EMASA

Trief

Trief

ITAPEDRO

2 de agosto de 2010

SEGURANÇA É DA CONTA DE TODOS NÓS

O fim de semana sempre deixa a população dos bairros periféricos de Itabuna em alerta. Assustados com a onda de violência que cresce nesse período, os moradores anseiam que as polícias Militar, Civil e Federal consigam inibir a ousadia dos criminosos. No entanto, é bom lembrar que a população pode contribuir, e muito, para a diminuição da violência na cidade. Basta que cada cidadão, ao observar a movimentação dos vândalos, ligue para o telefone 190 e denuncie. Cada pessoa pode ser um fiscal da lei, sem precisar, necessariamente, se envolver na questão. A mudança de comportamento depende da tomada de atitude de todos. É caro que o morador não vai fazer justiça com as próprias mãos ou enfrentar o bandido “à unha”. Isso seria insensato e o colocaria na mesma categoria de quem afronta a legislação. Em se tratando de uma população ordeira, o itabunense saberá como contribuir com o trabalho da polícia de forma coerente. Também é bom lembrar que consciência e educação são princípios que impregnam, se forem aplicados no dia-a-dia. A partir do momento que cada cidadão assumir uma postura de fiscalizador da ordem pública, os vândalos recuarão. Isso pode ser feito sem que haja qualquer incentivo à violência ou ao enfrentamento.

9 comentários:

  1. Tem muita gente sabendo sobre bocas de fume em suas vizinhanças, mas não denunciam com receio de serem perseguidas, sem se conscientizarem, que as vítimas dos traficantes serão seus filhos e netos. Isto contribui para o aumento do crime em nossa cidade.
    Luiz Alberto Bastos

    ResponderExcluir
  2. Discordo. Acho que segurança é responsabilidade exclusiva do estado e ninguém deve assumir o risco de se envolver com criminosos. Assuntos de segurança é assunto de governo e de polícia!!!
    Josué Santos

    ResponderExcluir
  3. Acabar com a violência só com educação.
    Não adianta reclamar dos políticos e governantes corruptos, pois eles são escolhidos pelo próprio povo.
    Povo esse que:
    Adora levar vantagem em cima dos outros.
    Não obedece as leis.
    Não cumpre as regras.
    Incomoda os outros, mas, odeia ser incomodado.
    Bebe e dirige, ou pior, dirige bebendo.
    Não respeita a sinalização.
    Viola embalagens no mercado, come e não paga.
    Estaciona nas vagas de deficientes e idosos.
    Que joga lixo nas ruas e estradas pelas janelas dos carros.
    Copiam e usam músicas, filmes e programas piratas.
    Enfim, povo que rouba, mas, que não gosta de ser roubado.
    Enquanto o próprio brasileiro não se tocar e mudar seus hábitos e costumes, a situação só tende a piorar.
    O ladrão de hoje é o assassino do amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Devemos "vigiar" mais e orar também! (Vigiar mais que orar)!

    A paz deve começar em mim. Nós sempre achamos que a paz deve começar no outro.
    Eu sei de mim, se eu (e cada um de nós) for instrumento da paz, a paz acontecerá algum dia!

    "Senhor fazei de mim um instrumento da Sua paz".
    Devemos ser unidos sempre!

    ResponderExcluir
  5. penso que a violência não é um problema exclusivo de igrejas e nem só do governo. Acredito que a base de tudo é a educação e a cultura, coisa que estamos longe de administrar. Quando tivermos as ciências básicas da vida, teremos também uma diminuição ou extinção da violência...

    ResponderExcluir
  6. SIMPLES... DEVEMOS MATAR AS PESSOAS VIOLENTAS.

    ResponderExcluir
  7. Seria cada um abrir a consciência e colaborar. Vivemos tempos em que ninguém quer ou gosta de abrir mão de algo. E não adianta falar em educação, porque milhões é investido e nada resolve, ao contrário, os jovens estão cada vez violentos e por ai vai. O Certo seria reeducar a população com inúmeras campanhas. Seria também os políticos terem compromisso e empenho de verdade com a população e ninguém ficar no um por todos e todos por si.

    ResponderExcluir
  8. E O CASO DO SUCO????????

    ResponderExcluir
  9. Sou a favor sim e acho que é um dever de todos, esses exemplos ai tem em outros paìses e fonciona! entao vamos todos se juntarem e fazermos a nossa parte tambem.
    Linda H.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: