PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

9 de abril de 2011

DIGA NÃO AS MAZELAS ALIADAS DA DENGUE

As autoridades da saúde pública do Itabuna, de maneira ainda tímida e ineficiente, continuam alertando a população sobre os riscos de infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. O fato de os alertas terem saído um pouco da mídia não significam que o perigo está descartado. Os mosquitos continuam se multiplicando nos quintais e reservatórios de água de Itabuna, o que exige que os moradores persistam na limpeza dos ambientes. Não custa lembrar que os cuidados para a eliminação do inseto são simples e fáceis de serem tomados. Portanto, tendo em vista que o perigo não foi descartado, e que a eficácia da prevenção depende do combate ao mosquito, todos continuam sendo responsáveis pela manutenção da saúde. Vale ressaltar que apenas as ações do poder público não serão suficientes. Porém, uma população tão guerreira como a de Itabuna, que já demonstrou sua bravura tantas vezes, não vai se render diante de um mosquito. As armas para essa guerra são simples: um par de luvas, a retirada dos pratos que acumulam águas das plantas, a vedação dos reservatórios e uma dose diária de boa vontade.

16 comentários:

  1. Val Cabral
    Não sei o que é pior para a saúde do povo de Itabuna... se a dengue ou o próprio secretário!!!
    Sandro Neves

    ResponderExcluir
  2. A população do Brasil não está assustada sabendo que pode ser picada por um mosquito infectado a qualquer hora do dia?
    Quais são as precausoes que são tomadas? O que se faz quando se é picado?
    Se eu soubessse que havia um mosquito causador de doenças graves no meu pais já tinha emigrado há muito tempo....

    ResponderExcluir
  3. A dengue é uma doença causada pelo Aedes aegypti. Primeiramente, o mosquito se contamina ao picar uma pessoa doente e depois uma pessoa saudável. Os sintomas geralmente demoram 1 semana pra aparecer (tempo de incubação). Os sintomas são: febre alta, dores no corpo, fraqueza, diarréia, vômitos. Existem quatro tipos de vírus q causam a dengue. A dengue q ataca + as crianças tah sendo do tipo 3, mas se a pessoa tiver contaminada por outro, pode ter dengue hemorrágica, q pode ser fatal.
    Td isso é causado pela ignorância das pessoas, q jogam lixo a céu aberto ou q ñ tão nem aí... depois q os mosquitos se reproduzem a vontade, picam pessoas q tomaram tds esses cuidados e os postos de saúde e hospitais ficam sobrecarregados... depois a culpa cai no governo...
    O governo faz campanhas, distribui panfletos nas ruas, cartazes, notícias o tempo inteiro falando sobre casos, mta gente morrendo... parece q com isso, certas pessoas ñ tomam jeito...
    O que podemos fazer é tomar todds os tradicionais cuidados: ñ deixar água parada e acumular dentro de casa, denunciar o vizinho q tem mtos focos e ñ tah nem aí e, se possível, doar sangue, pq isso salvará a vida de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Não adianta fugir do problema,a população tbm é culpada,deixando a agua parada para que o mosquito se alastre se cada um cuida-se do seu quintal,não jogase lixo nas ruas e nem no corregos não teriamos esse problema da dengue,aqui na minha cidade a prefeitura descobriu um peixinho que come as larvas do mosquito,ta dando certo.

    ResponderExcluir
  5. Veja bem as pessoas ainda não perceberam ainda que tem que se proteger não só contra a dengue como em outras doenças. As medidas que devem ser tomadas são as seguintes: tampar caixa da água, esvaziar vzos de plantas, em geral não deixar agua parada. Eu estou muito preocupado realmente, não podemos ficar tranquilos sabendo que nossos filhos podem pegar uma dengue a qualquer momento. Pode ser dengue: febre acima de 38ª + desanimo + dor de cabeça + dor nos olhos + dor no corpo - coriza.

    ResponderExcluir
  6. Estão assustados alguns que sabem sobre a dengue.Tem que passar mt repelente pra não ser picado , se for picado vá imediatamente para um hospital,eu estou preucupadíssimo.O sintomas são: dor de cabeça, febre alta, dor na coluna e tosse...
    Existem vários tipos de dengue.O único que conheco é a dengue hemorrágica...

    Tenha um bom dia...

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkk... essa foi boa, eu estou lutando contra a dengue... ja aqui em casa nem agua tem... entao eles nao podem vim aqui kkkkkkk um abraço meleca para vc.
    Marcelo Linhares

    ResponderExcluir
  8. Juracy Rebouças10 abril, 2011

    Val Cabral
    Vamos ver se damos fim a esse mosquito e levar essa coisa a sério. Isso não é um problema "dos outros". É um problema de todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Não se pode entregar os pontos.
    Tem que ter muita luta
    do governo: com informações, prevenção, remédios.
    das escolas: com muitas informação
    das familias: evitando os focos, para que não proliferem.
    Só com a participação da sociedade como um todo podemos lutar contra essa epidemia. Edmilson Marques

    ResponderExcluir
  10. Val Cabral, precisamos de apoiar essa causa pois dengue é muito ruim .e isso depende de toda sociedade para nao temos que aprender sofrendo. - Jorge Sales

    ResponderExcluir
  11. Rogério Santos10 abril, 2011

    Amigo Val Cabral, como tenho jardim e quintal, estou vigilante para o caso de ter alguma coisa que possa armazenar água, nem que for uma tampinha de refrigerante.

    ResponderExcluir
  12. Antonio Andrade10 abril, 2011

    Aqui onde moro (Jequié) há tempos há programas de educação e vistorias em casas a respeito de focos. Tanto é que na cidade não há maiores problemas.
    Ilhéus (a cidade das praias poluídas... eh eh eh) é que deve se cuidar. Ninguém quer saber de nada lá. Só de praia.

    ResponderExcluir
  13. Val Cabral - Eu tenho feito tudo que posso, inclusive conscientizar pessoas que acham que a dengue não é nada. Mas tem gete errando muito nas dicas de como combater a dengue... informação errônea ajuda uma doença grave a se espalhar e matar. Bjus. Solange Costa

    ResponderExcluir
  14. Enquanto o mosquito não matar alguns filos desses políticos, eles não vão tomar nenhuma providencia.
    Nivaldo Duarte de Lima

    ResponderExcluir
  15. Hoje me dia as pessas estão cansadas de saber quais são as prevençoes q acabe com a dengue, mas nao estao nem aih...
    as vezes fazem so a parte dela, e nem se da o trabalho de ajudar o vizinho...
    Sandro Fonseca

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que as autoridades estão se lixando se o povo está sofrendo com esse vírus. Talvez alguém faça algo quando um deles perder um parente próximo para um mosquito. Parece que enquanto essa doença estiver matando o pobre, é um favor que está sendo concedido aos responsáveis pela saúde pública.
    José C. de Carvalho Filho

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: