Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de julho de 2010

MARINA QUER USAR RECURSOS DO PRÉ-SAL PARA COBRIR DÉFICIT DA PREVIDÊNCIA

A candidata à Presidência da República pelo PV, Marina Silva, tem declarado insistentemente que os recursos arrecadados com a exploração de petróleo do pré-sal podem ser uma maneira de solucionar o déficit da Previdência Social. Segundo ela, o Brasil compromete uma quantidade muito grande de suas riquezas para cobrir a diferença entre o arrecadado e os benefícios pagos pela previdência. Marina atribuiu, em parte, o descompasso entre a receita e o gasto à alta taxa de informalidade do mercado de trabalho. “Temos uma Previdência deficitária, onde já temos 11% do nosso Produto Interno Bruto [PIB] comprometido com a Previdência. Temos cerca de 50% da força de trabalho economicamente ativa na informalidade, o que agrava essa situação.” “Os recursos do pré-sal podem ser uma alternativa para ajudar a sair dessa situação que temos hoje, para um regime de capitalização”, acrescentou Marina. A candidata falou à imprensa após ser sabatinada pelo Portal Terra. Marina defendeu ainda uma reforma na Previdência para que o modelo de distribuição de benefícios tenha um custo menor para o país.“Obviamente que isso [capitalização da Previdência] não acontecerá se não tivermos uma reforma da Previdência e buscar, a partir daí, estimular o emprego e combater a informalidade.” Entre os pontos que devem ser modificados, a candidata destacou a revisão da idade mínima para requerer aposentadoria. “Temos que repensar a questão da expectativa de vida. Estamos vivendo cada vez mais e estamos ainda com um sistema que considera a mesma expectativa de vida de 20 ou 30 anos a atrás.”

11 comentários:

  1. Os cavaleiros e amazonas do Apocalipse estão prontos para entrar em ação. Mas eu não acredito que este tal de pré-sal servirá para resolver os problemas da previdência, pois o problema maior está na corrupção que sempre existiu no governo e que faz muita gente mamar nesta tetas, em detrimento a muitos que posuem aposentadorias e pensões de valores miseráveis e que mal dão para compra de medicamentos.
    Guilherme Barreto

    ResponderExcluir
  2. ELES ESTÃO CONTANDO C/ O OVO QUE GALINHA NEM BOTOU!
    NUNES

    ResponderExcluir
  3. Imprensa estrangeira, ao contrário da brasileira, destaca papel estratégico do pré-sal
    Ao contrário da maior parte da mídia brasileira, que atribuiu um viés estatizante nas regras do pré-sal enviadas ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a imprensa estrangeira enfatizou a importância das mudanças para garantir a independência do País e a implementação de ações de combate à pobreza e dentre estas ações, acrdito que a previdencia seja uma das boas alternativas de se combater a pobresa, com melhores condições de aposentadorias e auxílio-doença. A Marina está certíssima.
    Paulo Vieira de Lima

    ResponderExcluir
  4. MA RINA SILVA COM ESSA VISÃO TÃO UNIVERSAL DE TUDO, DARIA PARA UMA ÓTIMA MINISTRA DE MEIO AMBIENTE NO PRÓXIMO GOVERNO; TANTO DE SERRA, QUANTO DA DILMA. ELA FALA TANTO EM PRÉ-SAL, PETROBRAS, LUCROS E MAIS LUCROS, MAS EU NÃO VEJO ESSE REPASSE PARA O POVO BRASILEIRO. UM EXEMPLO EU TENHO AQUI EM CAMAÇARI COM TANTAS INDUSTRIAS E A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO MORANDO EM FAVELAS. O QUE PRECISAMOS É DE FACULDADES PÚBLICAS NAS CIDADES. UMA CIDADE COM FACULDADE PÚBLICA É OUTRA COISA. CAMAÇARI PRECISA DE UMA FACULDADE PÚBLICA... COM MUITAS VAGAS CLARO.
    THOMAS MARTINS

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que não vai demorar muitos anos para produção começar, mas possivelmente não tantos como se fala no presente, para começar a produção enquanto esse dia vai se aproximando o sistema previdenciário precisa mostrar toda eficiência que tem para promover melhor distribuição de renda na sociedade.
    Edmilson Sobral de Alcântara

    ResponderExcluir
  6. Diante desta idéia, muitas perguntas eu teria que fazer para Marina Silva. Para que de algum modo o pré sal poderia melhorar o brasil de muitas maneiras pois o que é que o país vai fazer com tanto dinheiro já que pagamos impostos, pedágios, médicos e mesmo assim quase não temos o direito de nada… será que isso tudo vai melhorar a vida de nós em que sentido???? será que vamos parar de ser roubados em todos os sentidos por politicos por mercados por médicos por advogados por bandidos????será…..será que de algum modo vai melhorar????? será que o nosso atendimento nos hospitais vai melhorar? será que o ensino vai melhorar? será que vamos conseguir ter um lar ou viveremos tendo que pagar aluguel para os que são mais ricos ficarem mais ricos e continuaremos pagando seguro de todos os nossos bens para chegarem e levarem tudo que temos sem aviso? será que o pré sal vai nos ajudar? será?
    Celso Goulart

    ResponderExcluir
  7. Um investimento de 3 trilhões de reais, arriscadíssimo que pode resultar num desastre ecológico sem tamanho.
    Diga não aos riscos de se extrair um combustível ultrapassado, poluidor em todas as formas e que já tem a morte decretada faz tempo.
    para os que acham que o dinheiro do governo deveria ser melhor investido, em educação nas universidades de engenharia, fomentando a pesquisa em prol de combustíveis mais limpos e renováveis.
    Para o uso racional dos recurssos públicos e não como disputa política a todo momento.
    Diga SIM a vida e NÃO ao Pré-sal!!!
    Suely Moron

    ResponderExcluir
  8. O petróleo é nosso, o pré sal será nosso, quando dizem nossos, entendo perfeitamente o querem dizer, ta na cara e no dia a dia da luta do povo brasileiro para sobreviver a custa de um mísero salário mínimo.
    De nosso não tem nada, as riquezas do Brasil, pertencem aos políticos, que são bem remunerados, corruptos ou não, mamam nas tedaqs da mãe Nação e o povo que se vire com o salário mínimo de fome, isso quando conseguem emprêgo para receber essa miséria chamada salário mínimo.
    Machado

    ResponderExcluir
  9. Marina logo vai descobrir que tudo no Brasil, no que se refere a política é negociável, pois o sistema político é um toma la da cá, um dando que se recebe. Flávio Brito

    ResponderExcluir
  10. Com ou sem pré-sal, o arrocho para o povo é o mesmo, nada muda, pois vivemos sobre o desmando da corrupção.
    João Batista Neves

    ResponderExcluir
  11. O Brasil é o pais dos cegos e dos surdos, mais um pais aonde nos somos felizes do jeito que ele é, mas tem uma coisa, sem consciência nao vamos pra frente, e nunca e sera um pais para todos. “vivemos em um mundo simples com problemas complexo e nosso dever e ter em mente uma simples palavras “consciecia”. Lívia Vieira de Melo

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: