PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de agosto de 2010

OS FILHOS DEVEM SE SENTIR AMADOS PELOS PAIS

Nossos jovens precisam resgatar a auto-estima, valorizando o dom da vida, com perspectivas de quem pode muito oferecer à sociedade. Falta, a muitos, ânimo, vigor, vontade de ser e de fazer, porque há uma crise de sentido da vida, inibindo talentos, ceifando oportunidades, derrubando jovens cedo demais, ao vício, ao desencanto, a desistir da vida muito antes de terem começado. Isso tem que mudar, porque nunca uma geração teve tanto acesso à informação, a bens culturais, a intercâmbios e a um alargamento de horizontes e potencialidades. O que falta então? Justamente um direcionamento que os faça meditar que é possível vencer as dificuldades, superar os desafios, construir possibilidades de vida. Nesse sentido, desde cedo, os pais devem ser uma presença amorosa na vida dos filhos, dar-lhes afeto, atenção, partilha de idéias e experiências, para que quando jovens, se sintam motivados a viver a vida, com entusiasmo, esperança e gosto de viver. A crise do sentido da vida começa mesmo em casa, porque muitos dos pais têm sido indiferentes à verdadeira formação dos filhos, não lhes dando o tempo e a atenção devida para as suas necessidades afetivas e intelectivas. Os filhos devem se sentir amados pelos pais, saber que eles estão juntos, acompanhando o desenvolvimento pessoal, vendo o que eles estão estudando, às vezes estudando juntos, conversando com eles sobre os problemas cotidianos, fazendo-os se sentir em família e não à parte dela. Tem sido muito mais fácil deixar os filhos largados numa internet, num jogo de videogame, ou em programas fúteis de televisão. Prevalece um certo indiferentismo sobre o que eles fazem ou deixam de fazer, não há envolvimento. Por isso, muitos quando se tornam adolescentes, já querem sair de casa, buscar lá fora o que não encontram na ambiente doméstico. Dessa forma, vulneráveis e fragilizados, muitos jovens se perdem no imediatismo, na busca do sentido da vida, que lhe foi negado em casa. Compete aos pais a responsabilidade da primeira formação dos filhos, para que os jovens se sintam impelidos a dar o melhor de si no que fazem, e contribuam assim para alcançarem a felicidade, a partir daquilo que se sentem verdadeiramente vocacionados. Nossos jovens precisam reencontrar a força do afeto, em família, porque é assim que conseguirão o suporte necessário para vencer os desafios da vida, e serem mais apaixonados pela vida, com a disposição, a dedicação ao estudo e ao trabalho, a partir de princípios de valores da responsabilidade, para fazerem de suas vidas, experiências mais bem sucedidas não apenas do ponto de vista profissional, mas principalmente, pessoal.

17 comentários:

  1. Val Cabral... os pais podem dar tudo, mas o filho sempre vai sentir falta sempre de um coisa que é o amor e carinho dos pais, porisso o amor é o maior bem que um pai pode dar ao filho.
    Jorge Fernades de Souza

    ResponderExcluir
  2. Duas familias; um pai que deu tudo para os filhos, filhos comportados(hoje filhos rebeldes)OUTRA; o pai nada deu, escondendo as artes que faziam, mentiam,até enganavam,mas ensinava sempre a pedir benção(hoje filhos feliz) O MAIOR TESOURO QUE DEUS NOS DEU "AS BENÇÃOS", abençõe sempre seus filhos, maridos, familias, inimigos não importa, abençõe. VERÁS OS BONS FRUTOS QUE IRÁS COLHER...
    Rubens Santos

    ResponderExcluir
  3. HOJE EM DIA OS FILHOS ESTAO MUITO REBELDES SO QUEREM SABER DO QUE ELES ESTAO SENTINDO, VIVENDO, ENFIM SO QUEREM SABER DE SER FELIZ DO MODO DELES.
    JA OS PAIS SO QUEREM SABER DE TRABALHAR E ESQUECEM DE VIVER A FELICIDADE DE TER O DOM DE AMAR SEUS FILHOS A SUA FAMILIA...
    Flávio Marques

    ResponderExcluir
  4. Os pais devem respeitar seus filhos, de acordo como os filhos respeitam seus pais. João Pedro de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. O relacionamento entre pais e filhos, tem que ter um gesto de carinho e muita responssabilidade, com bastante respeito. eu discordo com o que dizem: vamos beber ate cair.
    Miguel Dantas

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia os pais deixam os filhos para serem promovidos no trabalho, isso e pessimo para um filho eles podem dar tudo que eles querem,ou seja,eles dao carinho comprando objetos e não amor de pai e de mãe,eu acho que o pais deveriam conversar mais com os filhos, ensinar um pouco da vida pra ele porque nós adolescentes temos muitas duvidas e necessitamos muito de uma conversa entre pais e nós filhos. Enfim os pais tem que dar mais amor e mais atenção, a nós adolescentes. Débora Rios de Barros

    ResponderExcluir
  7. Pais e filhos têm que se entender, porque eles são uma família.
    Muitas vezes pais e filhos não se entendem por falta de diálogo na família. Hoje em dia os filhos estão muito rebeldes, os pais tentam ajudar e os filhos já acham que isso é errado, que eles sabem o que fazer de sua vida. Mas com o tempo isso passa, basta esperar esta fase complicada dos jovens passar.
    Diogo Brito

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo Val Cabral

    Na minha opinião a falta de relacionamento entre pais e filhos, é muito grande devido a falta de dialago entre os mesmos, por que varios pais não dão importacia para seus filhos por eles já serem adolecentes.
    Isto trás um grande conflito entre eles, as vezes tudo o que acontece entre os mesmos é devido a falta de confiaça, coragem de dizer o que está acontecendo.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. O RESPEITO E UMA VIA POR DUAS MAOS: VOCE RESPEITA E VOCE E RESPEITADO. POR ISSO VC DEVE CONSCIENTIZAR E DAR EM DOBRO AOS SEUS PAIS PORQUE ELES MERECEM SEMPRE ALGO MAIS. E OS FILHOS MAIS DIALOGO ENTRE SEU PAI INDEPENDENTE DO ASSUNNTO. SE VC NAO CONFIA EM SEU FILHO EM QUEM VC VAI CONFIAR? NOS OUTROS???
    Letícia Lemos

    ResponderExcluir
  10. Esta mensagem e para todos os filhos: vamos beber ate cair curtir a vida como se fosse o nosso ultimo dia de vida porque o passado não volta e o futuro talvez nem chegue.
    Nunes

    ResponderExcluir
  11. Val Cabral
    Na minha opinião, relacionamento entre pais e filhos deve ser um relacionamento cheio de confiança, e principalmente diálogo. Conversar sobre tudo, drogas, preconceito, sexo, violência... Hoje em dia a falta de diálogo entre os pais e filhos é preocupante, alguns pais ao contrário de ajudar apenas atrapalha confundindo com palavras medíocres e coisas insignificantes.
    André Araújo

    ResponderExcluir
  12. Muitas vezes os pais não dão atenção que os filhos merecem, por isso eles ficam rebeldes. Os pais não orientão os seus filhos na ora que eles mais nessecitão, na minha opinão acho que tanto os pais como os filhos tem que aceitar a opinião de cada um para não haver disavenças entre pais e filhos. Everaldo Gomes

    ResponderExcluir
  13. Amigo Val Cabral, pais e filhos devem ser mais unidos, mas isto não esta acontecendo, hoje em dia os pais e filhos inseguros um com os outros, muitos filhos não confião em seus pais, eu acho que essa discordia não deveria acontecer eles terião que ser unidos não tendo segredos ums com os outros, filho deveria se abrir com o pai, e pai com o filho, hoje os pais não comfiam nos filhos,e nem os filhos nos pais isso que torna tudo dificil entre pais e filhos.
    Juliana R. Borges

    ResponderExcluir
  14. Os pais hoje em dia tentam o maximo serem amigos de seus filhos, mas não sabem como lidar com eles, tentam conversar mas acabam discutindo e assim geram grandes problemas. Acho que tudo isso ocorre porque os pais não se interessavam muito pela vida dos filhos quando criança, mas agora que eles estão amadurecendo eles querem participar da sua vida, e eles na parte mais complicada de sua fase não aceitam que seus pais querem ser seus amigos, e acabam saindo de casa para nunca mais voltar.
    José Hnerique Silva de Lima

    ResponderExcluir
  15. Para uma boa relação entre pais e filhos tem que haver um dialogo,e muito entreterimento.

    ResponderExcluir
  16. PARA UMA BOA RELACAO ENTRE PAIS E FILHOS TEM QUE HAVER O DIALOGO.
    HOJE EM DIA OS FILHOS ESTAO MUITO REBELDES, NAO QUEREM SABER DE OUVIR SEUS PAIS, SO QUEREM SABER DE FARRA.
    OS PAIS SO QUEREM SABER DE PROIBIR OS FILHOS, PORQUE ACHA QUE O MUNDO SO ESTA OFERECENDO DROGAS, BEBIDAS, VIOLENCIA, ENFIM, NAO ESTA COLABORANDO PARA UMA BOA RELACAO ENTRE PAIS E FILHOS. ENTAO, PAIS, VAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANCA A SEUS FILHOS, CONVERSE, DIALOGUEM, ESCUTEM O QUE SEUS FILHOS TEM A DIZER A VCS. TALVEZ VC POSSA AJUDA-LO EM UMA DUVIDA, PARA EXCLARECER A VIDA. JONATAS RIBEIRO

    ResponderExcluir
  17. Os pais hoje em dia tentam o maximo serem amigos de seus filhos, mas não sabem como lidar com eles, tentam conversar mas acabam discutindo e assim geram grandes problemas. Acho que tudo isso ocorre porque os pais não se interessavam muito pela vida dos filhos, mas agora que eles estão amadurecendo eles querem participar da sua vida, e eles na parte mais complicada de sua fase não aceitam que seus pais querem ser seus amigos, e acabam saindo de casa para nunca mais voltar.
    Lucas Conrado

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: