus partidos são mais sujos do que pau de galinheiro, e, com a cara do mais sério dos santos de que se vestem, posam de paladinos da moral e da ética. Nem dá para engolir, tampouco consigo fazer coro. E esse é o ponto. Não dá para fazer coro.

9 comentários:

  1. Provavelmente ele também roubaria. Lógico que nem todos são ladrões, mas na política a maioria é, e fica difícil separar quem não será. Um exemplo: O cara que já foi pobre e ficou rico gosta de dinheiro e certamente vai roubar. O cara que é pobre e entra na política também, porque vai querer ter coisas que nunca teve. Só tem um perfil de político que pode ser honesto, aquele que sempre foi "bem de vida" e teve uma boa educação, mas de qualquer maneira mesmo esses podem vir a roubar pelo próprio vício do sistema eleitoral e político. Ou seja, a grosso modo todos são ladrões.

    ResponderExcluir
  2. NA POLÍTICA SÓ TEM GENTE SAFADA. NÃO SE SALVA NENHUM. FLÁVIO COSTA JR.

    ResponderExcluir
  3. Dilma Diz na TV: Um pais RICO é aquele que não tem POBREZA
    É mesmo? Entao tá...: Uma pessoa VIVA é aquela que nunca MORREU
    Rsrsrs...
    Djalma Fontes de Freitas

    ResponderExcluir
  4. Dilma Diz na TV: Um pais RICO é aquele que não tem POBREZA
    É mesmo? Entao tá...: Uma pessoa VIVA é aquela que nunca MORREU
    Rsrsrs...
    Djalma Fontes de Freitas

    ResponderExcluir
  5. Luiz Cláudio Barreto30 outubro, 2011

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Luiz Cláudio Barreto30 outubro, 2011

    Estou de saco cheio de ouvir geraldo Simões reclamar que os partidos e os politicos de Itabuna estão antecipando as eleições... Faça-me o favor... ele é que ão está conseguindo reunir nenhum partido na sua fracassada tentativa de impor Jussara feitosa como candidata! O Geraldo Simões é um político incoerente, e nem o verniz de finesse consegue escamotear isso. Fala que quer uma campanha com elevação, sem intrigas, mas continua "agarrado", fixo em fazer intrigas, fofocas, confrontando os adversários, não com os seus projetos, mas com tentaivas de compra de patidos e de lideranças (comprou Bioró, Francvaldo Lima, Cocada, Badega e está tentando comprar o PHS, PSD, PSB e o PMN)... mais uma vez demonstrou estar acima das questiúnculas, das coisas baixas e reles, evidenciando que não necessita de chafurdar no lodo da CORRUPÇÃO para angariar votos!
    Mas a voz de Povo, é voz de Deus, e estou crente que no dia das eleições, o Povo saberá escolher o melhor! Azevedo de novo, para nos livrar do mal de uma candidata imposta, grossa, prepotente, inorante e que não gosta de pobre.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. PODE ESCULHAMBAR, ESPERNEAR, XINGA, MENTIR, E FAZER O QUE VC QUISER... MAS NINUÉM TIRA ESSA VITÓRIA DE JUÇARA FEITOSA.
    ELA É QUEM MELHOR PODERÁ TRAZER OBRAS DO ESTADO E DA UNIÃO PARA ITABUNA.
    COM JUÇARA FEITOSA COMO PREEITA, ITABUNA TERÁ MAIS DESENVOLVIMENTO E EMPREGO PARA O SEU POVO.
    JUÇARA É 13 E 13 É LULA, DILMA E WAGNER.
    PAULO SEBOSO

    ResponderExcluir
  9. JUÇARA E BRUXA E PAULO SEBOSO É QUEM DAR A VASSOURA PRA ELA SEGURAR! Moacir Medeiro de Lemos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: