Prefeitura Itabuna

Câmara

Câmara

17 de setembro de 2011

AÇÃO CONTRA UNIVERSAL NÃO ANDA DEVIDO AO CAOS DA 2.ª VARA

Devido à precariedade do sistema de funcionamento da 2.ª Vara Criminal Federal, em São Paulo, uma denúncia contra o bispo Edir Macedo e a cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus tende a permanecer engavetada por muito tempo. A 2.ª Vara não tem juiz permanente em seus quadros, com isso, nada anda. A presidência do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) adotou para a Vara o sistema do "juiz de passagem", onde cada magistrado não fica mais que dois dias na função, o que torna inviável dar conta de uma demanda como a da Universal. Focada em ações sobre crimes financeiros, lavagem de capitais e evasão de divisas, a 2.ª Vara se tornou responsável pela ação contra o bispo Macedo e seus aliados há 15 dias, através de sorteio eletrônico. Contudo, na última semana, a 2.ª Vara experimentou um grande rodízio, com pelo menos quatro juízes diferentes: média de um por dia útil. Nenhum deles teve condições materiais nem tempo para se debruçar sobre a montanha de papéis que acompanham a denúncia de 28 páginas do Ministério Público Federal contra os dirigentes da Universal. Resultado: não há juiz que se sinta seguro para decidir. Parece que nem a igreja está gostando. "Uma coisa grave é que tive de pedir vista da denúncia, mas nem isso me deram, sob argumento de que o juiz estava de passagem", desabafa o criminalista Antônio Sérgio de Moraes Pitombo, que defende a Universal. Informações do Estadão.

3 comentários:

  1. “Bispo” Macedo é investigado por lavagem de dinheiro nos EUA e na Venezuela — nesse caso, dinheiro seria do tráfico de drogas

    Se Deus vai perdoar Edir Macedo, isso não se sabe. Quem somos nós para especular sobre o Juízo Divinal, não é mesmo? Mas que a lei dos homens começa a enroscar com o autoproclamado “bispo”, ah, isso começa. O Ministério Público Federal o acusa de “organizador de atividade criminosa” e de praticar evasão de divisas, lavagem de dinheiro, estelionato e falsidade ideológica. O não-pagamento de R$ 10 milhões de aluguéis atrasados resultou na penhora da sede da TV Record no Rio. O repasse de dinheiro da Igreja Universal para a televisão é crescente — chegou a R$ 430 milhões em 2010 —, mas o Ibope empacou nos sete pontos na Grande São Paulo e dali não sai desde 2009. Mas não é só no Brasil que a barra está pesando para o bispo.

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é muito bandidão... não confio nele.
    Nivaldo B. Fereira

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Pereira19 setembro, 2011

    Estúpidos são todos aqueles que acreditam que poderão ganhar três carros, se primeiro doarem "pra deus" um carro!
    É claro que se não houvesse os bestas, não existiria os sabidões!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: