Prefeitura Itabuna

6 de outubro de 2011

GOVERNADOR CEDE A PRESSÃO E IMPLANTA HORÁRIO DE VERÃO

O governador Jaques Wagner (PT) cedeu a pressões dos empresários e anunciou na manhã de hoje que a Bahia entrará no Horário de Verão a partir do dia 16 deste mês. O estado estava de fora da mudança de horário desde 2005, portanto há seis anos. O governador embasou a decisão num levantamento que chegou a conclusão de que o Sol nasce de 45 a 47 minutos mais cedo no Estado e que a interferência no cotidiano da população é mínima. "Sé é mínima, porque alterar o horário que trás prejuízos ao organismo das pessoas, pois altera o relógio biológico?", questionou o deputado Carlos Geilson (PTN). A volta do Horário de Verão foi uma reivindicação de empresários baianos. "Entretantro, o governador não atendeu a reivindicação dos rodoviários que lhe enviaram uma carta que, certamente, foi rasgada. Mas os empresários, o governador acata", lamentou Geilson. A Bahia saiu do Horário de Verão após mobilização de diversos setores da sociedade para não adiantar os relógios. "Mas é o próprio governo federal, através do Operador Nacional do Sistema que gerencia o setor energético, afirma que o Horário de Verão não é recomendado aos estados das regiões Norte e Nordeste pois a economia de energia elétrica é considerada insuficiente para impor uma mudança de hábitos à população. A Coelba, diz também que a suspensão do Horário de Verão na Bahia é justificada por estudos do Ministério das Minas e Energia, que apontam uma queda no consumo de energia elétrica praticamente nula no estado. Então, a sociedade é contra o Horário de Verão. E até o governador era contra, mas mudou de idéia após pressão dos empresários, algo normal para quem já mudou de posicionamento diversas vezes. Mas o governador disse ano passado, que, aderir ao Horário de Verão iria passar a impressão de que a Bahia estava se negando a não acompanhar os demais estados do Nordeste, e se aliando aos estados das regiões Sul e Sudeste. Hoje isso se torna uma realidade. Mas é um governador que cede aos empresários e dá as costas a sociedade como o fez com os rodoviários, o que é lamentável", concluiu.

8 comentários:

  1. Eu não suporto esse governadorzinho de meia tigela, mas adoro o horário de verão, porque como vou morar na praia outra vez posso aproveitar bem o dia cuidando da minha casa e à tarde pegar uma onda com meus filhos. ôôô VIDA BOA.
    Edmilson Batista de Lemos

    ResponderExcluir
  2. Este horário tem prós e contras:
    É bom prque o dia dura mais;
    É ruim que a gente trabalha mais;
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  3. Acho esse horário de verão uma porcaria. Gosto não...
    Mas fico quieta porque é economizado muito em energia...
    Flávia Teles

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Novais07 outubro, 2011

    Eu Gosto Do Horário De Verão Porque Eu Namoro Até Mais Tarde, Jogo Bola Até Mais Tarde...

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o horario de verao....
    e odeio quando acaba...
    Ah, também odeia Wagner!

    ResponderExcluir
  6. JAQUES WAGNER É UM MALA SEM ALÇA. VALDIR MENDES DE SOUZA

    ResponderExcluir
  7. Paulo Sérgio G. de Almeida07 outubro, 2011

    É isso aí governador, nada como ver a luz do dia por mais tempo! Sem falar na economia de energia.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoooro esse horário de verão...
    Não acho que ficamos mais cansados ou nada do tipo, pois continuo acordando no mesmo horário e dormindo no mesmo horário...
    O bom é que depois do expediente ainda tem bastante sol, e dá pra aproveitar o dia numa boa... sair pra caminhar, praticar esportes ou ir para a praia/piscina!
    Enfim, tudo de bom!
    Reinaldo Lopes

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: