Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

26 de junho de 2010

O SER HUMANO NÃO PRECISA SER SOLITÁRIO E INFELIZ

O que é a solidão senão um estado de espírito, patológico muitas vezes, em outras causado pela ausência de companhia proposital ou involuntária. No primeiro caso, a criatura, dominada pela depressão, se sente só ou deseja estar só, mesmo que se encontre no meio da multidão. Ausenta-se da realidade envolta nas suas angústias, nas suas ansiedades, nas suas lembranças. O indivíduo pode ser solitário, também, em consequência das contingências. Desconhece a sociedade que o cerca ou não se afina com o seu comportamento. Em outras ocasiões é o seu modo de ser que causa seu isolamento. Em outros casos a timidez leva a pessoa a se isolar, por temor irracional de enfrentar seu semelhante com receio de não poder competir com a sua inteligência, com os seus conhecimentos, com a sua facilidade de expressão. Ou guarda algum complexo, às vezes um defeito de criação, que afasta o relacionamento com outros indivíduos. Muitas vezes é a saudade do companheiro que se foi e com ele levou sua alegria de viver. Prefere se isolar com as lembranças de um passado que jamais voltará! O orgulho e a arrogância são dois fatores que afastam uns dos outros. A humildade, a doçura e a gentileza, ao contrário, são motivos de aproximação. A idade obviamente é um pretexto para se isolarem as criaturas. Às vezes elas próprias vão se afastando da sociedade ou por comodismo ou por não suportarem conviver com a modernidade. Em outras ocasiões as próprias famílias as põem na geladeira por já não partilharem de suas conversas, ou por se tornarem inconvenientes e ranzinzas. Existem ocasiões em que necessitamos estar sozinhos para maiores reflexões, para análise de nós mesmos, para a conclusão de nossos raciocínios. A solidão não se constrói sozinha. É o resultado de interesses diversos que egoisticamente dividem as prioridades dos grupos de pessoas, separando-as de acordo com as motivações individuais. O ser humano não é perfeito, mas não precisa ser solitário e infeliz. É sempre tempo de melhorar, de aprender. Para isso Deus nos colocou no mundo. Do contrário... Não haveria sentido de existirmos. Se olharmos com atenção, as ruas estão cheias de pessoas solitárias, com um olhar perdido como se pedissem ajuda silenciosamente, mas na agitação do dia a dia nem as enxergamos! Quem sabe se não lhes bastasse que lhe oferecêssemos um gesto de carinho, um cumprimento, ou um sorriso, algo que mostrasse nossa presença humana? É muito triste ser um solitário!

6 comentários:

  1. Tem gente que gosta de ficar sozinho (não algumas horas como acontece comigo) a vida toda. E aí ela pode ser feliz sim. Já pensou nas pessoas autistas? Quem me garante que elas não são felizes? O problema é que se forem nós não saberemos bem, pois eles não expressam seus sentimentos como nós.

    ResponderExcluir
  2. Atrás de uma grande solidão sempre tem um grande problema escondido. Ninguém opta pelo exílio por questão de gosto.

    ResponderExcluir
  3. Acaso a pessoa não consiga ser feliz sozinha tudo o que conseguirá fazer será levar sua infelicidade aos outros. Imagine um relacionamento onde o outro também não possui essa “habilidade”. Serão dois infelizes, cada um levando sua infelicidade ao outro. Existem pessoas que esperam ser felizes num relacionamento ou quando estiverem casadas. Não me parece um bom plano.

    ResponderExcluir
  4. É necessário um pouco de solidão para desenvolver independência e maturidade. Construir sua própria identidade. Se não vc vira um conjunto de fragmentos desconectados de espelhos.

    Da mesma forma que “algum tipo de dependencia a gente sempre tem”, “algum tipo de solidão a gente sempre tem”. Estar junto, bem como estar sozinho não é garantia de felicidade, como tentam vender os comerciais de banco e margarina.

    ResponderExcluir
  5. Quais são as causas dessas desses problemas? Quem são os culpados? Existem alguns meios para evitar essas tragédias? Por que as autoridades competentes não tomaram providências para evitar as tragédias como as que ocorreram nas últimas semanas?

    ResponderExcluir
  6. As notícias e informações a respeito de tragédias que ocorrem em razão das chuvas tem se tornado recorrente, onde muitas pessoas perdem a vida, milhares de famílias ficam desabrigadas, sem moradia, e muitas outras perdem muitos bens materiais. Isso ocorre em todos os lugares do Brasil e em diversas épocas, embora ultimamente esses problemas tem ocorrido com muito mais intensidade, afetando muito mais pessoas.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: