Prefeitura Itabuna

6 de outubro de 2011

BRASIL NO CEDAW: MULHERES E MENINAS COM DEFICIÊNCIA

O Brasil vai ser revisado pelo Comitê para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher das Nações Unidas 7º Relatório Brasileiro para faz uma série de menções às mulheres com deficiência. Tradicionalmente, algumas sessões antes da efetiva revisão do Estado, é feita uma pré-sessão de diálogo com a sociedade civil para subsidiar as questões e conseqüentes posicionamentos do Comitê sobre Estado (Brasil) o que acontecerá em relação ao Brasil na próxima 51ª sessão, 15 de fevereiro à 2 de março de 2012. A International Disability Alliance, que acompanha e tenta integrar os direitos das pessoas com deficiência na pauta dos organismos de tratado, preparou análise preliminar do relatório brasileiro com base nos direitos assegurados na Convenção a CDPD. No entanto, para serem efetivas, os questionamentos e recomendações devem ser consistentes com a realidade vivenciada pelas mulheres no país, em nosso caso mais especificamente, é importante destacar a situações violações e de vulnerabilidade acerca das mulheres e meninas com deficiência no Brasil. Uma recomendação do CEDAW em âmbito internacional pode ser usada como ferramenta de ativismo, pressão política e transformação na esfera nacional e também pode ser um insumo estratégico no momento da Revisão brasileira pelo Comitê da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assim, gostaria de convidar ativistas e organizações com conhecimento envolvendo questões de deficiência, gênero e mulher para contribuir com informações sobre a situação das mulheres e meninas com deficiência em todo o Brasil. Ao mesmo tempo que pergunto quais podem ser os temas mais relevantes e quem gostaria de colaborar com subsídios relevantes sobre contexto brasileiro das mulheres e meninas com deficiência. Nesse sentido, dados sobre leis, políticas e práticas, estatísticas, informações de casos levados à justiça, notícias, relatórios de denúncia e informações sobre casos emblemáticos envolvendo mulheres e meninas com deficiência podem ser úteis.

5 comentários:

  1. Val Cabral,
    a expressão "discriminação contra as mulheres" significa toda distinção, exclusão ou restrição fundada no sexo e que tenha por objetivo ou consequência prejudicar ou destruir o reconhecimento, gozo ou exercício pelas mulheres, independentemente do seu estado civil, com base na igualdade dos homens e das mulheres, dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural e civil ou em qualquer
    outro campo.
    a discriminação contra a mulher viola os princípios da igualdade de direitos e do respeito à dignidade humana, dificultando a participação da mulher, nas mesmas condições que o homem, na vida política, social, econômica e cultural de seu país, constituindo um obstáculo ao aumento do bem-estar da sociedade e da família e impedindo a mulher de servir o seu país e a Humanidade em toda a extensão das suas possibilidades.
    Djalma Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto.
    Não é a toa que acesso diariamente este seu blog.
    Wilson Monteiro

    ResponderExcluir
  3. As mulheres são discriminadas nos trabalhos quando exercem as mesmas profissões que os homens e recebem salários menores, ou alguns machistas inconformismos que as agridem em seus lares. Mas em sua maioria isto tem sido coisas do passado pois as mulheres tem feito seus direitos serem respeitados, mesmo porque as mulheres são somente a fêmea do homem são iguais em direito desde a lei de direitos humanos.

    ResponderExcluir
  4. Preconceito contra a mulher começa em casa. Eva

    ResponderExcluir
  5. Mulheres, nossos direitos estão sendo violados...
    Agora, será que acham que nós não somos seres humanos?
    Pois se os artigos da declaração universal dos direitos humanos, para nós são violados, talvez eles pensem isto!
    Maria Helena S. Magalhães

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: