PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

17 de junho de 2010

A REGIÃO SUL DA BAHIA COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DO CACAU

O dia internacional do cacau será comemorado pela Ceplac no Sul da Bahia, nesta quinta-feira, dia 17/06. Com o tema: "Desafios para a retomada da produção de cacau no Brasil", o evento tem como objetivo o aumento da produtividade e a expansão das áreas com o cacau. O evento terá inicio a partir das 8:00 horas, no auditório Hélio Reis, no Centro de Pesquisas de Cacau da Ceplac localizado no Km 22, na rodovia Ilhéus-Itabuna. A realização é uma parceria entre Ceplac, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia. O encontro reunirá técnicos e produtores de cacau, e espera as presenças do Ministro da Agricultura Wagner Rossi, do Governador da Bahia Jacques Wagner, e do Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Eduardo Salles, além de deputados e Senadores do Estado. Na oportunidade, será lançado o Programa de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Produtoras de Cacau (PRODECAU), que contempla toda a cacauilcultura nacional abrangendo os estados produtores de cacau. Como explicou organizador do encontro Mário Tavares, em entrevista a TV Mercado: “O programa também contempla dois outros cultivos primordiais que é a seringueira e o dendê. O PRODECAU é uma contribuição da Ceplac na inserção do Plano Agrícola do Governo Federal.” Concluiu Tavares.

4 comentários:

  1. Marcada no imaginário popular por lendas que retratam o passado de extravagâncias dos ricos e famigerados coronéis, imortalizados pela literatura de Jorge Amado, o sul da Bahia luta para recuperar o prestígio de tempos atrás da cultura que moldou a identidade da região: o cacau.

    ResponderExcluir
  2. Era um orgulho para o produtor chegar a São Paulo ou ao Rio de Janeiro e dizer que trabalhava com esse fruto. Mas, depois da vassoura de bruxa, os cacauicultores viraram motivo de piada. Empobrecemos de uma hora para a outra.

    ResponderExcluir
  3. A lavoura do cacau perdeu sua importância econômica, mas ela tem um papel muito relevante para a geração de emprego e para a preservação da Mata Atlântica.

    ResponderExcluir
  4. O Governo precisa dar prioridade a esses trabalhadores que produzem tanta riqueza para o país, viu presidente?

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: