Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

27 de setembro de 2010

O DEBOCHE DAS PESQUISAS ELEITORAIS

Pesquisas servem apenas para animar campanhas eleitorais. Tão-somente. Não contem com elas como avaliadoras do desempenho de candidatos porque, como disse ontem o presidente Lula, "eu não acredito em pesquisas", ressalvando que as aceita quando elas são boas para os seus interesses. Nesses últimos três dias, o DataFolha, que apresenta o maior índice de credibilidade; o Ibope, que é presidido pelo Dúbio Montenegro, que assegurou com todas as forças e "conhecimento" a vitória de José Serra, e o Vox Populi apresentaram seus números sobre a corrida eleitoral na Bahia. Nada bate com nada. São percentuais desencontrados e de tal forma que comprometem qualquer campanha. Há quem defenda, e não são poucos, a proibição da divulgação de resultados de pesquisas, encomendadas na maioria dos casos, no período oficial de campanha. Ou porque não são sérias ou porque apresentam metodologias de tal maneira diversificadas que deturpam a realidade da campanha. Como sequer se tentou uma Reforma Política no país, para não desagradar os detentores de mandatos, não convém contar com o fim das pesquisas. Mas seria bom que houvesse uma regulamentação de sorte a facilitar o entendimento do processo pelo eleitor. Da forma como procedem, tais institutos são os maiores cabos eleitorais dentre todos que aí estão. Como Tiririca, sem eles pior não fica. (Samuel Celestino).

18 comentários:

  1. É evidente que os institutos de pesquisa tem lado e interferem no resultado da eleição. Ocorre que vai haver segundo turno e tempo sufiiciente para ficar claro para os formadores de opinião que o que está em jogo de verdade é o caminho que o Brasil vai seguir, não este ou aquele candidato. O Brasil vai dizer se quer pcontinuar com o jeito petista de aparelhar e corromper tudo ou se quer fazer o país melhorar...
    Ivan

    ResponderExcluir
  2. Discordo em genero, número e grau da afirmação de que os institutos influenciam o eleitorado. Fazem 3 dias que o Ibope divulgou sua pesquisa. Saia as ruas e perguntem ao povo se ele sabe do resultado. Noventa e oito por cento vai dizer que não !!!
    Edmilson Tavares

    ResponderExcluir
  3. Existe uma corrente que afirma ser possível fraudar as urnas.
    Nesse caso pode ser um roteiro que vai sendo escrito.
    Há também um dado estranho: toda a pesquisa para presidente traz embutida a dapopularidade da besta quadrada de nove dedos e um neurônio embriagado.
    Joselito Góes de Souza

    ResponderExcluir
  4. Lula já conseguiu vender uma candidata do PDT ao PT. Já conseguiu dobrar os joelhos dos petistas de MG e do MA.
    Agora quer brincar de boca de forno com todos os brasileiros.
    A grande pesquisa do dia da eleição é que mostrará se a maioria fará tudo o que seu mestre mandar.
    Eu, com minoria ou maioria, não brinco disso.
    Francisco Mendes

    ResponderExcluir
  5. Se até uma propaganda enganosa de produto de consumo deve ser proibida, imagine essa, destinada a falsificar a vontade popular para induzir a erro o principal e mais evidente direito da democracia, que é o de escolher livremente os governantes.

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral:
    Tudo bom, parceiro?
    Vou tocar, mais uma vez, nesse tema “Pesquisa” e como ela é feita aqui no Brasil, notadamente essas de prospecção política.
    Está mais na cara que nariz que elas se prestam à criação de clima para “arranjos” futuros e orientação das vontades de um povo inculto e iletrado.
    Sugiro uma entrevista com um expert no assunto, para esmiuçar, sem corporativismo ou espírito de corpo, as possibilidades de enviezamento de briefings para determinar os resultados.
    Tenho algumas sugestões de nomes, que posso passar por e.mail para V.
    Tem muito “achismo” por aí e acho que a sua coluna pode ajudar a esclarecer muito essa questão.
    Abraço!
    Celso Ferreira

    ResponderExcluir
  7. Prezado amigo Val Cabral

    Que as pesquisas hoje são “produzidas” e “direcionadas” para certos resultados, e utilizadas como arma de pressão, para o público, não tenho dúvidas. Utilizar tais pesquisas para pressionar os eleitores em prováveis votos não têm sentido. Eles estão cansados de saber como são feitas, e não confiam nem um pouco nelas. Para isto criaram seus próprios meios de aferição dos seus candidatos.
    Na base de pesquisados por essa última pesquisa ibope/cni, 2002 pessoas, quanto valeriam 8 pessoas, percentualmente falando?
    Pergunto porque ontem, durante o jogo, em um posto de gasolina aqui em Itabuna, terra que os petistas dizem que Dilma vai ganhar com mais de 70% dos votos, entre 11 pessoas 3 votavam em Dilma e 5 em Serra e três em Marina Silva. Ao mesmo tempo, 6 diziam que o governo era bom, 3 regular e 2 eram margem de erro, pois detestavam lulla. 2 capixabas, 2 cearenses, 2 goianos, 2 pernambucanos e 3 paulistas. Todos motoristas de caminhão.
    Em qualquer lugar, pode-se fazer essas mesmas perguntas. Duvido muito que os resultados serão diferentes.
    Como disse um comentarista da coluna, “será que eles (os pesquisados) estavam todos no mesmo lugar ? “

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  8. Val Cabral
    O povo não precisa de pesquisas... basta seguir a “cartilha do antigo império romano” q era: DÊ PÃO E CIRCO AO POVO. O governo q pelo menos der isso, terá longo mandato seja de qual lado for: SOCIALISTA, CAPITALISTA, ETC.
    Hildete Ramos

    ResponderExcluir
  9. ELAS SÃO MANIPULADAS, SIM.

    ResponderExcluir
  10. Hoje, a lavagem cerebral que o PT tenta impor à população através dos meios de comunicação é acintosa. Já estão cantando vitória para iludir os incautos. Aliás, essa é a prática do PT.
    Nunes

    ResponderExcluir
  11. As pesquisas demostram exatamente o interesse do contratante. Os petistas já davam Dilma na liderança desde fevereiro. A CNT-SENSUS já havia mostrado coisa parecida antes. Os institutos estavam loucos pra mostrar a vantagem de Dilma. O ibope ainda postergou até junho. Eu até acredito que Dilma esteja à frente agora, como resultado da descarada campanha que Lula vem fazendo,ininterruptamente,zombando do sistema judiciário e pisoteando a democracia. Isso causa um desconforto nas pessoas sérias, que acreditam que quem deve vencer é o mais preparado, não quem Lula acha que é melhor.
    A ecomonomia está indo bem, é inegável. Vai bem conta da conjuntura mundial e da manutenção da responsável poítica econômica iniciada na Era FHC.Porém,ainda temos problemas enormes como a carga tributária excessiva,a falta de infraestrutura,a baixa escolaridade, o SUS em frangalhos entre centenas de problemas que Lula e o PT não tem o mínimo interesse em sanar.
    Pra Lula, a política assistencialista é o que importa, pois aumenta o poder de compra da faixa miserável da população,aquece a economia e rende milhões de votos. Mas não resolve nada a longo prazo, tendo em vista que uma das maiores carências do nosso país é a mão de obra qualificada. E sinceramente, não vejo dona Dilma com a mínima preparação ou disposição pra resolver nenhum desses problemas. Se ela ganhar, o aparelhamento do estado vai se aprofundar e as reformas que o pais necessitam não acontecerão, o Bolsa-Família vai continuar a ser a principal fonte de renda de grande parte da população e nada vai mudar. Nosso potencial de crescimento vai sendo sub-aproveitado. Acredito que Serra é de longe o mais preparado para realizar as reformas que o Brasil precisa. Sérgio Falcão

    ResponderExcluir
  12. NEM O MAPA DAS CIDADES OS INSTITUTOS MOSTRAM..., DESTE TIPO DE PESQUISA QUALQUER UM FAZ, VOCE INVENTA UNS NUMEROS, SOLTA AQUELA BESTEIRA NA PRAÇA, TODO MUNDO VAI ACREDITAR E VOCE NAO PRECISA PROVAR NADA, COMO FEZ, AONDE FEZ, EM QUE CIDADE FEZ, ENTAO COMO CONFIAR NUMA COISA DESTA QUE NEM DADOS APRESENTA PRA CONFERENCIA. O VALOR QUE ESTAS PESQUISAS TEM PRA MIM DESTE JEITO E O MESMO VALOR QUE UM CACHORRO CAGAR OU UM BEBADO FALAR, NENHUMA CREDIBILIDADE. A BATALHA MEUS AMIGOS... ESTAMOS VENDO NA PROPAGANDA ELEITORAL, QUE ATÉ UM ASNO RINCHA, E AI PODE TER CERTEZA, A VACA VAI PRO BREJO. SO TEMOS QUE GRITAR E GRITAR MUITO, QUE E A UNICA COISA QUE TENHO MEDO, E ROUBAREM NAS URNAS ELETRONICAS, POIS TENHO LIDO SOBRE ISTO, E ISTO NAO TEM CONTROLE NENHUM, E SO ISTO QUE TENHO MEDO, QUANTO A DITA CUJA GANHAR NORMALMENTE, PREOCUPAÇAO ZERO, NAO TOU NEM AI. O MAIS MINHA GENTE ANIMO, ALEGRIA, PORQUE AGORA QUE A COISA VAI FICAR BOA, AGORA QUE O BICHO VAI PEGAR PRO LADO DA DILMA RUIMSSEF. AGORA ELA VAI APANHAR QUE NEM BODE NA HORTA. VOCES JA VIRAO FALAR QUE QUEM RI POR ULTIMO RI MELHOR? ANTONIO RIBÓRIO SEIXAS

    ResponderExcluir
  13. Caro Val Cabral
    Eles fazem pesquisas em churrascos realizados por eles mesmos... só pode dar o que eles querem né???
    Luiz Alberto Torquato Jr.

    ResponderExcluir
  14. Quem é Dilma? – Eis alguns dos seus nomes:
    01)- Dilmá
    02)- BBB das eleições
    03)- Dilma maria
    04)- A mulher do Lula
    05)- Dilma Houssefoi feita
    06)- Dilma-ma Lula-la
    07)- Robô
    08)- Papagaio de pirata
    09)- a Sombra do Lula
    10)- a Mentirosa
    11)- Balão do PT
    12)- Dilma Russa
    13)- Dilmamata
    14)- Barbie gôrda
    15)- Dedo do Lula
    16)- Dentuça
    17)- a Cara de pau
    18)- Dilmer da Silva
    19)- Foguete de artifício
    20)- A bola do jôgo
    21 – Boneca plástica
    22 – Cão di data
    22 – Carta do baralho do Lula
    23)- Bala Perdida
    24)- a Terrorista
    25)- Dilma Petralha
    Escôlha o melhor ou acrecente os que você conhece.
    João Batista

    ResponderExcluir
  15. Foi um alivio ler esta coluna, pois queria saber onde estao todos estes eleitores de Dilma, uma vez que com todos que converso ninguem vota nela.
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  16. por que não se faz uma pesquisa nacional,pra saber quem algum dia já foi pesquisado.
    seria uma piada.
    não conheço ninguem , que conheça alguem que já respondeu a estas tão famosas pesquisas de intenção de voto.
    alguem aqui já respondeu alguma delas?
    Evanildo Santos

    ResponderExcluir
  17. Prezado amigo Val Cabral

    Claro que as pesquisas são um bom indicativo. Mas pesquisa eleitoral infelizmente ainda deixa todo mundo com um pé atrás. Os candidatos movem (com $$ claro), montanhas para aparecerem bem cotados agora e fortalecer suas alianças. Com uma que outra exceção, os políticos que conheço dão apoio ao provável eleito. Não interessa se vai ser bom ou ruim. O pensamento geral é: TEM MAIS CHANCE, TÔ JUNTO. É assim que funciona meu irmão. Então O RESUMO:
    1. Duvide de pesquisas eleitorais sempre, principalmente nessa altura da campanha;
    2. Não vote em candidato que deixa prá definir seu “apoio” na última hora. Ele não está sendo indeciso. Está avaliando o provável ganhador prá se encostar nele e garantir a “teta” (lembra do vexame protagonizado por Capitão Fábio?);
    3. Existem métodos e “métodos” de pesquisa. Com esperteza e sutileza é possível conseguir qualquer resultado que se queira;
    4. O brasileiro pode ser tudo, mas na última hora ele vai saber o que é realmente bom pro BRASIL!!

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  18. Val Cabral
    Quando escuto um idiota falar que vota em lula indicar, fico pensando esse cidadão está tirando algum proveito financeiro sem trabalhar tipo Bolsa familia ou o cacete ou é tão ignorante na palavra exata. Aí penso se o lula mandar pular de um predio o babaca pula? se lula mandar da o fio fó o babaca dá? se for assim estamos perdidos.
    Pense em seus filhos e netos que Brasil você quer pra eles.
    O BRASIL PODE MAIS
    Jackson Leite

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: