Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

31 de maio de 2011

OMS: CELULAR PODE AUMENTAR RISCO DE CÂNCER

A radiação de telefones celulares pode causar câncer, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira (31), em Lyon, na França. O uso do telefone móvel como "possivelmente cancerígeno", estaria na mesma categoria do chumbo, escapamento de motor de carro e clorofórmio. Antes do anúncio, entretanto, a OMS havia garantido aos consumidores que a radiação não tinha sido relacionada a nenhum efeito nocivo à saúde. Uma equipe de 31 cientistas de 14 países tomou a decisão depois de analisar estudos revisados por especialistas sobre a segurança dos aparelhos. A equipe encontrou provas suficientes para classificar a exposição pessoal como possivelmente cancerígena para os seres humanos. Isto quer dizer que não há estudos suficientes para concluir se a radiação dos celulares é segura, mas há dados bastantes que mostram uma possível conexão, e que os consumidores devem ser alertados. O anúncio da OMS foi feito após o número crescente de pedidos de cautela sobre o risco potencial da radiação do celular. A Agência Europeia do Ambiente pediu mais estudos, ao dizer que os aparelhos podem ser tão nocivos para a saúde pública quanto o tabagismo, o amianto e a gasolina. A indústria de telefonia móvel afirma que não há provas conclusivas de que a radiação dos aparelhos cause impacto sobre a saúde dos usuários.

3 comentários:

  1. No cérebro, isso já foi comprovado, creio que deve ser por causa de alguma radiação da bateria.. ou algo do genero... mais só ser for em excesso, bem em exesso mesmo, senão todos estariam com cancer no cérebro...
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. Orlando Soares01 junho, 2011

    Câncer no cérebro não dá mas se corre o sério risco de dar secura na língua de tanto falar,calo no ouvido de tanto ouvir e dor no bolso de tanto gastar pra ter que botar crédito no bendito.

    ResponderExcluir
  3. O sinal do celular é composto por ondas e, de fato, possui certos tipos de radiação que podem culminar no desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Entretanto, a quantidade dessas ondas que chega até o aparelho é ínfima, e não representa risco praticamente nenhum à saúde (da mesma forma que vacinas tem mercúrio e nem por isso são mortais). Então a menos que vc viva a poucos metro de uma torre de sinal de celular suas chances de desenvolver um câncer por essa razão são praticamente nulas.
    Djalma Nogueira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: