PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

14 de agosto de 2010

ILHÉUS RETOMA CONSTRUÇÃO DE UNIDADES HABITACIONAIS NO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda que ocupa há mais de 20 anos, de forma desordenada áreas de proteção ambiental situadas em uma das entradas da cidade – rua Floresta, antiga rua do Mosquito, rodovia Ilhéus-Itabuna –, a prefeitura inicia este mês as obras de melhoria habitacional no bairro Teotônio Vilela. O projeto Habitat Brasil BID prevê a remoção das cerca de 370 famílias previamente cadastradas para o loteamento urbanizado Bosque Verde, situado na zona oeste da cidade. A ordem de serviço foi assinada esta semana p elo prefeito Newton Lima. O secretário de Infraestrutura, Marconi Queiroz, disse que as obras serão executadas com recursos financeiros do BID, Ministério das Cidades e Caixa Econômica. Assegurou que “as obras PAC, a atual gestão realiza serviços de infraestrutura, drenagem, iluminação e pavimentação. Todo o trabalho se encontra em pleno funcionamento, inclusive com algumas casas em fase de construção. Vale salientar que o projeto se encontrava paralisado desde 2003 e vai contemplar também o alto São João com drenagem e esgotamento sanitário”. Marconi informou que a Prefeitura iniciou o processo licitatório para as obras nos altos do Basílio, do Nerival e da Conquista, bairro do Malhado, avenidas Esperança e Princesa Isabel, rua Luiz Gama, além de outras áreas de risco onde foram cadastradas as moradias que sem condições de habitação nessas localidades. O secretário garantiu que “nos próximos 15 a 20 dias, após se conhecer a empresa vencedor a da licitação pública daremos início à execução das obras porque a verba já está garantida”. OUTRAS AÇÕES – Marconi Queiroz lembrou que no alto do Seringal e na avenida Esperança, nas proximidades do Colégio-Modelo Luís Eduardo Magalhães, a Prefeitura também vai levar idênticas ações, a exemplo da construção de contenção de encostas. Reafirmou que as famílias que residem em áreas de risco, ao perceber que seus imóveis têm problemas estruturais, como rachaduras em algum cômodo, o morador deve comunicar à Secretaria de Infraestrutura. Os técnicos farão análise e iniciam a retirada das famílias desses locais. Um programa emergencial mantido pelo município oferece moradia provisória com aluguel pago pela prefeitura no valor de 200 reais. Sobre a Operação tapa-buracos o secretário garantiu que o serviço já foi iniciado em toda a cidade, mas foi interrompido diante das chuvas ininterruptas que ocorreram nos últimos 20 dias na cidade. O s trabalhos começaram no perímetro urbano, em alguns trechos da avenida Itabuna, grande parte da avenida Princesa Isabel, bairro Teotônio Viela e avenida do Jardim Savóia. A prefeitura recebeu do governo do estado recursos da ordem de R$ 1 milhão, dividido em cinco parcelas do BID para aplicar em alguns locais. Será retirado todo o asfalto danificado e realizar serviço mais técnico.

7 comentários:

  1. Sr. Prefeito, é louvável o Projeto de recuperação de casas populares, no entanto ainda nao conseguimos realizar o sonho de milhares de familias ilheenses em conquistar uma moradia digna, pois aqueles que encontram-se fora do criterio de renda nao podem fazer parte dos muitos programas habitacionais dos governos do município, do Estado e da União... infelizmente.
    Ricardo Mendes

    ResponderExcluir
  2. Ótima ajuda para o povo, só que são muito poucas casas beneficiadas! Haroldo Vieira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana essa idéia... se for verdade e se sair do papel.
    Só assim o povo pode ter uma moradia digina.
    Sandro Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, é muito boa a iniciativa do governo de fazer as pessoas morarem com mais dignidade, e espero que relmente ajude a mudar essas diferenças entre ricos e miseráveis... apesar de tudo feito pelo o povo de baixa renda é pouco e precisa muito e muito mais, só é pena porque os trabalhadores que recebem assalariado minimo continuarão na miséria, porque a ajuda nao chega aos mais nessecitados, temo por essas pessoas, mas não há nada a fazer, pois milagres só se deve espera de Deus.
    Marcos Fonseca

    ResponderExcluir
  5. A iniciativa é boa. Mas tomara que não seja mais uma estratégia do processo eleitoreiro. Guilherme

    ResponderExcluir
  6. ESPERO QUE ESTE PROJETO VENHA SE CONCRETIZAR SEM RISCO DE ADIAMENTO OU CANCELAMENTO.
    PARABÉNS AO PREFEITO NEWTON LIMA.
    FLÁVIO GÓES

    ResponderExcluir
  7. Muito legal o blog. Quanto ao post realmente é uma boa hora para se preocupar com as casas das pessoas mais necessitadas.
    Lourival Reis

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: