PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

9 de julho de 2011

FALTA MAIS RIGOR NO COMBATE AOS CRIMES CONTRA A PREVIDÊNCIA

Um dos mais graves problemas brasileiros é o deficit previdenciário, questão que tende a se agravar em função dos próprios avanços da modernidade, época na qual a idade média vivida aumenta em todo o mundo, o que, matematicamente significa mais desembolso para a folha de aposentadorias. Historicamente problemático o cenário previdenciário brasileiro tem se deparado com lamentáveis espetáculos de corrupção e desvios de toda ordem. Tal reincidência faz com que, para parte considerável da opinião pública seja essa a única causa do buraco nas contas da previdência. Ledo engano, pois um conjunto de causas, algumas mais complexas (como os diferentes regimes de aposentadoria vigorantes no Brasil) é o que problematiza essa realidade deficitária. Sem ser a única chaga aberta, porém, a corrupção desempenha um significativo papel na deterioração das contas da previdência brasileira. Contraditoriamente, felizmente e infelizmente a cada dia se descobre novos golpes. O lado infeliz desta moeda é que todo tipo de falcatrua deve ser lastimado, combatido e, especialmente nesse caso, por mais que bens dos criminosos (quando julgados e condenados como culpados) sejam arrestados, os valores surrupiados nunca são devolvidos em sua inteireza. Ou seja, mesmo quando apurados exemplarmente, os desvios de recursos previdenciários deixam alguma ferida aberta, incurável. A face feliz nesse processo é que cada vez mais frequentemente, as investigações têm sido coroadas de sucesso, com a identificação dos responsáveis e com o desmantelamento das redes criminosas localizadas. Este trabalho merece ser aplaudido, divulgado, como forma de inibir os criminosos e estimular novas denúncias. Combater os crimes contra a previdência é uma questão essencial. Não resolve a todas as dificuldades, mas responde a um dos maiores problemas brasileiros.

7 comentários:

  1. Djalma Ribeiro10 julho, 2011

    Na campanha só contava BELEZAS (bilhete premiado do pré-sal, PAC 2, obras de infra, saneamento, etc, etc, até agora nada!), após as eleições aparecem as MAZELAS!

    ResponderExcluir
  2. O poder é como o violino: pega-se com a esquerda e toca-se com a direita. E o povo gosssssssta.
    Dalvo José Rossi

    ResponderExcluir
  3. Renato Cordeiro10 julho, 2011

    A verdade é que estoporaram o dinheiro da previdência e, como não tem como pagar, vão espichando a idade, pra que o condenado morra sem receber nada como aposentado ou se aposente e não demore a morrer. Esse é que é o plano das reformas de previdência e apenas uma das muitas causas de falência da previdência no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho vergonha de ser brasileira!!!
    Nem preciso dar o motivo,você já disse tudo...
    Ricardo Nunes

    ResponderExcluir
  5. Cada POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, qual é a imagem que Lula passa, analfabeto, estúpido, burro(que não é sinônimo de analfabeto), sem atitude, sem coragem, falta honestidade(geitinho brasileiro), falta honra, falta dignidade, essa é a fiel imagem do povo brasileiro.
    Parabéns a todos nós. Vamos celebrar a estupidez humana.
    Leonardo Lopes de Souza

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Val Cabral

    Este governo é psicopata!!! Seus membros riem da verdade, viram-lhe as costas, passam-lhe a mão nas nádegas.
    A verdade se encolhe, humilhada, num canto. E o pior é que o Lula, amparado em sua imagem de "povo", consegue transformar a Razão em vilã, as provas contra ele em acusações "falsas", sua condição de cúmplice e comandante em "vítima". E a população ignorante engole tudo. Como é possível isso?
    Simples: o Judiciário paralítico entoca todos os crimes na fortaleza da lentidão e da impunidade. Só daqui a dois anos serão julgados os indiciados - nos comunica o STF. Os delitos são esquecidos, empacotados, prescrevem. A Lei protege os crimes e regulamenta a própria desmoralização. (Arnaldo Jabor)

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. Garanto que em nenhum país desenvolvido culturalmente Lula se reelegeria (talvez nem ganhasse a primeira eleição) e nunca uma louca de galocha seria eleita vereadora, imagine presidente!
    Reinaldo Pires de Oliveira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: