Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

18 de março de 2011

COMISSÃO DO SENADO APROVA FIM DA REELEIÇÃO E MANDATO DE 5 ANOS

O Senado aprovou na quinta-feira (17) o fim da reeleição no país e fixação do mandatos no Poder Executivo para cinco anos. A determinação vale para presidente da República, governadores e prefeitos, informou o jornal Folha de S. Paulo. Se a decisão da Comissão de Reforma Política do Senado também for aprovada pelo Congresso, a regra passa a valer para os candidatos eleitos em 2014. A regra não valerá para quem já ocupta cargos de comando no Executivo, como a presidente Dilma Rousseff. A petista manteria o direito de disputar a reeleição daqui a quatro anos. Outra determinação da Comissão foi pela manutenção do voto obrigatório, já que uma parte da comissão era favorável ao voto facultativo. À Folha, o democrata Aécio Neves disse existir risco de mudança no sistema de votação. "Temo o risco de termos governantes eleitos por uma minoria pouco expressiva. Em momentos de crise, isso pode gerar instabilidade", disse o senador. A comissão apresentará o relatório final no dia 5 de abril.

10 comentários:

  1. Carlos Conrados19 março, 2011

    Seria a favor a reeleição se os políticos candidatos a reeleição não usassem a máquina pública (poder, dinheiro e influência) para obterem o novo mandato.
    Enquanto isso no Brasil é ilusão (político honesto e equilíbrio no pleito), prefiro um "eleito" novo de 04 em 04 anos.

    ResponderExcluir
  2. Se o mandato for bom!
    deve ter direito a mais
    um. e só, senão vira
    senado.
    Dantas

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo Val Cabral

    O problema não está na reeleição ou proibição desta. Está no uso que fazem das instituições. Se um governante for bom, que permaneça enquanto continuar bom. Se não for, que seja retirado no momento em que se constatar sua ineficácia ou desonestidade.
    A solução me parece estar em educar o povo. Dando cultura a este, muito dos problemas terão soluções. O que não podemos é continuar a votar em acordo com conveniências particulares e depois reclamarmos.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Thiago Rebouças19 março, 2011

    O problema da reeleição é que um aloprado como o Capitão Azevedo tem a chance de continuar no governo num município atrasado como o nosso. Isso é muito grave, mas a reeleição se fosse uada pelo eleitor de maneira racional, seria uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  5. A manutenção da reeleição é saudavel. porem, com democracia.
    Nunes

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral
    Sou radicalmente contra a reeleição..., o poder tem que trocar de mão.
    Tem que ser fiscalizado
    Não é o que acontece, trocam-se as moscas e a merda é a mesma.
    Marcos Borges

    ResponderExcluir
  7. Sou a favor da reeleição em mandatos de 4 anos, com um limite de 1 reeleição - ou seja: do jeito que esta.
    Sérgio Vieira

    ResponderExcluir
  8. Acho que se algo está indo bem é porque deve ser mantido.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Val Cabral, a releição foi uma jogada política do governo FHC (200 mil, a vista, para os deputados q votassem a favor) o Lula disse q não queria mas eu..sinceramente sou contra..e principalmente se acontecer, um terceiro mandato, ai lascô... Nivaldo Pires

    ResponderExcluir
  10. Sou a favor da manutenção da reeleição. Rildo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: