Os bancários podem voltar ao trabalho a partir da segunda-feira. A decisão sai nesta sexta, após assembleia da ca
tegoria. No final da tarde desta quinta, representantes da Federação Nacional dos Bancos e do Comando Nacional dos Bancários negociaram. Para o coordenador do Comando de Greve, Carlos Cordeiro, a paralisação permitiu o diálogo e as negociações com propostas mais justas reivindicadas pelos bancários. A greve, a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada depois que os sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban. Os bancários pediram um reajuste de 12,8%, com um aumento real de 5% a mais que a inflação. Eles também reivindicam a valorização do piso salarial, uma maior participação nos lucros e resultados e mais contratações de funcionários. Cordeiro lembrou que os bancos brasileiros são os que mais lucram na América Latina. Mas pagam um piso salarial menor do que o recebido por argentinos e uruguaios. Segundo pesquisa do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio econômicos, o salário inicial dos bancos brasileiros em agosto de 2010 era de 735 dólares. O valor é bem menor do que o dos uruguaios, que chega a 1.039 dólares.
tegoria. No final da tarde desta quinta, representantes da Federação Nacional dos Bancos e do Comando Nacional dos Bancários negociaram. Para o coordenador do Comando de Greve, Carlos Cordeiro, a paralisação permitiu o diálogo e as negociações com propostas mais justas reivindicadas pelos bancários. A greve, a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada depois que os sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban. Os bancários pediram um reajuste de 12,8%, com um aumento real de 5% a mais que a inflação. Eles também reivindicam a valorização do piso salarial, uma maior participação nos lucros e resultados e mais contratações de funcionários. Cordeiro lembrou que os bancos brasileiros são os que mais lucram na América Latina. Mas pagam um piso salarial menor do que o recebido por argentinos e uruguaios. Segundo pesquisa do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio econômicos, o salário inicial dos bancos brasileiros em agosto de 2010 era de 735 dólares. O valor é bem menor do que o dos uruguaios, que chega a 1.039 dólares.
Esses caras só sabem atrapalhar a vida de quem não tem nenhum culpa, ou responsabilidade por seus salários baixos. Ainda bem que vão voltar a trabalhar. Nivaldo Barreto Dias
ResponderExcluirNobre amigo Val Cabral, parabenizo vc pela experiencia e profissionalismo que o senhor tem, e a coragem de expor seus pensamentos. Esse seu blog já virou vício para mim. O acesso todos os dias. Assim como também ouço seu programa de rádio diariamente. Também sou seu eleitor. Eu e minha família vamos votar no senhor, para vereador.
ResponderExcluirNilson Meireles da Fonseca
Professor