Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

19 de março de 2011

O MALA SEM ALÇA

Quase sem olhar, eu vi. Pelo canto do olho. Lá vinha ele. Voltei a cabeça um pouco de lado. Será que ele vai me ver? Não dava para sair dali. Já estava muito perto. Fazer o quê? Também para quê. Vou enfrentar. Fala alto e muito. Lhe cutuca. Exige sua atenção completa. Lhe chuvisca de cuspe quando fala. Fala tão perto que quase lhe beija. Fede. Tem um mal hálito horrível. Pior é quando ele tira o pé do sapato: a fedentina é de matar! Que saco. Lá vem ele. Chegou. Oi. É você? Quase disse como seu Lunga. Não, não sou eu, não, é minha mãe, para não falar na dele. Papo velho, tipo, como vai a vida? É um chato de nascença. Gozado quando falamos como vai. De um modo geral, não estamos interessados de fato, como está o outro. É só uma maneira de dizer, uma saudação. Cada povo tem seu jeito. Japonês fica baixando a cabeça, como artista atrás de aplauso. E baixa e baixa. Coisa esquisita, respeitosa demais. Russos se beijam. Que nojo. Beijo de homem, só de pai, filho, avô, sobrinho, tio muito próximo, e amigo muito amigo, velho amigo. Francês quer dar três beijos, na gente, e na mulher da gente. Vai tomar banho, francês. Imagine a cena. Você pergunta a um conhecido. Como vai? Ele vai lhe descrever o mal-estar que teve no domingo passado, e que não pode ir ao churrasco na casa da vizinha separada, que tava a fim de comer, ela, e o churrasco. Ficou em casa só tossindo. Experimente falar de você a alguém que sem ser seu amigo, só conhecido, ou por educação perguntar como você vai. Nem tente. Vai ser chato. Basta responder, estou bem e você? Se você conhece bem o cara, ai sim vá em frente, pode levar o papo na boa. Coisa chatíssima é encontrar um conhecido que você não ver há muito ou pouco tempo, não importa, o que importa é o fato de que você esqueceu o nome dele, e ele não esqueceu o seu. Sabe o seu nome, o do seu pai, dos seus filhos, e você, nada. Fica com cara de besta. Você pergunta como vão a sua mulher e seus filhos? Onde está morando e trabalhando? Ele diz Estão todos bem e morando no mesmo local... E você com mais cara de besta ainda. Agradece intimamente quando chega a sua vez na fila ou quando o celular toca. Se ele lhe importa de uma maneira ou de outra, você fica dando tratos a bola esperando lembrar, caso contrário você pensa: nunca mais vou encontrar este cara e relaxa, e aí de tarde encontra com ele no elevador subindo. Falta energia. Aí você lascou de vez. É melhor engolir a vergonha logo no primeiro encontro e dizer: cara, eu sou fulano e você? Assim um lembra o outro e podem, aí sim, bater um papo legal até tomando uma cerveja. Nada disso vale se o cara e aquele chato da escola ou da última viagem. Se finja de lesado, de Tiririca. Se estiverem os dois sozinhos, pode até assuar o nariz na manga da camisa, forçar um arroto ou coisa pior. Tudo é melhor do que um chato no seu tempo e ouvido. Se tudo falhar, corra, corra gritando já vou; espere aí e de longe acene ou dê uma banana para ele.

6 comentários:

  1. VAL CABRAL SEU CARA DE PAU... QUE PÔRRA É ESSA MEU...? VC NÃO LARGA O PÉ DO ALFREDO! ASSIM O CARA VAI ACABAR DANDO UM INFARTO. NÃO PRECISA BATER TANTO... DEIXA QUE ELE JÁ ESTÁ CAINDO, POIS SUA PODRIDÃO JÁ ESTÁ SENDO SENTIDA NAS NARINAS DO PREFEITO PASPALHÃO. MARCOS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  2. Juliano Borges20 março, 2011

    Esse tal do Alfredo Melo é o maior Mala Sem Alça do desgoverno do Capetão Azedo e tá afundando o que ainda resta de esperança dessa gestão fazer alguma coisa que preste. Xô Capetão... vc nunca mais!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Djalma Conrado20 março, 2011

    Val Cabral, é muito difícil saber hoje quem seja o maior mala sem alça da administração da Joelma Azevedo Burgos... mas não acredito que alguém possa superar o Dr. Alfredo Melo no quesito DESASTRE DE GESTÃO público.

    ResponderExcluir
  4. Basta dizer que ele foi o responsável pela falência da Emasa; perseguição contra seus servidores, maior corrupção já praticada na empresa! - Quer pior que isso...?
    João Paulo Andrade

    ResponderExcluir
  5. MALA SEM ALÇA????
    ELE É MUITO PIOR QUE ISSO!!!!
    Daniel de Souza Lima

    ResponderExcluir
  6. O PASPALHÃO AZEVEDO FOI ELEITO PRA RESOLVER PROBLEMAS DO NOSSO MUNICÍPIO E MELHORAR A VIDA DOS ITABUNENSES. ENTRETANTO, NÃO FEZ NADA DISSO E AINDA COLOCOU UM LADRÃO PARA TOMAR CONTA DA EMASA. ALFREDO E AZEVEDO SÃO COBRAS PERIGOSÍSSIMAS PARA NOSSA CIDADE. MARCOS CERQUEIRA DE ALMEIDA

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: