Os problemas mais cruciais da saúde pública em Itabuna e a busca de soluções e sugestões que contribuam para a melhoria da qualidade
do serviço prestado em Itabuna. Estes são alguns dos principais objetivos da 5ª. Conferencia Municipal da Saúde, que está sendo realizada até amanhã, em Itabuna. O evento que este ano tem como tema central “Todos usam o SUS - SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, foi aberto na noite de quarta-feira, no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna. Logo após a execução do Hino nacional, o prefeito Capitão Azevedo, saudou a iniciativa e pediu que os participantes da conferência promovessem uma discussão ampla sobre a saúde sem o descaminho que leva ao enfoque político partidário. “um caminho extremamente danoso quando se trata de debate tão importante”. Ele também ressaltou que a conferencia porque “é um momento onde as pessoas podem participar das discussões dos problemas existentes na saúde pública, objetivando a busca de solução e da melhoria da qualidade de um serviço essencial e indispensável à toda coletividade”. Ainda no primeiro dia de programação, foi feita a primeira palestra pelo farmacêutico Esdras Daniel dos Santos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, que falou sobre a importância do SUS na vida dos brasileiros. Também participaram da solenidade de abertura, o vice prefeito Antonio Vieira, os secretários municipais de Assistência Social, Marina Silva e de Saúde, Geraldo Magela, o do Estado, Jorge Solla, representando o governador Jacques Wagner, além de representantes de diversas entidades ligadas à saúde. A Secretaria Municipal de Saúde foi uma das responsáveis pela organização do evento ao lado do Conselho Municipal de Saúde. O diretor da Divisão de Alta e Media Complexidade, Tiago Domingos, destacou a importância da conferencia para Itabuna e região, lembrando que o município é um pólo regional em saúde. “Tratar de assuntos como a saúde pública é um passo significativo para a busca da qualidade, pois é daqui que sairão propostas para que, se aprovadas nas conferencias estadual e nacional, tragam melhorias para o município e toda a região que busca e encontra o atendimento médico em Itabuna”. A programação do segundo dia do evento foi aberta com a paletra “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”, feita pelo representante da Sesab, Washington Abreu. Durante o dia foram realizadas além de outras palestras, mesas redondas, discussões e trabalhos em grupo. Amanhã (12), haverá plenária final, e eleição dos delgados para a 8ª. Conferencia Estadual de Saúde. (Rosi Barreto - Foto: Waldyr Gomes).
do serviço prestado em Itabuna. Estes são alguns dos principais objetivos da 5ª. Conferencia Municipal da Saúde, que está sendo realizada até amanhã, em Itabuna. O evento que este ano tem como tema central “Todos usam o SUS - SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, foi aberto na noite de quarta-feira, no Instituto de Cultura Espírita de Itabuna. Logo após a execução do Hino nacional, o prefeito Capitão Azevedo, saudou a iniciativa e pediu que os participantes da conferência promovessem uma discussão ampla sobre a saúde sem o descaminho que leva ao enfoque político partidário. “um caminho extremamente danoso quando se trata de debate tão importante”. Ele também ressaltou que a conferencia porque “é um momento onde as pessoas podem participar das discussões dos problemas existentes na saúde pública, objetivando a busca de solução e da melhoria da qualidade de um serviço essencial e indispensável à toda coletividade”. Ainda no primeiro dia de programação, foi feita a primeira palestra pelo farmacêutico Esdras Daniel dos Santos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, que falou sobre a importância do SUS na vida dos brasileiros. Também participaram da solenidade de abertura, o vice prefeito Antonio Vieira, os secretários municipais de Assistência Social, Marina Silva e de Saúde, Geraldo Magela, o do Estado, Jorge Solla, representando o governador Jacques Wagner, além de representantes de diversas entidades ligadas à saúde. A Secretaria Municipal de Saúde foi uma das responsáveis pela organização do evento ao lado do Conselho Municipal de Saúde. O diretor da Divisão de Alta e Media Complexidade, Tiago Domingos, destacou a importância da conferencia para Itabuna e região, lembrando que o município é um pólo regional em saúde. “Tratar de assuntos como a saúde pública é um passo significativo para a busca da qualidade, pois é daqui que sairão propostas para que, se aprovadas nas conferencias estadual e nacional, tragam melhorias para o município e toda a região que busca e encontra o atendimento médico em Itabuna”. A programação do segundo dia do evento foi aberta com a paletra “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”, feita pelo representante da Sesab, Washington Abreu. Durante o dia foram realizadas além de outras palestras, mesas redondas, discussões e trabalhos em grupo. Amanhã (12), haverá plenária final, e eleição dos delgados para a 8ª. Conferencia Estadual de Saúde. (Rosi Barreto - Foto: Waldyr Gomes).
MAIS BLÁ-BLÁ-BLÁ... E O POVO JOGADO NOS CORREDORES DE HOSPITAIS FALIDOS E QUE MAIS SE PARECEM COM MATADOUROS!
ResponderExcluirDANIEL DE FREITAS
ACOOOOOOOOOOOOOOORDA CAPITÃO!
ResponderExcluirIsso tudo é culpa de quem vota nesses malandros do DEM e do PT.
ResponderExcluirWagner não fez nada pela saúde de Itabuna (e nem por nenhum outro setor em Itabuna) e mesmo assim obteve mais de 70% dos votos dosmitabunenses. Fernando Gomes roubou mais de 18 milhões da saúde e ainda assim opovo de Itabuna elegeu seu candidato... diante dessas verdades, só posso concluir, que errado mesmo é o povo de Itabuna!!! Concorda comigo Val Cabral?
O LEITE TÁ DERRAMADO E OS GATOS SUJAM O QUE RESTA DESSA FESTA!
ResponderExcluirNÃO VEJO COMO HAVER SOLUÇÃO PARA ESTES PROBLEMAS, COM TANTOS RATOS MAMANDO NAS TETAS DO SISTEMA. JOSÉ ALBERTO NOGUEIRA
Não sou Partidário pra mim tanto faz A ou B mais o Sr. Governador e o Sr. Secretário de Saúde do Estado da Bahia estão cheios de razão se o Estado mandar 2(DOIS) Bilhões de Reais ainda não vai dar para fechar o ralo sem fundo do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães - HBLEM de Itabuna, onde se torna cabide de emprego para apadrinhados, funcionários fantasmas superfaturamentos etc...; E alem de tudo o dinheiro que o Estado manda é saqueado reempregado em outras atribuições da Prefeitura de Itabuna para depois já no meado do próximo Mês subseqüente ser efetuado o repasse para o HBLEM que este já vem podado e acima de tudo a Prefeitura de Itabuna nunca fez nenhum tipo de repasse como combinado e estipulado em Lei; Aí eu pergunto o Governo do Estado está certo ou errado?
ResponderExcluirO que o Hospital produz (fatura) é menor em valor e não condiz com a verba enviada pelo Estado.
Itabunenses vamos ser realista Itabuna está andando para trás igual a caranguejo será que somos cegos a ponto de deixar o nosso povo sofrido a morrer as mínguas só por capricho ou por Partido ou por Político, pois saibam que os ricos são ricos e os pobres são pobres e os miseráveis são miseráveis; Vamos acordar e repassar essa BOMBA do HBLEM para o Estado independente de quem vai empregar ou não e podermos cobrar melhorias e mais investimento para este Hospital que está morrendo.
Sem mais e obrigado pela oportunidade neste estimado BLOG.
Está certo o Secretário de Saúde Jorge Sola, é inadimissivel colocar mais dinheiro público em um antro de roubalheira e desmandos. Na verdade o hospital é um retrato 3×4 do indigesto desgoverno do capitão Azevedo. Somente os que se locupletam desse desgoverno é que condenam o secretário Solla.
ResponderExcluirHORAS BOLAS, SE O ESTADO ESTÁ DIZENDO QUE NÃO HÁ NENHUMA POSSÍBILIDADE DE AUMENTAR OS RECURSSOS REPASSADO PARA A SAUDE EM ITABUNA É PORQUE O QUE VEM É SUFICIENTE OU O ESTADO NÃO COMFIA NO ADMINISTRADOR DE NÓSSA CIDADE.
ResponderExcluirAI VEM A PERGUNTA QUE NÃO QUÉR CALAR, PORQUE A PREFEITURA QUE SE DIZ TÃO PREOCUPADA COM A SAUDE DE NOSSA GENTE NÃO ENTREGA O HBLEM AO ESTADO? E PASSA A COBRAR MELHORIA NA SAUDE, OU SERÁ QUE O CABIDE DE EMPREGO EM QUE FOI TRANSFORMADO O HBELEM NÃO PERMITE QUE O¨PREOCUOADO PREFEITO¨ENTREGUE O HOSPITAL PARA O ESTADO?
PREFEITO, PREFEITO, PREFEITO, PREFEITO, ACORDE E OLHE PARA O NOSSO POVO COM MAIS RESPEITO!!!!!!!!!
Se a Prefeitura reclama da impossibilidade de administrar o HBLEM e não entrega ao Estado, o osso não deve ser tão magro que não pode perder, nesse jogo de “besta” só o povo perde, o Prefeito deve entrega e cobrar os resultados, tem medo da fachina que vai acontcer, com a queda do “cabide” no HBLEM.
ResponderExcluirEstá clara como água:
ResponderExcluirO governo de Estado da Bahia não vai colocar mais um centavo no hospital com tantos “indicios” de má utilização de rfecursos públicos. Um verdadeiro buraco sem fundo.
Se a preocupação do Sr. Azevedo& cia. fosse realmente o bem estar dos usuários, entregava o hospital para o Estado e passava para condição de “cobrador” das melhorias, já que o governo estadual tem mais condições ($$) de administrar.
Fica claro que esse apêgo, esse grude da administração Azevedo com o hospital, encobre outros motivos que não necessariamente o desejo de servir a coletividade.
Poxa vida, até meu bisavô caduco entende que seria melhor para prefeitura deixar de “completar’(COMPLETA OU RETIRA?) os recursos para tocar o hospital ( porque o dinheiro grosso vem de Salvador) e usar esse dinehiro em outras necessidades, melhorar as condições dos Postos de Saúde por exmplo. Mas, preferem ficar empoleirados no Hospital de Base, tentando colocar a culpa pela pessima gestão no governo estadual é como se “O buraco no meu sapato fosse causado pelo pé do vizinho”.
Vcs todos são idiotaas ou o que? Todos sabem que só o Governo do ESTADO QUE COLOCA DINHEIRO no Hospital a PREFEITURA SÓ TIRA, um ruma de ladrões, 600 pessoas sem fazer nada mamando, e vcs querem qie o estado almente os recursos, ESTADUALIZAÇÃO JÁ.
ResponderExcluirESSE TAL ¨OLHO VIVO¨, É UM DOS FANTASMAS ENCONTRADOS NO POBRE HBLEM. É POR ISSO QUE ELE ESTÁ DESESPERADO, PRA NÃO DIZER QUE ELE ESTÁ É LASCADO!
ResponderExcluir-SE A POLÍCIA FEDERAL FIZESSE UMA DEVASSA NA SEC. DE SAÚDE DE ITABUNA, MUITA GENTE IRIA SAIR DAQUI ALGEMADO PARA DETENÇÃO FEDERAL DE ILHÉUS.
ResponderExcluir-JÁ ESTÁ MAIS DO QUE EVIDENTE O POR QUE, DA PREFEITURA NÃO QUERER PASSAR A GESTÃO DO H.BASE PARA O ESTADO. ELES PERDERIAM O PODER DE MANTER OS CABOS ELEITORAIS GANHANDO SALÁRIOS IMERECIDOS E DE FAZEREM POLITICAGEM COM O DINHEIRO PÚBLICO, MESMO QUE COM ISSO CUSTE A VIDA DE VÁRIAS PESSOAS COMO VEM OCORRENDO DURANTE ESSES SETE ANOS DE DESGOVERNO DO DEMO AQUI EM ITABUNA.
-SE O ESTADO VAI MELHORAR OU NÃO O ATENDIMENTO NO HOSPITAL, É ASSUNTO PARA SE DESCUTIR DEPOIS,MAS ACREDITO QUE PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICARÁ.
-QUANTO AO COMPORTAMENTO DO DEPUTADO CEL. SANTANA, NÃO É NENHUMA SUPRESA POIS ELE SEMPRE FEZ PARTE DESTE GRUPO DO DEMO QUE DURANTE ANOS VEM USURPANDO O ERÁRIO PÚBLICO DE ITABUNA. QUEM O CONHECE DE PERTO JAMAIS VOTARIA NELE, HÁ NÃO SER POR INTERESSES PESSOAL.
-O RAIMUNDO POLVORA NÃO MERECE NENHUM COMENTÁRIO, POIS A SUA MEDIOCRIDADE E SUBSERVIÊNCIA JÁ DIZ QUE TIPO DE INDIVIDUO ELE É, POSSO RESUMIR COM UMA SIMPLES PALAVRA, “CRAPULA”.
Muito bom vários comentários, entretanto, percebemos que a maioria das pessoas não tem conhecimento de causa de fato para tecer comentários descabidos e emotivos.
ResponderExcluirA realidade do HBLEM é que sem sombra de dúvidas o municipio não pode arcar com as despesas do mesmo e tenta de alguma forma colocar culpa na SESAB.
Quando Itabuna ainda tinha o controle do finheiro da Plena, naquela ocasião o prefeito se locupletava nada menos do que 20% (vinte por cento) do valor que era repassado pelo estado e nada disso é relatado. Imaginem os senhores que naquela ocasião o valor da plena representava a metade do que hoje está estipulado caso a mesma retorne, daí pergunto para o atual gestor: quanto será retirado em forma de “comissão” para o dito se antes já estava nos 20% (apenas), e agora, seria quanto Seu Azevedo?
Quem sempre falou isso foi o próprio secretario da ocasião que era o homem quem controlava a verba e sabe direitinho como fazer as coisas sem que a Policia Federal perceba.
O Conselho Municipal de Saúde está certissimo em repudiar o que o Coronel deputado fez na UNime, soube que desafiou o Conselho, provocou a Câmara de Vereadores e incitou a população contra os membros do Conselho. Merece não apenas uma nota de repúdio, mas ser chamado as verdades junto ao Ministério Público, junto a Policia Federal para esclarecer as acusações que fez.
NÃO DÁ MAIS PARA FICAR NESSE BATE BOCA SEM FIM ENTRE MUNICÍPIO E ESTADO,OS FUNCIONÁRIOS DO HBLEM E O POVO DE ITABUNA ESTÃO CANSADOS QUEREM UMA SOLUÇÃO, CHEGA DE BLÁ,BLÁ,BLÁ,CONVERSA FIADA,NÃO TEM MAIS JEITO OU SE RESOLVE OU O HOSPITAL DE BASE VAI PRÁ O BURACO(FECHA AS PORTAS)LITERALMENTE.O SINDSERV E O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE TEM QUE EXIGIR UMA SOLUÇÃO..
ResponderExcluirE NÃO FICAR EM CIMA DO MURO.
PERFEITA A MATÉRIA!
ResponderExcluirPARABÉNS!
QUE A MATÉRIA FOSSE LIDA E ABSORVIDA PELOS GESTORES DO HOSPITAL DE BASE, POIS QUEM SUBTRAI DAS VERBAS DESTINADAS A SAÚDE, DEVIA SER CONSIDERADO COMO CRIME HEDIONDO.CADEIA SERIA POUCO, SÓ PENA DE MORTE MESMO P/ ELES.
POIS, VÁRIAS VIDAS SÃO CEIFADAS DEVIDO A FALTA DE ATENDIMENTO DECENTE, FALTA DE MEDICAMENTOS, DE PROFISSIONAIS…UMA VERGONHA!
ESSES POLITICOS ESTÃO MAIS INTERESSADOS NAS SUAS INDICAÇÕES… A VIDA E O BEM-ESTAR DOS PACIENTES???? QUE SE DANE!!!!
VAMOS POPULAÇÃO DE ITABUNA E REGIÃO…VAMOS ACORDAR! TEMOS DIREITOS A FISCALIZAR, A REIVINDICAR, A GRITAR E VAMOS APRENDER A VOTAR.
Tudo isso acontece, porque só pessoas de baixa renda necessitam dos serviços do Hospital de Base, Postos Médicos, Cemepi, Caps..
ResponderExcluirOs deputados, secretários todos têm convênios ou muito dinheiro no bolso..
E
É aquele velho ditado: “Quem quiser que se lasque”….
E os parentes que enterrem seus mortos…
Deixem de conversa fiada, ESTADUALIZAÇÃO JÁ…………….
ResponderExcluirVocês acham que o então Sr. Deputado Coronel Santana vai aderir a Estadualização sendo que a turminha dele está mamando nas tetas do HBLEM???????
ResponderExcluirSe foi ele que trouxe essa comitiva tenham a certeza que todos irão votar contra a Estadualização e querer mais dinheiro do Estado mais será que o Governador vai ceder???????????
Ou será mais um bla bla bla bla bla; Equanto isso o povo vai morrendo aos poucos.
Todos estão vendo a que ponto chegou a Saúde Precária de Itabuna, será que os Sindicatos vão ser PELEGOS e coninventes com a situação será que vão ficar em cima do muro igual a Pilatos que lavou as mãos é essa a mudança que queremos para a nossa cidade ou os Sindicatos da nossa Região é mais uma forma de arrecadar dinheiro para campanhas políticas e afins próprios pois esperamos um rumo nessa história que o bandido é o povo sofredor e os funcionários que estão a anos nesse imparce de miséria total.
ResponderExcluirNão precisa ser intelectual um um cabeça pensante para saber que esse fogo todos são as eleições que se aproximam. Esses deputados incompetentes, egocentricos e ambiciosos, querem apenas uma coisa: mais e mais poder! O SEMEPI, o HBLEM, a Maternidade Ester Gomes, a Santa Casa, o Centro de Convenções, os Postos de Saúde… Só estão em pauta devido às eleições que se aproximam e todos querem a prefeitura (fábrica de nepotísmo e superfaturamento de verbas).
ResponderExcluirBasta abrir mais os olhos que fica fácil enxergar!
Muito mim admira o Deputado Coronel Santana que tem a família toda na folha da Prefeitura Municipal de Itabuna e do Hospital de Base de Itabuna com a sua irmã a Srª Gilnay Cunha Santana que enquanto era Gestora era Santa e agora virou Satan juntamente com o língua rota o Pedro gago mais é isso todos estão na folha e fora os amigos da Diretora Presidente do HBLEM que pretende ser candidata a Prefeita em um interior chamado IBICUÍ onde estão trazendo e dando prioridade a pacientes de IBICUÍ para o HBLEM em exames etc...
ResponderExcluirComo também de outros interiores que são favorecidos aqui no Hospital de Base, pois o lema aqui é que o Coronel Santana é o Prefeito em 2012 em Itabuna e a Irmã Gilnay em IBICUÍ, ouvimos isso do Pedro Gago que faz questão de repetir e ai quem diga ao contrário.
É por isso que não querem entregar o HBLEM ao Estado isso sim é uma vergonha o Hospital está sucateado por completo.