Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

10 de janeiro de 2011

COMO LIDAR COM O STRESS

O estresse aparece quando estamos sobrecarregados ou sob pressão. É um sinal de que o corpo está sofrendo uma ameaça, seja ela física ou emocional. O coração dispara, os batimentos cardíacos aumentam, os músculos ficam tensos, a pupila dilata, enfim, o corpo entra em estado de alerta. O estresse em pequena dose é saudável, é o que nos leva a estudar para uma prova em vez de ficar assistindo televisão. O problema aparece quando o estresse torna-se crônico. Para combater este problema, aí vão algumas dicas: Lembre-se de que cada pessoa tem a sua própria tolerância ao estresse. O que é estressante para alguém pode não ser para você e vice-versa; tente buscar a felicidade no presente, na sua própria realidade, e não naquilo que você imagina para o seu futuro; escute o seu corpo, fique atento aos sinais que ele te dá; não se torne obsessivo perseguindo metas impossíveis; aceite as coisas como elas são, não tente mudar o que não tem jeito; não queira ser perfeito, aceite os seus próprios erros e aprenda a rir deles; não assuma mais tarefas das que realmente pode cumprir; aprenda técnicas de respiração ou de relaxamento; a música e a meditação podem ser grandes aliados na luta contra o estresse. IMPORTANTE - Procure o seu médico se perceber que não está conseguindo sair do estado de estresse, assim poderá investigar mais profundamente os motivos do esgotamento e propor a solução mais adequada.

3 comentários:

  1. A melhor forma de não se estressar com as coisas boas, é saber lidar com elas. "Planejar, saber dinamizar as coisas é o melhor jeito de evitar o estresse". É importante se organizar, marcar horários para fazer as coisas e algumas vezes reservar um tempo livre para descansar.

    ResponderExcluir
  2. Talvez fazer caminhadas ao ar livre,meditar ou simplesmente tentar enxergar o lado bom das coisas. Eu procuro relaxar ao máximo e quando vou dormir eu me desligo de todos os problemas. Adeus estresse!!!

    ResponderExcluir
  3. Estoque as coisas que você precisa diariamente.
    Não coloque 10 reais de gasolina: encha o tanque. Não gaste a última moeda de 25 centavos: troque uma nota de 1 real, para que tenha trocado suficiente quando precisar. Ficar sem estas coisas que são regularmente necessárias pode causar estresse.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: