Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

14 de setembro de 2011

O ENSINO PÚBLICO É UM VEXAME NO BRASIL

Não mentem os números: a escola pública segue seu vexame em todo o Brasil. Dos 100 estabelecimentos escolares classificados como os melhores em nível nacional, apenas 13 dos listados pertencem à rede publica de ensino. Destaque-se que dentre essas 13 unidades do sistema público de ensino melhores situados no ranking nacional, nenhum pertence às redes estaduais ou municipais. São todas 13 instituições federais, técnicas e/ou militares. A realidade baiana é ainda mais dramática. Mais ou menos, acima ou abaixo da média nacional, é certo que a realidade do ensino público brasileiro, mui especialmente em seus níveis estaduais e municipais, está em situação de miséria. O fato é que está comprometido o futuro imediato do Brasil enquanto Nação em processo de desenvolvimento. Não é possível desenvolvimento sustentado num País onde a maioria de sua população não disponha de um mínimo de educação capaz de credenciar a juventude à disputa de espaços no mercado de trabalho. E a maioria de nossos jovens que frequenta a escola pública, está inserida na banda débil (podre?) do ensino nacional. Nosso futuro está sob risco. Precisamos reverter esse quadro.

7 comentários:

  1. O ensino público na Bahia é uma avacalhação total... falta de respeito e investimento do governador Jaques Wagner. Mas a particular tambem tem deixado muito a desejar.
    Sandro Santos

    ResponderExcluir
  2. Acho tão boa a educação na Bahia, que se eu tivesse dinheiro iria estudar em outro lugar.
    O governo aqui na Bahia, quer um povo burro, não investe em educação, porque quanto mais pessoas burras tiver aqui na Bahia, melhor pra Jaques Wagner que pode roubar cada vez mais!
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  3. "A educação na Bahia está melhorando a cada ano"... tradução: estão facilitando cada vez mais, ensinando cada vez menos... a educação está uma porcaria pq querem um povo burro mesmo, pra trabalhar duro sem pestanejar e o pior é que faço parte desse "mercado de escravos", como já foi dito. Reinaldo Cordeiro

    ResponderExcluir
  4. Não podemos generalizar, mas tem escolas que professoras saem da sala de aula e não voltam ou então faltam. Isso acontece e muito nas escolas públicas do ensino fundamental, que ganham pouco e não tem a responsabilidade com os alunos porque acham que ganham pouco.
    Eu matriculei o meu filho numa escola pública e logo dois meses depois, fui obrigado a matriculá-lo numa escola particular porque as professoras lá não queriam nada.
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  5. Djalma Fonseca15 setembro, 2011

    No meu tempo de escola o ensino público era o melhor, só ia para a escola particular quem não conseguia vaga no colégio público, hoje em dia as coisas inverteram, o ensino público é precário, professores mal treinados e sem nenhum estímulo, um governo que não se interessa muito pela cultura e uma população que não gosta de cultura, tudo contribui para uma péssima educação, eu acho um absurdo o professor ser obrigado a aprovar aluno incompetente, isto já é um mau exemplo para aquele que se esforça.

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, o ensino público do Brasil esta cada vez mais sendo deixado de lado.
    Hoje em dia na minha opinião não se preocupam com a forma que será passado o conteúdo de uma matéria enfim qual será a metodologia utilizada em sala de aula. Cada professor com o seu jeito, uns bons outros ruins.
    Além disso um fator muito importante é o interesse do aluno nas aulas, sempre que possível revisando algumas coisas.
    Orlando Batista dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral
    A educação aqui é precária, sendo que, na maioria das vezes ou sempre as Particulares tem muito mais a oferecer de beneficios ao aluno. Rubéns Nogueira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: