Uma exposição e um concurso de cartuns foram os meios encontrados pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria
de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro, para divulgar a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O 1º Festival Internacional de Humor em DST e Aids foi inaugurado hoje (18) no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oeste do Rio. Além do festival, que ocorre no Centro de Tratamento de Dependência Química Roberto Medeiros, unidade do complexo penitenciário, foi aberto hoje o Concurso de Cartuns Humor em DST e Aids, destinado aos internos das 24 unidades prisionais de Gericinó. A mostra tem 150 cartuns de vários países. Estão expostas obras de artistas brasileiros, da Croácia, China, Espanha, Coreia do Sul e de Cuba. De acordo com o coordenador de Gestão em Saúde da Seap, Geraldo Paraguassu, a exposição e o concurso são também uma forma de identificar os artistas que existem dentro do sistema. “Às vezes, são pessoas que têm o seu dom artístico, mas não recebem estímulos para isso. Com o concurso, em cada uma das unidades por onde passar a mostra, os internos vão ter a oportunidade de captar a informação e, se tiverem o dom, fazer seus desenhos e desenvolver o tema”, observou. A mostra fica em exibição até 18 de março e, depois, percorrerá por dois anos as demais unidades do complexo. Haverá nas unidades uma programação paralela de cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos. Segundo Paraguassu, o Complexo de Gericinó tem entre seus internos cerca de 200 pacientes vinculados ao Programa DST/Aids, recebendo medicamentos contra a doença. “O percentual de infectados dentro do sistema prisional é igual ao da população global, em torno de 3% a 4% do total.”

A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
ResponderExcluirCamisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.
Jonas
Eu creio, e tenho a absoluta convicção de que Deus pode curar a Aids e sem deixar vestigios da enfermidade.
ResponderExcluirEu ja passei por isso; Nos anos 60-61, Deus me curou (através da oração) da doença de chagas,do bicho barbeiro, que até agora ainda não tem cura total.Ja se passaram 49 anos, hoje estou com 81 anos, e nunca tive recaida da doença. Eu creio sim,no poder de Deus para curar.
Reinaldo Lopes
Val Cabral... bandidos com celulares, AIDS, drogas, sobre-lotação etc. É essa a realidade dos presídios no Brasil.
ResponderExcluirSó é de se lamentar que neles não tenha nenhum político corrupto. Hélio Rios