Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

10 de março de 2011

BRASIL FICA FORA DO 'TOP 100' DAS UNIVERSIDADES DE MAIOR REPUTAÇÃO

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, obteve a pontuação máxima no ranking das melhores universidades em reputação do mundo divulgado nesta quinta-feira (10) pela Times Higher Education (THE), instituição baseada em Londres. O ranking foi montado a partir de uma pesquisa somente para convidados de mais de 13 mil professores de 131 países do mundo e reforça a posição dominante das instituições dos EUA e consagra boa reputação de universidades do Reino Unido e do Japão. O índice faz parte do ranking das melhores universidades do mundo divulgado pela THE em setembro do ano passado. O Brasil não tem nenhuma instituição entre as 100 melhores. Rússia (Universidade Lomonosov de Moscou), China (universidades Tsinghua, Pequim e Hong Kong) e Cingapura e Hong Kong também aparece com instituições entre as 50 melhores do ranking. No grupo entre as posições 51º e 100º aparecem universidades de países emergentes como a Universidade de Seul, na Coreia do Sul; Universidade de Taiwan e o Instituto de Ciência da Índia. A pesquisa pediu aos acadêmicos experientes para destacar o que eles acreditavam ser o mais forte das universidades para o ensino e a pesquisa em seus próprios campos. Harvard obteve 100 pontos. As outras cinco melhores classificadas foram Instituto de Tecnologia de Massachusetts; Universidade de Cambridge (Reino Unido); Universidade da Califórnia, em Berkeley; Universidade de Stanford University e Universidade de Oxford (Reino Unido). Simon Pratt, gerente de projeto da pesquisa, disse que os dados "mostram uma diferença significativa no pé reputação dos seis primeiros, com uma queda no número de respostas abaixo desse nível". As informações são do G1.

10 comentários:

  1. Porque será? Vamos ver.... ~700 milhoes de corte no orçamento de Ciência e Tecnologia, ~1 bilhão de corte no orçamento da Educação..... Já lá entre os amigos: +600 milhões do dinheiro público para ajudar o Eike a subir na lista dos trilionários da Forbes.Porque será que nossas Universidades estão mal colocadas? Porque será...?

    ResponderExcluir
  2. Dois Brasileiros, sim com B maiusculo tentaram implantar um projeto educacional no Brasil, começando pelo Rio. Mas qual? foram execrados, esse projeto foi totalmente desfigurado. Se tivesse sido aplicado em todo o Brasil, hoje não estaríamos passando essa vergonha. E ainda com tiriricas no congresso, sim tiriricas, porque não é só o palhaço que prontifica por lá. Já lá se vão 30 anos. Em 30 anos se forma uma geração completa. Quando será?

    ResponderExcluir
  3. Tanta gente aqui falando mal das instituições brasileiras sem pelo menos saber os critérios de pesquisa utilizados nesse levantamento.Sinceramente, não é porque elegemos um deputado analfabeto e palhaço de profissão que estamos mal no ranking, mas sim por termos leitores que apreciam esse tipo de matéria e ficam babando sobre essas instituições que apareceram na lista.Temos excelentes centros de ensino no Brasil sim. O que precisamos é de BRASILEIROS menos auto-destrutivos.

    ResponderExcluir
  4. O Brasil esta do ranking das falculdades 100 valôr, como por exemplo a faculdade do samba, onde se aprende a colar aderêços de plástico em pedaços de isopor para o gringo de longe pensar que as alegorias das escolas são feitas de puro ouro e diamantes(na verdade pedaços de plásticos vindo da china e vendidos em madureira e casa turuna)e a universidade "Deus é amor", onde ex-presidiarios se formam em pastores.Lá se aprende a ganharo dízimo dos "manés"na base da conversa.2 ex. de muitas outras.

    ResponderExcluir
  5. O BRASIL NÃO É MAIS RESPEITADO LÁ FORA DO QUE ERA NA ÉPOCA DO BESTA DO FHC.
    O BRASIL CONTINUA O MESMO.
    O QUE MUDOU FOI QUE A IMPRENSA PASSOU A ENCHER A BOLA DO LULA PRA FAZER O POVO IDIOTA QUE VIVE AQUI ACHAR QUE O BRASIL ESTÁ BEM NA FITA, E ASSIM, MANTER O PT NO PODER, PORQUE O PT ESTÁ FAZENDO DIREITINHO O QUE OS CARAS DO MOVIMENTO GLOBALISTA QUEREM !!!

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral, sou professor e posso afirmar que a educação no Brasil, realmente, vai muito mal. A escola esta gerando pessoas estressadas, pq enfiar tantas informacoes inúteis na mente dos jovens? estima-se que 85% de tudo que eles aprendem na escola se esqueceram qndo forem adultos. a escola clássica gera pessoas com a SPA (síndrome do pensamento acelerado), essa síndrome foi descoberta pelo Dr. Augusto Cury (escritor), essa síndrome deixa as pessoas agitadas, e impacientes.
    Profº Luiz Cláudio

    ResponderExcluir
  7. Oi Val, a educação no Brasil está péssima: alunos estão ameaçando professores e vice versa... está uma lastima.
    Hoje nós saímos da escola sem aprender, por causa da aprovação automática que o governo implantou... isso para não gerar gastos para o governo.
    Jorge Reis

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo Val Cabral

    Acredito que se o MEC fizesse visitas periódicas às escolas de ensino fundamental e médio, procedendo a uma profunda análise das estruturas físicas, das metodologias de ensino adotadas em cada escola, oferecesse cursos obrigatórios gratuitos para qualificação do corpo docente, e fechassem escolas e extinguissem cursos sem qualidade, como fazem nas esferas do ensino superior, melhoraria muito a qualidade do ensino.
    O governo preocupou-se com o ensino superior, extinguiu os cursos técnicos de qualidade em diversas áreas (mantendo apenas formação de professores e habilitações tecnológicas, que não oferecem vagas suficientes), e hoje importamos mão de obra qualificada para atender a infraestrutura em diversos segmentos de negócios no país.
    Há alguns anos, o aluno saia do ginásio, prestava concurso para o ensino médio; saia do ensino médio e podia habilitar-se a qualquer faculdade, sem alimentar famigerados cursinhos caríssimos.
    Alguns alunos chegam a viajar seis horas, para ter acesso a escola, como veiculado em excelente reportagem esta semana na televisão. O que reitera a falta de escolas no país.
    Há ainda a má remuneração do corpo docente, que não possibilita meios de progressão ao professor que tem interesse em investir em sua qualificação.
    Para qualificar-se e manter certo padrão de vida, dão aulas em varias escolas ou como professores particulares.
    O conceito de educação globalizada levou a uma massificação de informações inuteis ao futuro cidadão e não há segurança nas escolas.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo Bastos12 março, 2011

    Antigamente a educação no Brasil era mais severa, hje em dia já ñ: os alunos acabam mandando nos professores, levando drogas e armas, fazendo o que ñ deve no ambiente mais importante de sua vida. Antes os pais brigavam com seus filhos por causa de notas, hje os pais brigam com os professores por causa delas.

    ResponderExcluir
  10. A educação no Brasil no contexto atual reflete as ações da política brasileira, onde cada vez mais os números são importantes, com isso hoje consideram importante uma quantidade maior de alunos na escola, alunos se formando em faculdades, diminuição do índice de repetência ou coisas do tipo, NÃO MAIS IMPORTA o conhecimento que cada pessoa vai adquirir; hoje até mesmo o ensino superior é precário, com superávit de faculdades particulares que para preencher as vagas se tornam menos exigentes nos processos seletivos, formando profissionais despreparados, motivo no qual faculdade não é mais garantia de emprego.
    Robério Santana

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: