Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de dezembro de 2010

O NATAL VERDADEIRO NÃO É O DO PAPAI NOEL

Outro dia parei para pensar um pouco sobre o Natal. Comecei a perceber o quanto as pessoas começam a falar muito bonito e principalmente desejando os mais puros sentimentos de paz e felicidades, mas para com aquele que é “próximo” e mesmo assim dentro da perspectiva “faça o seu que eu faço o meu”. Muitos que se dizem cristãos, mas que se esquecem do verdadeiro sentido da data comemorativa e se fartam de produtos aderindo a lógica capitalista, de adquirir para si e para os outros, produtos que satisfaça o ego e faça o indivíduo andar de forma que os outros enxerguem que o mesmo “fruto” da sociedade, esteja de roupa e sapato novo. Não muito longe desta realidade, encontramos muitas outras. Principalmente quando olhamos para o lado e nos deparamos com pessoas que estão à margem da sociedade e esperam apenas as migalhas que caem das mesas fartas. Pessoas que não quiseram está ali e foram levadas pelas circunstancias da vida, independentes ou não de serem viciados e/ou dependentes químicos. Acredito que talvez seja por isso que esteja acontecendo tantos assassinatos envolvendo jovens toxicômanos e traficantes. E fazendo uma breve passagem pelas sagradas escrituras do cristianismo – a bíblia – podemos encontrar o real sentido que se é comemorado nesta data, que é o nascimento de Jesus Cristo, que para os cristãos é o Messias que aguardavam para libertar o povo de Deus, do opressor e que não abandonou em momento algum o seu povo. A mesma palavra que vinha sendo prometida aos descendentes de Abraão, ou descendentes de um Deus libertador que se tornou homem e conviveu no meio do povo, é a mesma palavra que se tem a proposta de se viver e colocá-la em prática nesta festividade. Mas não é bem isso que presenciamos, as pessoas que se dizem seguidores do movimento religioso que ganhou o mundo e que ainda se perdura até os dias atuais, se voltam para o egocentrismo e se esquecem do menino que estamos comemorando que nasceu de uma manjedoura e que na verdade é o filho do dono do mundo. Se o indivíduo, cristão ou não, se voltar para o verdadeiro ideal que se tem para viver neste dia e principalmente na sua véspera, poderá sem sombra de dúvida saborear a verdadeira paz e felicidade que se tanto pronúncia. Se compartilhar com o próximo – e não com o intimo, conhecido – aquilo que podemos ser caridosos e dá com o coração, ai sim são sinceras as felicitações que emanam de cada um. Reflitamos um pouco sobre o verdadeiro sentido do natal e pensemos mais no outro que é vítima do mau do século e como não poderia deixar de desejar, um Feliz Natal a todos e que possamos descobrir verdadeiramente o caminho para a paz que tanto desejamos.

3 comentários:

  1. As pessoas estão confundindo o natal como se só houvesse Papai Noel e não estão dando nenhuma importância ao verdadeiro significado natalino, que é o aniversário de Jesus Cristo. É lamentável isso.
    Joselito Brito

    ResponderExcluir
  2. ENTÃO... é NATAL! - Que o Homem do Saco Vermelho, possa penetrar profundamente pelo buraco da sua chaminé, trazendo um “Peru” bem grande, lhe dando bastante prazer; E que a “pomba branca” da paz lhe penetre no fundo.... do seu interior, e te rasgue de alegria e felicidade seu C...oração durante todo o Ano Novo!!!
    ho, ho, ho, ho, ho, ho, ho, ho...
    Sandro Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. QUEM É JESUS ?

    Para o cego, é a luz.
    Para o faminto, é o pão.
    Para o sedento, é a fonte de água viva.
    Para o morto, é a vida.
    Para o enfermo, é a cura.
    Para o prisioneiro, é a liberdade.
    Para o solitário, é o companheiro.
    Para o viajante, é o caminho.
    Para o sábio, é a sabedoria.
    Para a medicina, é o médico dos médicos.
    Para o réu, é o advogado.
    Para o advogado, é o Juiz.
    Para o Juiz, é a justiça.
    Para o cansado, é o alívio.
    Para o pedreiro, é a pedra principal.
    Para o jardineiro, é a rosa de Sharon.
    Para o triste, é a alegria.
    Para o leitor, é a palavra.
    Para o pobre, é o tesouro.
    Para o devedor, é o perdão.
    Para mim Ele é TUDO!!!

    Maria Helena Tavares dos Santos

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: