PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de julho de 2011

ITABUNA TERÁ INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO

Foi lançado oficialmente na noite de ontem (sexta-feira/15), o Itabuna Card, em solenidade no Tarik Fontes Plaza Hotel, com a participação de jornalistas e autoridades. O sistema, que visa à integração do sistema de transporte de massa, envolve a Secretaria de Transporte e Trânsito e a Associação das Empresas de Transportes Coletivos formada pelas empresas Expresso Rio Cachoeira e Viação São Miguel. Para o secretário de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo o novo sistema é inovador e vai permitir o transbordo de passageiros gerando mais facilidades e benefícios para os usuários, que vão pagar uma passagem e utilizar dois ônibus, com um menor custo. Ele observa ainda, que o novo modelo proposto por uma equipe de técnicos e consultores oferece a possibilidade de melhoria dos serviços de transporte urbano, com uma espera menor nos pontos de ônibus e racionalização das linhas. No estudo preliminar realizado para a implantação do sistema foi detectado que 78% das linhas tinham uma espera superior a 30 minutos e, com o modelo implementado agora, 80% das linhas terão uma espera inferior a 30 minutos. Wesley Melo explica que o sistema será operado pelos mesmos 100 veículos já existentes: “não haverá nem diminuição e nem aumento da frota, até porque a cidade não comporta um maior número de ônibus, daí a importância dos projetos e estudos visando a melhoria da mobilidade urbana, que vêm sendo implementados pelo governo municipal”. O sistema do Itabuna Card vai ser operado e controlado pelas empresas filiadas à Aetu, cabendo à fiscalização à Prefeitura de Itabuna, poder concedente do serviço, a sua fiscalização através da Settran, que vai acompanhar o novo modelo, inclusive atuando na campanha de esclarecimento e orientação à população, uma vez que o sistema mexe com todos os usuários dos transportes de massa na cidade. Já hoje, sábado-16, o sistema foi apresentado às lideranças comunitárias durante um encontro na Usemi, quando segundo o secretário, serão agendados encontros das equipes da Settur e Aetu, que vão às diversas comunidades explicar as inovações e os benefícios do Itabuna Card. O secretário explica que o trabalho de marketing do Itabuna Card está sendo deflagrado com o lançamento de uma campanha envolvendo a distribuição de panfletos, disponibilização de mapas sobre todas as linhas e mobilização de orientadores que vão atuar nos pontos de ônibus da cidade devidamente uniformizados e identificados pela Setran. Wesley Melo acredita que como toda mudança de padrões, a princípio a população vai sentir algumas dificuldades para a entender implementação do sistema, mas no futuro, compreenderá que o modelo adotado vai permitir racionalizar os serviços, agilizar o transporte urbano e gerar beneficios à comunidade com um serviço de qualidade e eficiente.

5 comentários:

  1. Val Cabral

    Esse sistema é muito bacana. E deverá ajudar bastante na diminuição da demora nas viagens e barateará os custos de quem necessita pegar mais de um ônibus.
    Considero o trânsporte urbano de Itabuna muito caro, mas ao mesmo tempo muito limpo e conservado.
    Só falta agora, o prefeito pavimentar as principais vias de acesso dos ônibus, para que Itabuna fique melhor servido em seus transportes de coletivo urbano.
    Haroldo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Wilson Monteiro16 julho, 2011

    Legal essa idéia.
    Era um inferno pegar um ônibus em Nova Ferradas e não possuir alternativa para o percurso direto até o bairro São Pedro.
    Assim eu acho que ficará mais fácil e barato fazer este itinerável.

    ResponderExcluir
  3. Nota MIL para este projeto.
    Nunes

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral
    Aos poucos o pefeito vai se ajeitando com o povo...
    Do jeito que tá, logo, até Jussara vai querer votar no Capitão Azevedo!!!!!!
    Augusto Borges

    ResponderExcluir
  5. a gente quer saber como vai ficar os deficiente nessa historia o MPE tá metendo ação contra a prefeitura e empresas de buzuuuu

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: