Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

9 de agosto de 2010

BIOFÁBRICA INTENSIFICA A PRODUÇÃO DE MUDAS

Na expectativa de ultrapassar dois milhões de mudas previstas para este ano, o Instituto Biofábrica de Cacau está intensificando o seu processo de produção de mudas de cacau clonal e seminal, visando atender a crescente demanda no processo de comercialização que, inclusive, já desponta interesses de outros mercados, além da região sulbaiana, a exemplo de produtores do Espírito Santo e do Extremo sul da Bahia. Para o diretor técnico da Biofábrica, Aldo Maia Lavigne Brito, os fatores que justificam a intensificação da produção, é o crescimento da procura por mudas, a necessidade para reposição de estoque interno e a possibilidade de novos mercados para os produtos da Biofábrica. “Aliado a esses fatores de ordem técnica e comercial, os investimentos feitos na recuperação total de quatro viveiros foram decisivos para que pudéssemos elevar a produção. Com isso, estamos assegurando aos produtores de cacau, mudas de alta qualidade, para comercialização, a partir do final deste mês de agosto”, frisou Aldo. O diretor técnico da Biofábrica lembra que a manutenção dos viveiros, visando um bom estado de conservação também influencia no processo e produção. Atualmente, a unidade central produtora do Banco do Pedro tem 20 viveiros, com área telada de 4,4 ha, que foram construídos com a previsão de vida útil de 10 anos. Porém, devido à ação do tempo e a falta de manutenção periódica, o processo de degradação destas estruturas foi acelerado. Para recuperar os outros 16 viveiros, a direção da entidade aguarda liberação de verba junto ao Ministério da Agricultura. Lavigne observa que o fato da Biofábrica produzir em larga escala não é garantia de que toda a produção será comercializada na mesma proporção. “Portanto, é necessário que exerçamos um controle de tal modo que as mudas colocadas à disposição do mercado sejam suficientes para atender a real demanda dos produtores, evitando assim um desperdício do material genético utilizado para a fabricação das plantas”, argumenta. Neste ano, até o final do último mês de julho, segundo dados apontados em relatório da diretoria técnica, foram produzidas pela Biofábrica 1.694.131 de mudas, entre cacau clonal, cacau seminal, fruteiras (açaí, cupuaçu, graviola, pitanga, goiaba, pinha, jenipapo e cajá) e essências florestais. Deste total, foram comercializadas mais de 630 mil plantas. Em 2009, foram produzidas 1.991.680 e vendidas 1.145.514 mudas. A Unidade de Produção de Banco do Pedro tem uma área de jardim clonal total de 50 hectares, somados a mais 100 da unidade Fazenda Jassy ocupados por clones de cacau, necessários para a produção de palmas, e posterior abastecimento da casa de estaqueamento e viveiros, representando a maior área de viveiros telados especifica para mudas de cacau do mundo. Na região Nordeste, a Biofábrica de Cacau é a única instituição com Registro Nacional de Sementes e Mudas, além de ser exclusiva na produção de mudas de cacau em larga escala. (Erivaldo Bomfim).

5 comentários:

  1. Val Cabral
    Penso que para atender o aumento de produção de mudas, a Biofabrica deve investir em atualização, ampliação e implantação de novos viveiros... Tais medidas devem ser suficientes para atender a demanda repentina de mudas, tornando necessário o incentivo e investimentos em parcerias com Viveiros Particulares.
    Romualdo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. A BIOFABRICA É UMA "PANELINHA" CUJOS FRUTOS BROTAM EM FORMA DE ABACAXIS, QUE SÓ SÃO DESCASCADOS COM VERBAS PÚBLICAS!!!! TÁRCIO MEDEIRO

    ResponderExcluir
  3. Acho a iniciativa maravilhosa, pois medidas como esta, deve aumentar a produção agrícola, como também as gerações futuras serão beneficiadas com um planeta menos poluido e certamente terão uma qualidade de vida melhor. Parabéns. Cramem Nogueira

    ResponderExcluir
  4. Quanto mais cacau no sul da Bahia, mais o meio ambiente estará preservado. Isto, porque o cacau é associado as árvores que o protegem dos raios solares e consequentemente mantém as florestas e sua biodiversidade.
    Nisto a Biofabrica tem proporcionado uma excelente oportunidade preservacionista da nossa Mata Atlântica.
    Mário Barbosa da Silva

    ResponderExcluir
  5. Tomara, pois a diversidade de mudas nativa caiu muito e quase não tinha mudas no ano passado, aumentou foi o cabide, vamos ver!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: