Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de novembro de 2010

ELEITORES JÁ SE ESQUECERAM EM QUEM VOTARAM

Pouco menos de dois meses após a eleição em primeiro turno, e uma pesquisa realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que, mais uma vez, boa parte do eleitorado ainda não aprendeu a votar. A importância dada à escolha dos próximos governantes foi tanta, que sequer se lembram em quem votaram. Do total entrevistado, 23% não lembram o candidato a deputado estadual que votaram, 21,7% não recordam do deputado federal e 20,6% se esqueceram dos candidatos ao Senado. A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar com 9,9%, a frente do jornal impresso, do rádio e de revistas. Informações do O Globo.

16 comentários:

  1. Rilvan Batista de Santana01 dezembro, 2010

    Val, aproveitando o título do seu artigo: "amnésia", peço-lhe lembrar daquele pedido que fiz para comentar no seu programa de rádio o artigo "Solidariedade".

    ResponderExcluir
  2. É preciso modificar a prática de um só homem dirigir um país. O Brasil daqui para a frente deveria ser dirigido por um colegiado, ou seja, um número de pessoas que representassem diversas segmentos da sociedade. Assim, por exemplo, o Executivo Federal, o STF, o Congresso, a OAB, governariam o Brasil em conjunto.
    Daniel Santos

    ResponderExcluir
  3. O próximo presidente será um PALHAÇO - o Tiririca!
    Ô gente estúpida.

    ResponderExcluir
  4. QUEM ESQUECE DE SEUS PRÓPRIOS CANDIDATOS, NÃO É DIGNO DE SER ELEITOR!! EVERALDO RIOS

    ResponderExcluir
  5. Preparem o estômago, porque o PT vai ficar no mínimo mais 12 anos no poder (4 de Dilma e mais 8 de Lula).
    Ou alguém duvida que eles vão se dar ao luxo de não usar essa estratégia?
    Wilson Barbosa

    ResponderExcluir
  6. È isso aì Val Cabral, nâo dê trégua aos petistas. José C. Silva Conrado

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso seu texto!
    Parabéns!
    Aliás, quero confessar que estou viciada em seu blog, todo dia tenho que ler o que escreve e os comentários.
    Ediana Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Engraçado, grupeto de intelectuais desonestos e babacas que dão 1 milhão de votos para tiririca e 200 mil votos para maluf. Que desperdicio de neurônios!!!!!!!!!!!
    Sandro Andrade

    ResponderExcluir
  9. Mas lá é pesquisa que se faça? Pra quê? Para "confirmar" a nossa memória curtinnnnha? Esqueceram,p. ex. quem era contra a CPMF e hj é a favor, detonava o combate à inflação através do Plano Real. Pesquisa excelente para testar a "memória" do nosso querido povo, seria aquela sobre os últimos "vencedores do grande programa cultural" BBB, os 10 últimos campeões estaduais e brasileiros de futebol, as grandes "vencedoras" dos 20 últimos carnavais bem como seus sambas enredos e por aí vai. Se liga TSE
    Luiz Cláudio Barreto

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro e muito bem, não só da última, mas das anteriores também.
    Marcos Cordeiro

    ResponderExcluir
  11. Val Cabral
    Até as próximas eleições o percentual de esquecimento deve chegar a 80%, uma vez que o eleitorado brasileiro não tem memória. Isto se deve à baixa conscientização do voto e porque não está presente em nossa cultura a cobrança aos eleitos. Se o eleitor não se lembra em quem votou como irá cobrar alguma coisa. O resultado disso tudo é a vulgarização da classe política. O saudoso Dr. Ulisses Guimarães, ao ser cobrado pela má qualidade dos parlamentares, dizia: "espere para ver os próximos...".
    Paulo Tavares

    ResponderExcluir
  12. A desqualificação dos candidatos em questões políticas de interesse da população, aliado ao evidente interesse pessoal de se beneficiar com o dinheiro público resulta nestes fatos ou seja, indiferença do eleitor.
    Acorda Brasil!
    Otávio Medeiros da Silva

    ResponderExcluir
  13. EVIDENTEMENTE QUE A MAIORIA SE LEMBRA SIM, EU ANOTO, QUEM VOTOU NO TIRIRICA COM CERTESA VAI DIZER QUE NÃO SE LEMBRA PARA NÃO PASSAR VERGONHA E SER CHAMADO TAMBEM DE ANALFABETO.
    ROBERTO NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  14. Que vergonha.
    Mas devem se lembrar muito bem da esmola que recebem.
    Ricardo Borges

    ResponderExcluir
  15. É a memória curta do brasileiro. Se perguntar para alguem o que comeu ontem, com certeza também não saberá. Maria Helena de Campos

    ResponderExcluir
  16. O voto obrigatório faz isso. As pessoas votam em qualquer um já que são obrigadas a comparecer à Zona Eleitoral. A propaganda não diz que o voto já não é obrigatório. Se pode anular, pode não votar. Os políticos não querem acabar com a obrigatoriedade de comparecimento porque se valem do número de votos para aparentar legitimidade. Não importa se são votos inconscientes e inconsequente. há inúmeras eleições anulo meu voto. Não sou responsável por nenhum deles.
    Washington Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: