Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de abril de 2011

MAGELA TITUBEIA FRENTE À VACINAÇÃO

Mais uma campanha de vacinação espalha-se pelo Brasil. Itabuna parece que sabe pouco sobre isto. O secretário de saúde da prefeitura de Itabuna, Geraldo Magela, parece que está de férias para este assunto que deve merece prioridade neste momento atual. Se faz necessário um redobrado esforço dos que fazem a saúde pública e, particularmente, das instituições governamentais voltadas a esse segmento, no sentido de divulgar a importância de ser vacinado. É bem verdade que não mais se alevantam as tsunamis de ignorância que sacudiram a opinião pública contra os esforços pioneiros de grandes cientistas como Oswaldo Cruz, mas ainda é necessário um forte investimento publicitário para que as metas de vacinação sejam atendidas em todo País e em especial, em Itabuna. Nunca é demais lembrar que o preconceito massivo (contaminando desde o povão até as elites) provocaram uma poderosa insurgência contra a decisão do então presidente da República, Rodrigues Alves, de, em 1904, seguir a orientação de Oswaldo Cruz e determinar a obrigatoriedade da vacina contra a febre amarela. Naqueles primeiros anos do século 20, as ruas do Rio de Janeiro (alvo urbano inicial da campanha contra a febre amarela) foram tomadas de assalto por revoltosos, bradando pela “liberdade” de não serem vacinados. Até a elitista Escola Militar se levantou em defesa da burrice. Felizmente, a estupidez não venceu a ciência naquele tempo. Com o apoio da polícia e do exército, a campanha logrou êxito. Vitória literalmente conquistada à força, contra a opinião pública e boa parte da opinião publicada. Aqueles tempos estúpidos passaram. Mas as campanhas de vacinação ainda necessitam do aporte midiático, de forte publicidade. Oxalá as metas sejam alcançadas.

14 comentários:

  1. Esse cidadão chegou prometendo que acabaria com os problemas da saúde pública em 60 dias e já se passaram mais de 120 dias e a situação apenas se agravou. Esta constatação é fácil de ser percebida por quem necessitar de procedimentos médicos em qualquer postos de saúde na cidade. Ele tem se revelado um imprestável, que veio apenas para se locupletar do pouco que nos resta de recursos no setor. E o pior é que o prefeito parece estar omisso diante destes fatos.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  2. Esse cidadão chegou prometendo que acabaria com os problemas da saúde pública em 60 dias e já se passaram mais de 120 dias e a situação apenas se agravou. Esta constatação é fácil de ser percebida por quem necessitar de procedimentos médicos em qualquer postos de saúde na cidade. Ele tem se revelado um imprestável, que veio apenas para se locupletar do pouco que nos resta de recursos no setor. E o pior é que o prefeito parece estar omisso diante destes fatos.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  3. Djalma Cerqueira de Almeida27 abril, 2011

    TRISTE ITABUNA DE GOVENANTES ESPERTALHÕES, CORRUPTOS E INÚTEIS. GERALDO MAGELA É TÃO COMPETENTE PARA ADMINISTRAR A SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA, QUANTO ADILSON BENÇÃO PUTA (O CEGUINHO DA RÁDIO DIFUSORA) É HABILITADO PARA SER MOTORISTA DE ÔNIBUS COLETIVO EM ITABUNA!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Val Cabral
    Quando eu era criança, não havia plano de saúde. Fui operado de apendicectomia e amigdalectomia no Hospital Maria Goreth, na Mangabinha. Fiquei internado durante 3 dias, em enfermarias limpíssimas e bem equipadas. O atendimento foi excelente.
    Hoje sou obrigado a pagar plano de saúde, pois nem quero pensar no que seria se tivesse que ir ou levar meus filhos ou minha mulher a um hospital público.
    Também estudei em escolas públicas, e passei no vestibular sem precisar fazer cursinhos. Também não posso imaginar meus filhos em uma escola pública, mesmo se houvesse vaga.
    Já tive que acompanhar uma empregada doméstica que passou mal no Hospital de Base e a impressão foi a mais desagradável possível, vendo gente sofrendo na fila de espera, a sujeira e o descaso dos profissionais.
    Achei minha obrigação relatar minha experiência e com ela manifestar minha indignação contra mais um secretário que está aí exclusivamente para ganhar salário de marajá e fazer o povo continuar sofrendo.
    Daniel Borges de Almeida

    ResponderExcluir
  5. FORA JÁ ESSE MAGELA MALA SEM ALÇA.
    PAULO SEBOSO

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, existem dois obstáculos para uma saúde pública de qualidade no município de Itabuna. O primeiro è a falta de dinheiro investido no setor. De acordo com meu professor na faculdade (FTC) dois terços da população dependem da saúde pública, no entanto essa só dispõem de metade dos recursos da saúde privada, configurando um quadro bem desigual. O segundo problema é a influência da saúde privada. Para ela, é importante que o serviço público seja o pior possível, pois a demanda dos pacietes aumenta, possibilitando um aumento nos preços das consultas e dos exames. Como esses caras tem grana, eles são uma forte influencia no governo desse capitãozinho de m..., dificultando eventuais mudanças.
    José Carlos Conrado de Lima

    ResponderExcluir
  7. Olá val Cabral, boa noite.
    O problema de saúde em Itabuna é de caráter, honestidade, vontade política e amor ao povo itabunense, e isso está faltando aos nossos políticos em geral, seja lá qual for o partido. Está mais do que na hora da população pensante de Itabuna acordar que o problema não é o "time", e sim os jogadores. Isso para usar uma metáfora de fácil compreensão. Os poucos políticos decentes estão sendo derrotados por este mesmo povo vilipendiado pelos politicos ficha suja... a saúde ainda assim resiste em meio a essas ratazanas da equipe do CaPeTão Frouxão.
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  8. Carlos Rodrigues da Silva27 abril, 2011

    Se esses caras do DEM tivessem descaso apenas com a Saúde tava até bom. Mas é com tudo: educação, habitação, transporte... Itabuna tá entregue as baratas.

    ResponderExcluir
  9. Sou médico e vemos a vergonha que é trabalhar pelo SUS e ainda para quem quer ajudar as pessoas vemos a dificuldade que os proprios hospitais, diretores e administradores nos apresentam pela política da saúde... é dificil. Mas o SUS, nem em todo lugar é ruim, o melhor Hospital de Latinoamerica o HC de São Paulo é SUS e é onde as coisas dão certo... porque!!!! não tem política dentro dela.

    ResponderExcluir
  10. Edmilson Marques27 abril, 2011

    As mazelas continuarão com Geraldo Magela, devido ao mal uso do dinheiro público!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ricardo Nogueira da Silva27 abril, 2011

    Osecretário geraldo Magela é tão somente uma mosca na sopa do povo.
    As dificuldades administrativas são inerentes de toda instituição e forma de governo (habitualmente se adjudicam aos serviços públicos, mas eu já observei o mesmo em empresas privadas grandes e monopólicas).

    ResponderExcluir
  12. O sistema de saúde em Itabuna é muito ruim. É ruim pq a secretaria está cheia de corruptos que desviam verba de tudo quanto é lugar pra comprar fazendas, comprar prostitutas, comprar carros ......... e não tem nenhum vereador que denuncie isso e nem punição pra esse bando de safados.
    Juliano A. Barreto

    ResponderExcluir
  13. Valdir Rebouças27 abril, 2011

    Val Cabral, infelizmente em Itabuna até mesmo a morte, o sofrimento, as filas do SUS, a espera nas macas ou numa cadeira improvisada no Hospital de Base, ou Posto de saúde do SUS, garantem aos políticos corruptos e safados (do tipo Raimundo Pólvora e Loiola) os votos que eles tanto buscam nos anos de eleição. Tudo em Itabuna gira em torno da ganância, do despreparo e da safadeza política. Saúde Publica decadente é = a voto promessas vazias e votos garantidos.

    ResponderExcluir
  14. A saúde em Itabuna é ruim pq o dinheiro é mtooooooooooooo mau empregadoooooooo!!!!! - Otávio Borges de Almeida

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: