Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

20 de março de 2011

MEGAESTUDO DESMENTE TESES SOBRE LONGEVIDADE

Comer vegetais, fazer esportes, não ter muitas preocupações e estar sempre sorrindo podem fazer bem para a saúde. Mas não são indicativos de que você vá viver mais tempo. A afirmação é dos autores do mais longo estudo já feito sobre a relação entre personalidade e expectativa de vida, o "Longevity Project", da Universidade da Califórnia. Durante 20 anos, Howard Friedman e Leslie Martin, professores de psicologia da universidade, estudaram os dados de 1.500 pessoas que participaram de uma pesquisa iniciada em 1921, por um psicólogo da Universidade Stanford. Eles revisaram todos os dados sobre personalidade, estilo de vida, estado de saúde e causa de morte dessas pessoas. E separaram as características prevalentes entre os mais longevos. Os resultados estão no livro "The Longevity Project: Surprising Discoveries for Health and Long Live from Landmark Eight-Decade Study" (ed. Penguim), que acaba de ser publicado nos EUA e não tem previsão de lançamento no Brasil. O livro derruba várias hipóteses sobre comportamentos que aumentariam a expectativa de vida. Não foi achada relação entre hábitos alimentares e vida mais longa, por exemplo. "O mais surpreendente foi descobrirmos que as pessoas mais felizes e extrovertidas na infância morreram mais cedo. É o oposto do senso comum sobre longevidade", disse à Folha Leslie Martin. Além da sabedoria popular, estudos científicos também associam a felicidade à boa saúde. "A questão é que esses estudos são de curto prazo. O nosso trabalho é o primeiro que relaciona dados por um período tão longo." Segundo a psicóloga, a característica predominante na infância dos que viveram mais tempo com saúde foi o senso de responsabilidade. "Eram crianças mais sérias e mantiveram essa característica de forma consistente durante a vida. Nossa hipótese é de que elas evitavam comportamentos de risco e cuidavam mais de seu bem-estar e o do próximo", explica a psicóloga. Ela acrescenta que essa personalidade não significa vida "certinha" sem graça. "Os registros mostram que foram pessoas criativas, intelectualmente ativas e que construíram carreiras e redes de relacionamento muito interessantes." FELIZES SOZINHOS - Outro resultado intrigante do estudo foi o peso do casamento na expectativa de vida. Algumas pesquisas mostram que pessoas casadas são mais saudáveis e, teoricamente, vivem mais. "Em nossa pesquisa, isso foi verdade para os homens. Para mulheres, o casamento não aumentou nem diminuiu a expectativa de vida", afirma Martin. O divórcio também não influenciou o tempo de vida das mulheres, independentemente de elas terem ou não encarado outro casamento. Martin explica que vínculos afetivos influenciam positivamente a saúde, mas o principal é a qualidade dos relacionamentos. "As pessoas que viveram mais não foram as que tiveram mais amigos. E mulheres que terminaram um casamento que não estava indo bem tiveram uma ótima e longa vida após o divórcio." (Jornal Folha de S.Paulo).

10 comentários:

  1. EU SOU A PRÓPRIA COMPROVAÇÃO DE QUE O REJUVENESCIMENTO ACONTECE QUANDO AS COISAS OCORREM COM MUITA INTENSIDADE, VIGOR, ARROJO, INTREPIDEZ, VONTADE DE FAZER A CONTECER... ISSO SIM É QUE MOVE A GENTE A ESTAR SEMPRE JOVEM.
    MDS

    ResponderExcluir
  2. João B. de Oliveira20 março, 2011

    Para se manter sempre jovem, o melhor tratamento é ter uma vida saudável e feliz...nada é mais eficaz...

    ResponderExcluir
  3. É preciso saber viver...... a idade pouco importa, importante é vc conhecer seus limites.....
    Nivaldo Lima

    ResponderExcluir
  4. Quero viver sempre jovem, viver e reviver minha adolescência e juventude, nunca envelhecer, viver as loucuras e riscos que vive e que nunca vivi por medo. Pq isso não é possível... por que?
    O tempo passa, mas deveria haver a possibilidade de reviver tudo de novo... de ter uma segunda chance... mesmo que seja pra fazer tudo errado de novo, mas reviver tudo intensamente.
    Quero viver jovem pra sempre!!!
    Edmilson Monteiro

    ResponderExcluir
  5. É fácil se manter jovem para sempre... basta seguir a seguinte recomendação:
    - praticar exercícios físicos
    - ter uma boa alimentação
    - dormir bem
    - viver de bem com a vida, sempre fazendo o que gosta
    - cuidar da saúde mental, sempre tentando desoculpar a mente e procurando sempre fazer o "novo".
    Pedro Duarte

    ResponderExcluir
  6. Futuro é sinal de velhice e morte!
    O Futuro é mal, um predador de Juventude e vidas!
    Ronaldo Pires

    ResponderExcluir
  7. José Carlos Carvalho Jr20 março, 2011

    10 passos para ser sempre jovem:

    1- Sorria sempre
    2- Dance e escute musicas que vc gosta
    3- Tenha amigos (não muitos, mas poucos e bons)
    4- Acredite sempre em alguma coisa(fé, religião, esse tipo de coisa)
    5- Pratique exercicios fisicos
    6- Durma bem
    7- Use proteotr solar
    8- Coma muitas frutas e verdeuras (principalmente maçã)
    9- Namore muuuito
    10- Não leve nada disso a sério, apenas faça o que tiver vontade!

    ResponderExcluir
  8. Querido Val Cabral - A juventude não está no corpo, e sim na mente...
    Preocupe-se com o hoje, não importando o que será de amanhã...
    Acredito que o segredo é viver intensamente e não ter medo de errar, porque é no erro que o ser humano cresce (mas só se aprendermos com ele). E assim, um dia vc vai olhar no espelho e perceber que a sua aparência mudou um pouco (ou muito), mas não vai se importar com isso, porque a vida te proporcionou ótimos momentos de ser feliz!
    Essa é a dica!
    Washington Reis

    ResponderExcluir
  9. Prezado amigo Val Cabral

    O humor é um estado de espírito e - muitas vezes - é um remédio para soluções de problemas, geração de idéias e para a criação. A pessoa humorada é otimista e perseverante, possui fé inabalável e acredita que tudo vai dar certo. Aliás, essa pessoa faz com que tudo dê certo, pois sendo espirituosa, contagia quem está ao seu redor e ativa o lado direito do cérebro, estimulando a intuição, o sentimento, a sensação, a percepção, a imaginação e a criação. Sendo assim, a maioria dos bem-humorados consegue encontrar respostas rápidas e criativas.
    Dessa forma, o humor passa a ser um dos remédios para grande parte dos problemas e o mais interessante é que não dói e não tem contra-indicação. Durante uma situação de conflito, de tensão e de constrangimento, por exemplo, o humor poderá ajudar persuadir ou convencer as pessoas, assim como corrigir determinadas "gafes". Nada como uma boa gargalhada, afinal quem já não pisou na bola, atire a primeira pedra. Nada como um bom sorriso para aliviar as tensões, ajudando a pessoa a sair de situações desagradáveis - sem contar que o riso desarma os irados.
    No entanto, há pessoas que são resistentes ao riso. Em alguns casos, elas possuem o senso crítico elevado e o julgamento muito forte, utilizando mais o lado esquerdo do cérebro que é o da razão, do pragmatismo e da organização. Não quero afirmar que isso não seja importante, mas para essas pessoas o mundo se torna mais pesado - é como se tivessem que carregá-lo nas costas. Esse comportamento pode estar relacionado aos sistemas educacional, familiar e empresarial, e aos modelos mentais da própria pessoa.
    Sua juventude depende do deu humor.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  10. O que faz vc continuar jovem,além de se cuidar estéticamente, sempre que possível, são sentimentos, atitudes, pensamentos, etc.
    Viver de bem com a vida
    Amar e ser amado
    Tratar bem a todos
    Se sentir bem com vc mesmo,sempre(tem pessoas em situação bem piór)
    Resolver os problemas como se fossem os mais simples (sempre se tem problemas maiores que os nossos)
    Deixar tristeza e rancor sempre fora do coração (além de fazer mal, dá rugas)
    Gritar bem alto quando estiver feliz (a felicidade contagia)
    Sempre se achar lindo(mesmo estando querendo mudar alguma coisa, nada nem ninguém é perfeito)
    Resumindo,se vc está feliz, vc é jovem e faz tudo dentro de vc rejuvenescer.
    Sandro Vieira

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: