PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de junho de 2010

LÍDER. BRASIL LARGA BEM NA ÁFRICA

Foi pouco para quem pensa no hexacampeonato. Mas, o suficiente para garantir à seleção brasileira a liderança do Grupo F da Copa do Mundo da África do Sul. A vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte no Estádio Ellis Park não empolgou os torcedores. No entanto, serviu para tirar o peso da estreia e garantir mais tranquilidade para os dois jogos restantes da primeira fase. O resultado magro ao menos deu ao Brasil a liderança do grupo. Isso porque mais cedo, Portugal e Costa do Marfim haviam empatado em 0 a 0. Os marfinenses são os próximos adversários da seleção brasileira. O jogo será no domingo, às 15h30 (horário de Brasília). A seleção de Dunga – como o próprio afirmou durante a preparação – se mostrou limitada. Durante o primeiro tempo não soube sair da marcação da Coreia do Norte, um time fraco tecnicamente, mas de forte organização tática. “Tem que insistir, tem que ter persistência. Não é fácil jogar contra uma equipe que se fecha bem”, justificou o treinador.A reclamação foi a mesma de Robinho – um dos principais jogadores em campo – ao ser questionado se a temperatura havia atrapalhado. “O frio nem tanto, mas a forma como eles jogaram. Eles jogaram muito atrás. Tem que ter paciência”, disse o atacante que além de seu papel teve também de fazer a função do meia Kaká, apagado em campo. Realmente o ferrolho defensivo da Coreia do Norte se mostrou poderoso. Sem qualidade, os jogadores mostraram em campo obediência tática e surpreendente rigor defensivo. Sem alternativas de jogadas, o Brasil passou todo o primeiro tempo tocando a bola na intermediária. Ninguém se mexia. Os laterais pouco apoiavam e sobrou para Robinho arriscar poucas jogadas individuais. Na volta do intervalo, a seleção brasileira apresentou outra postura. Robinho assumiu de vez a função que deveria ter sido de responsabilidade de Kaká durante todo o jogo. Os laterais passaram a apoiar e, em uma destas investidas, Maicon chutou cruzado para abrir o placar logo aos dez minutos. Pouco depois, Elano recebeu um belo passe de Robinho e ampliou o placar para a seleção brasileira. “Estou muito feliz pelo crescimento dele (Robinho). Um ano atrás ninguém o queria na seleção. Foi ano passado, quando estava no Manchester City, que vocês pediram para tirar ele. Vocês não lembram?”, cutucou Dunga. Depois do segundo gol, o treinador brasileiro tirou Elano para a entrada do baiano Daniel Alves. Kaká e Felipe Melo também saíram para as entradas de Nilmar e Ramires. A mudança deixou o Brasil mais veloz, mas sem aproveitar as oportunidades criadas, a seleção brasileira pagou com o gol de Ji Yun-Nam, aos 43 minutos do 2º tempo. O susto final não durou muito e os primeiros três pontos foram garantidos com tranquilidade. “Agora é procurar vencer o próximo jogo para já se classificar”, deu o recado Robinho. (Rapahel Carneiro).

19 comentários:

  1. Prezado amigo Val Cabral

    Acho que o jogo de domingo é uma verdadeira decisão para o Brasil. A Costa do Marfim virá para empatar, e se isto acontecer, jogaremos com Portugal pressionados e com a obrigação de ganhar. Me explico. Muito provavelmente, Portugal vencerá a Coréia por dois gols de diferença. Então, caso empate com a Costa do Marfim, caberá ao Brasil a árdua tarefa de vencer Portugal, que jogará por um simples empate. A menos que a Costa do Marfim não vença os Coreanos, o que, convenhamos, é quase impossível! Moral da história, se não vencermos a Costa do Marfim, teremos que vencer Portugal, o que será dificílimo, pois Portugal estará perdendo a vaga se for derrotado pelo Brasil. Pior do que a atuação na estréia, foi a vitória pela diferença de placar mínima. Assim, me parece que ou passamos em primeiro, ou ficamos eliminados na primeira fase. Surreal! Digo isto para que seja feita uma reflexão, pois o resultado, na minha opinião, e por essas razões, foi semi- desastroso! Que vençamos a Costa do Marfim e tenhamos vida fácil ao menos até as quartas-de-final, pois dificilmente nas oitavas, caso nos classifiquemos, deixaremos de passar por chile ou Suíça, prováveis postulantes ao segundo lugar do grupo H.
    Um grande abraço e parabéns por suas postagens. Você se sobressai em raciocínio, lucidez e coerência sempre.

    Paulo do Pontalzinho
    paupont@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Val Cabral, com o kaká hoje, não teria sido melhor chamar o ronaldinho gaucho?
    Alisson Bagatini

    ResponderExcluir
  3. Perguntar não ofende:
    Se noventa e nove por cento dos adversários jogam na retranca contra o Brasil, porque Dunga preparou uma equipe para jogar no contra-ataque?
    Luiz Pualo Rocha

    ResponderExcluir
  4. Val Cabral, estive pensando aqui… essa Copa, cheia de empates, poucos gols, seleções retrancadas, predominância dos sistemas defensivos… com muitas características semelhantes à Copa de 1990, na Itália. Outras coincidências com aquele Mundial: Brasil estreou vencendo por 2×1 (2 gols de Careca contra a Suécia), Uruguai empatando sem gols com uma seleção européia (Espanha, em 1990) e Alemanha vencendo de goleada (4×1 na Iugoslávia). Havia, ainda, em 1990, a presença de todos os campeões mundiais (França não participou daquele mundial, mas também nã havia sido campeã até então). A pior coincidência, porém, é o futebol fraco apresentado pela esmagadora maioria das Seleções. Esperemos que as coincidências acabem por aqui, especialmente no que se refere à Seleção Brasileira. Um abraço e parabéns por seu Blog sempre inteligente. Sou um grande fã seu.
    Roberto Carvalho de Lima

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse resultado di uma certa vai nos valer, por sabemos que podemos ser derrotados ate mesmo por uma correia do norte, por isso sejamos humilde i nao vamos brincar vamos jogar pra ganhar ir pra cima procurar o caminho do gol, faltou isso no nosso meio di campo.
    Rogério Pereira

    ResponderExcluir
  6. A questão é (e todos nós sabemos disso) a incapacidade do Brasil de furar retrancas. Como o time de Dunga se preparou para fechar no meio campo e contra atacar em velocidade, ficamos esperando uma luz de criatividade pra tentar furar a defesa adversária. E ela demora a chegar. Portugal e Costa do Marfim são bem menos completos que a seleção brasileira. Mas no domingo vamos enfrentar um time bem forte na marcação (vejam quantas bolas roubadas no jogo de hoje contra portugal) e que não se limita a defender: pode muito bem num ataque desestabilizar a partida. Olha, a seleção é páreo duro pra qualquer um, mas em um torneio mata-mata,..
    Franklin Augusto

    ResponderExcluir
  7. Não sei se pode chamar isso de seleção. Eu tenho vergonha de ser brasileiro. Eu torço para o bom futebol, não torço para time nem para treinador. Acho que o povo deveria votar para escolher um treinador e os jogadores, de uma seleção, como se vota na política. Vou torcer nessa copa para o bom futebol, que é o da “Espanha e Alemanha.” Carlinhos Freire

    ResponderExcluir
  8. Lédio, para quase tudo na vida, todos mantém um “plano B”. E Dunga não tem um plano B para a seleção Brasileira. Se sua armação de equipe der errado, como no primeiro tempo com a Coreia do Norte, com uma equipe mais estruturada, teremos que acendr muitas velas para São Júlio Cesar, e sofrer muito.
    Todos sabem que Kaká e Luiz Fabiano não estão 100%. E o meio de campo do Brasil não tem um jogador que inspire confiança. Ou Felipe Melo inspira confiança? Gilberto Silva já não tem aquela pegada de 2006, Kaká está como temos visto e Elano é apenas um bom coadjuvante.
    Se a coisa apertar, dependeremos apenas do talento de Robinho, o que convenhamos, será pouco. Veja a Argentina, por exemplo: se a equipe estiver mal, Maradona tem no seu banco jogadores como Milito e Aguero para mudar o rumo do jogo. E nós, temos quem? O poderoso Josué e o talendo de Júlio Batista/
    Confesso que estou pessimista, e que acho que, se o Brasil classificar, será em 2o. do grupo.
    Breno Siqueira Costa

    ResponderExcluir
  9. Val Cabral..., a verdade é que o Dunga apequenou a seleção. Tem sido uma constante a seleção do Dunga atropelar os grandes rivais e ter dificuldades contra os pequenos. Um time com a tradição que tem o Brasil viver de contra ataques é no mínimo uma ofensa. Claro que futebol é resultado, disso não tenho o que reclamar, o Dunga ganhou tudo o que disputou, mas a seleção brasileira não é conhecida e admirada mundialmente por esse futebol ou a ausência dele. Se a seleção que aprendi a admirar por ser a que mais encantava não existe mais, qual a graça de torcer pra essa seleção aí, tirando o fato de torcermos por ser brasileiros? Times, inclusive pequenos, com o jeito de jogar do Dunga encontro vários por aí no futebol moderno (eca).

    ResponderExcluir
  10. Pois é, estão com muito oba oba, como se tivessem batido a alemanha ou holanda, pelo amor de Deus.
    Tem que melhorar muito, chegaram a levar sufoco da C. do Norte. um “time” que não vence há quase dois anos uma partida oficial. ( só venceu dois amistosos, contra uns países aí, que nem lembro o nome).
    O brasil jogou preso, paradão, e vou logo alertando. depois do que eu vi no jogo entre Portugal e C. do Marfim, onde os lusos mesmo com 3 atacantes não conseguiam chegar no gol Marfinense, acho bem dificil esse Brasil conseguir algo, que não seja apelar para os contra-ataques. - (Maxuell)

    ResponderExcluir
  11. Amigo Val Cabral,
    Acho que devemos ter paciência pois qualquer jogo que a seleção ganhar vai ser um bafafa só. Nós brasileiros temos um defeito muito grande que é de ganhar a qualquer custo. Acho que está um pouco melhor que aquela apatia de 2006.
    Pelo que estou vendo nesta copa é que o bicho vai pegar na segunda fase, no atual momento só a seleção Alemã é que me surpreendeu mas jogar com Austrália é fácil.
    Observo que nossa seleção tem problemas quando joga com times menos expressivos, quando joga com grandes seleções desenvolve melhor futebol. Acho que o Kaka deve ficar no banco nesta primeira fase ele está completamente fora de forma, Felipe Mello parece que pelota tem fogo no pé dele ele precisa ter confiança.
    Marco Antonio de Arruda

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente , essa é a pior Copa que assiti até hoje, pelo menos até agora. O nível técnico é muito baixo onde a maioria dos times está jogando para não sofrer gol! Diante disso acho que os homens que “entendem” de futebol (FIFA) deveriam ter mais coragem e mudar algumas regras do jogo. Empate sem gol ninguém ganha ponto, empates com gols 1 ponto para cada, vitória por dois gols de diferença 2 pontos e vitória por mais de tres gols de diferença 3 pontos. Assim obrigariam as equipes a buscar o objetivo (pelo menos antigamente era) de atacar e marcar gols.
    Falando especificamente de nossa seleção, ela não me surpreendeu (o que já esperava). Luis Fabiano não tem nem de longe o faro de gol que os nossos centroavantes tiveram no passado. Nosso meio é sem criatividade e mobilidade o que torna o nosso jogo previsível.Jogar com tres volantes (considero Elano volante tbem) contra a Coréia do Norte é muita falta de personalidade.
    Resumindo caro Val Cabral, está sem graça nenhuma!!!

    Luiz Ricardo de Nóbrega

    ResponderExcluir
  13. Está faltando NETO BEROLA nesta seleção.
    Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  14. Val Cabral, gostaria de manifestar minha frustração, primeiro porque acredito que o MÍNIMO que deveríamos ter feito era golear de 4 para cima, a distância técnica entre os dois times era constrangedora. Em segundo lugar me irritou ainda mais a coletiva do Dunga tentando dar méritos ao time Norte Coreane ao invés de adimitir a mediocridade do futebol apresentado pela seleção dele, sim digo dele porque do Brasil esse time politicamente correto e sem imaginação que não emploga ninguem só o Dunga conseguieria levar para uma copa do Mundo deixando tantos craques de fora.
    Para fechar com chave de ouro a apresentação bisonha do Dunga levamos um gol, talvez o único que a Coréia do Norte irá marcar em toda sua história dentro de uma copa do Mundo. Ai ele foi bem ajudo a Coréia a não passar em branco em uma copa onde perder sem ser goleado seja a única ambição desta seleção…
    Mário Nobre de Almeida

    ResponderExcluir
  15. Esse jogo mostrou o que sempre falei, essa foi a pior convocação que o Brasil já teve, deixou de fora grandes jogadores que podiam mudar a história de uma partida.

    ResponderExcluir
  16. Brasil, venceu mas não convenceu!!!!

    ResponderExcluir
  17. Falta menos de um mês para nos livrarmos do Zangado, digo Dunga! Depois ele pode ir para um dos timecos lá do sul!

    ResponderExcluir
  18. Eu esperava mais! Mas é isso aí, nossos jogadores são fantásticos, somos os favoritos.
    Temos que pensar positivo! Eu não consigo pensar que não levaremos o Hexa dessa vez.

    ResponderExcluir
  19. Não sei por que tanto fala? O importante é que venceu, agora vamos esperar os próximos jogos pra podermos comemorar, se tivesse perdido tava todo mundo falando mal, mas quando ganha fala mal do mesmo jeito. Tá louco viu!!!!

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: