Grande parte dos casos de violência e maus-tratos contra idosos são cometidos por pessoas próximas à vitima – o vizinho, o amigo e, principalmente, os seus familiares. A violência contra os idosos pode acontecer de várias formas, desde a violência psicológica, que se manifesta pela negligência e pelo descaso, até as agressões físicas. São comuns os casos de filhos que batem nos pais, tomam seu dinheiro, dopam eles, deixam passar fome ou não dão os remédios na hora marcada. Casos como esses últimos são chamados de abandono material. A Constituição Federal diz que é obrigação dos filhos dar assistência aos pais. Contudo, esses direitos ficam somente no papel. Há casos de maus-tratos em asilos e entidades que atendem idosos. Ao enfrentar esse tipo de situação, o idoso sente-se só, sem ter como se defender ou alguém para defendê-lo. Nesse caso, a orientação é para que a vítima procure as promotorias e as delegacias especializadas no atendimento aos idosos. É bom lembrar que as delegacias comuns também registram denúncias tanto contra familiares quanto contra instituições que abrigam idosos.
Na verdade, devido a desumanização , a inversão de valores, onde as pessoas são orientadas pelos doutores da mente a ficarem cada vez mais egoístas, menos acessíveis aos semelhantes, os vovôs e vovós, titios e titias acabam por serem um fardo, fonte de problema.
ResponderExcluirA sociedade ensina isso aos meninos, há casais que afirmam: minha família é constituida por mim , meus filhos e minha mulher e não é isso.Cada vez mais as pessoas querem que o velho fique no seu canto, cale a boca e morra.
E a violência que os governos cometem contra funcionários e idosos aposentados?
ResponderExcluirEstá sendo contabilizada também?
Existe alguma Delegacia ou Ligue-Idoso para receber tais denúcias?
ESPERAR O QUE EM UM PAÍS ONDE AS LEIS E AS REGRAS SÃO UMA FALÁCIA A POLÍCIA É UMA MILÍCIA E A JUSTIÇA É CEGA E SÓ ENXERGA DINHEIRO?
ResponderExcluirSem força nas pernas e nos braços, muitos acabam sendo vítimas da covardia dos próprios familiares e amigos.
ResponderExcluirInfelizmente, esse não é o único tipo de violência praticada contra os idosos.
Já sabemos que é de direito do idoso receber respeito e proteção, porém vivemos numa sociedade com valores distorcidos e burlados pela banalização dos verdadeiros princípios morais estabelecidos por Deus. Esse cuidado e respeito que o idoso deve ser contemplado só poderá existir se houver consciência de uma moralidade verdadeira que há em Deus.
ResponderExcluirBoa tarde! se outros serviços neste paìs nao fonciona imagine o de assistencia a idosos!!! sonha minha gente porque a realidade aqui é dura demais... e ja começa por falta de pessoal qualificado em Gerontologia e psicologia pra atender esse idosos. E em casa estao os familiares que nao tem tempo, paciencia e nem conhecimento pra isso...
ResponderExcluir