PREF ITABUNA

Trief

Trief

7 de agosto de 2010

DETESTAR POLÍTICA NOS FAZ SER GOVERNADOS POR QUEM DETESTAMOS

A propaganda eleitoral gratuita começa nos meios de comunicação no dia 17 de agosto e vai até o dia 30 de setembro. Será ótimo que o eleitor reserve um pouco de seu tempo para ver e ouvir os candidatos e tente descobrir algo de útil neste momento eleitoral. Procure saber alguma coisa sobre o candidato que chamou a sua atenção neste falatório político. A maioria da população é informada pelos inúmeros meios de comunicação sobre as coisas boas e ruins que acontecem no Brasil. 28 milhões de pessoas acessam regularmente a internet de casa. Uma pesquisa sobre alguém, ou alguma coisa, demora apenas alguns segundos para termos a resposta. Difícil é ver no interior do Brasil uma casa sem antena parabólica. Possuímos todos os tipos de informação. É neste ponto que surge a grande pergunta: por que votamos tão mal? Não dá para entender. Mas só não entende quem não quer. O brasileiro, seja pobre ou rico, nasce ouvindo a frase que nunca vai esquecer ao longo de toda a sua vida: ''DETESTO POLÍTICA!'' A partir daí, vai se desenvolvendo, com raras exceções, um cidadão alienado, propositadamente alheio aos fatos que ouve, lê e vê, sem a menor curiosidade de saber o que acontece nas entrelinhas dos acontecimentos que explodem à sua volta. Os meios de comunicação precisam explicar aos que ''DETESTAM POLÍTICA'' que, se eles continuarem a detestar política, sempre serão governados pelos políticos que eles detestam.

16 comentários:

  1. A corrupção está instalada na classe política de uma forma tão assustadora e agigantada, que ainda fica sem saber separar quem é bom de quem é ruim.
    A pior praga da democracia são os políticos corruptos.
    E quem gosta de politicos corruptos além deles mesmos????
    Esta resposta pode ser dada em nome do filho, do pai, da mãe, do primo, da cunhada... pois na corrupção também existe a saga do nepotismo!!!!!!
    Janete Macado

    ResponderExcluir
  2. Embora eu reconheça que politica é uma droga, também sei da importância do eleitor ter mais compromisso com a seriedade que o voto requer, para que excluamos os políticos Ficha Suja da pratica de se eleger comprando votos de eleitor Ficha Suja!
    Mas existem mutos que denunciam os corruptos e que não são corruptos, mas são incompetentes, parasitas e não fazem nada para ajudar o povo.
    Tenho asco de demagogos e hipócritas.
    Edmilson Marque

    ResponderExcluir
  3. Itabuna é infestada dessas pragas corruptas, mentirosas e barulhentas... fico sonhando com um fogueira bem grande, com labaredas altas... cheiro de churrasco... será por que sonho assim???
    Mônica Alves Luz

    ResponderExcluir
  4. Amigo Val Cabral
    O sul da Bahia é infestado por essas pragas daninhas e Geraldo Simões é um péssimo exemplo disso.
    logo em seguida aparece Fernando Gomes, Edson Dantas, Clóvis Loiola, Juçara Feitosa, Thiago Feitosa, Marcos Gomes, Sérgio Gomes e Maurício Athaíde, que enriqueceram na política.
    Paulo César Ramos

    ResponderExcluir
  5. NÃO DEVEMOS NUNCA DEIXAR QUE OS GOVERNANTES SE SINTAM DONOS DE NÓS E DOS NOSSOS DIREITOS.
    SÓ CONSEGUIREMOS TER SUCESSO NISSO, SE COMPREENDERMOS A RESPONSABILIDADE DO NOSSO TÍTULO ELEITORAL E A IMPORTÂNCIA DE NÃO VOTARMOS EM CANDIDATO FICHA SUJA.
    Thiago Santos Nascimento

    ResponderExcluir
  6. Val Cabral
    Ao criticar alguém, vocês devem estar interessados em ajudar essa pessoa. Por isso, antes de proferir uma crítica, sempre é interessante avaliar suas motivações. Não critique por maldade, nem por inveja ou apenas para tentar exibir superioridade. Façam da critica um remédio e não um veneno. Utilize-a como um cirurgião usa o bisturi e não como um assassino usa o punhal. Não adote a filosofia de político que tem cabeça de pitu: "Convém que Geddel, Cuma e Azevedo caiam para que eu cresça."
    Wudson da Silva Ramos

    ResponderExcluir
  7. Enquanto muitos cidadãos honestos detestam política, poucos políticos corruptos roubam o muito que deveria servir para todos os cidadãos brasileiros.
    Everaldo

    ResponderExcluir
  8. O GOVERNO FHC, EM SUMA, CIVILIZOU UM TANTO O PT, QUE FOI OBRIGADO A ADERIR À CARTILHA DO ADVERSÁRIO E FAZER UM GOVERNO DE CONTINUIDADE.
    __________________________________________________________________________________



    Aqui e ali, li que o debate da Band foi chato porque todos falaram mais ou menos a mesma coisa etc e tal; por isso, disseram, Plínio teria ajudado a sacudir a pasmaceira. Olhem: eu avalio que faltou, sim, POLÍTICA ao embate. Os candidatos optaram por uma abordagem mais administrativa e gerencial, talvez em excesso. Mas atenção! Essa suposta “chatice” é um dado positivo. Debates animados eram aqueles do tempo em que Lula, com ar enfezado, ia à televisão defender o socialismo, o calote na dívida, o fim do Plano Real, a punição para aqueles que fizeram o Proer, o fim da Lei de Responsabilidade Fiscal — aquela baboseira toda que já constituiu o discurso do PT e que hoje é vocalizado por Plínio de Arruda Sampaio.

    O fato de Serra, Dilma e Marina falarem muitas coisas parecidas é uma boa notícia — porque, afinal de contas, já superamos a fase do candidato que ia à TV para declarar que, se vencesse, iria virar a mesa. Eleição ruim, desastrosa, foi a de 1989. Se Lula tivesse vencido, teria levado o Brasil à breca. Se Brizola tivesse vencido, teria levado o Brasil à breca. Como o vitorioso foi Collor, então o Brasil foi à breca. Entenderam? Mas os debates eram quentíssimos, do tipo que deixaria acordados alguns analistas que cochilaram anteontem e que depois escreveram os comentários com os joelhos ou com o copo, sei lá eu.
    __________________________________________________________________________________
    O CERTO MESMO É QUE O PT TÁ TORRADO MUITA GRANA NOSSA COM SEUS COMPARSAS IDEOLÓGICOS, E NOSSAS TÃO PROMETIDAS INFRAESTRUTURAS NUNCA SAEM DO PAPEL, ONAUGURAÇÕES MESMO SOMENTE DAS TAIS PEDRAS FUNDAMENTAIS.

    ResponderExcluir
  9. A frase não é boba. Não gostar de política ou pensar que ela é inútil é, sim, algo ruim. Explico: Se você concorda que não gostar de política faz ser governado pelos que gostam, concorda, também, que quem não gosta de política não opina sobre rumos que influem diretamente em sua vida.
    Sim, alguns dizem que nossa liberdade é fictícia e que na realidade não podemos escolher muito nossos rumos. Pode até ser. Mas no que tange a política isso não é verdade.
    Luiz Alberto Barbosa

    ResponderExcluir
  10. Ninguém é obrigado a gostar de religião, de ciências, de filosofia, de matemática, de tecnologia. Por que tem que gostar de política?
    Fazer com que uma pessoa goste de alguma coisa “na marra”? Sei lá, mas isso não me parece tão democrático assim.
    E que bom que vai ser comandado por aqueles que gostam de política. Imagina se fosse governado por aqueles que não gostam?
    João Vitor Rebouças

    ResponderExcluir
  11. É interessante ver que Lula apresenta como suas realizações coisas que, embora tenham sido realmente feitas por ele, remetem à economia neoliberal e à compensação social-liberal, conceitos totalmente distantes do socialismo do PT de antigamente. Thiago Ramos

    ResponderExcluir
  12. Val Cabral
    Acredito que as coisas possam evoluir e queo socialismo, como foi pensado e testado, provou-se um fracasso enorme. Evoluir e mudar é a chave para obter-se o melhor dos dois mundos.
    E eu estou nessa. (rs)
    Quanto a Lula, não o via como um extremo radical socialista. No começo da militância talvez; mas depois acho que ele entendeu que um regime como o cubanoou o russo aqui não resolveria nada.
    No final, o que ficou foi apenas o gosto amargo de mais um aproveitador que se iludiu com o poder e se cercou de bajuladores; perdendo completamente o senso de nação e a conexão com o pensamento que o levou a vencer a eleição e emocinar uma nação inteira.
    Política é mudança. Mas, quando ela vem para a pior... é muito ruim.
    Dany Reis Torres

    ResponderExcluir
  13. Não me ligo em rótulos e ideologias, para dizer a verdade. Para mim o que interessa é uma política de qualidade, políticos que liguem para a nação, um povo com dignidade e um sistema de governo que permita ao cidadão gozar de oportunidades de crescimento pessoal, financeiro, social e de uma vida boa e digna.
    Socialismos como o que vemos em Cuba, onde a fome é grande e muitas conquistas alcançadas acabaram se perdendo pela desesperança do povo e pela interferência exagerada do estado na vida do cidadão e o “novo” socialismo de Chávez me dão arrepios.
    Sérgio Mota da Silva

    ResponderExcluir
  14. Prezado amigo Val Cabral

    Já dizia Bertold Brecht, “o pior analfabeto é o analfabeto político”.
    Em dias como os que o nosso país vem enfrentando, de muita pizza, revolta e impunidade, o povo brasileiro acaba ficando descrente da política. Mas a decepção é um bom sinal, isso porque demonstra que muita gente ainda se importa, e que, alguns de nós ainda tem a capacidade de se indignar.
    Entretanto, existe um fenômeno acontecendo em nossa população cada vez maior e mais abrangente, como uma epidemia avassaladora, e porque não dizer, uma peste. Uma doença chamada de “falta de consciência política”.
    É simplesmente mais cômodo para o indivíduo ignorar e dizer “eu não gosto de política”.
    Pobre homem!
    Isso porque como dissemos antes “o pior analfabeto é o analfabeto político”, já que sua apatia, descrença, falta de vontade e ignorância são os principais responsáveis por nossa catastrófica situação política

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  15. É preciso uma reação do povo, mas antes de reagirmos contra o governo, parlamentares, corruptos ou contra a “falsa política”, é necessário reagirmos contra a falta de conhecimento político, a falta de interesse do nosso povo, cidadãos votantes, pois esses sim podem fazer a diferença.
    É preciso engajamento, conhecimento e consciência.
    Só quando o país pensar diferente, teremos uma política diferente. Já que cada um tem aquilo que merece, a mudança tem que partir do povo!
    Viviane Silva de Souza

    ResponderExcluir
  16. MANUAL DO COMUNISTA:
    (bertold brecht)
    ___________________________________

    “O verdadeiro comunista não tem família nem pátria, aliás tem: sua família e sua pátria é o comunismo.
    Quem luta pelo comunismo tem de poder lutar e não lutar; dizer a verdade e não dizer a verdade; prestar serviço e negar serviço; manter a palavra e não cumprir a palavra; enfretar operigo e evitar o perigo; indentificar-se e não indentificar-se.
    Quem luta pelo comunismo tem de todas as virtudes apenas uma: a de lutar pelo comunismo."
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------MAIS UMA DAS PÉROLAS FALSAS DO ENGANADOR
    bertold brecht.
    Foram maníacos assassinos iguais ao hiltler, lenin, stalin e mao tse tung que desgraçaram o mundo matando torturando milhões de pessoas mundo afora, e inventando sistemas totalitários piores que os medievais, de lá pra cá não deu outra, ditaduras de direita de um lado, ditaduras de esquerda do outro, e adivinhem quem sempre sobra? mas o que muito me admira nos tempos atuais, é o número também estarrecedor de "intelectuais" citando o pior de todos eles (bertold brecht) e ainda estufam o peito como se os crimes cometidos por seus ídolos loucos e assassinos tivessem alguma justificativa, são pessoas iguais a essas que escondem esses crimes aos longo dos anos ao invés de divulgá-los são tão culpados quanto os que os cometeram. Depois ficam criticando os políticos que se calam enquanto seus correligionários roubam descaradamente.

    ======================================================================
    O que me preocupa não é o grito dos corruptos e dos violentos... O
    que me preocupa é o silêncio dos bons."

    MARTIN LUTHER KING

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: