PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

16 de junho de 2010

A COPA É DE TODOS NÓS

Enfim, estamos em clima de Copa do Mundo. Aguardado durante os intervalos de quatro anos, o momento mágico se instala e se espalha na emoção de cada jogo, mesmo que seja entre seleções pouco atraentes para o grande público. Magia que especialmente eletriza a alma brasileira, é cada dia mais contagiante no resto do mundo. E, neste ano de 2010, a realização do mundial, pela vez primeira, no continente africano parece ter uma força ainda mais especial. Emblematicamente, a Copa do Mundo em seu perfil de tolerância, está se realizando num país onde a intolerância foi vencida, jogando para fora de campo uma tradição racista perniciosa – e, por que não dizer, criminosa. A multiplicidade exibida pela torcida sul-africana, em seu brilho carnavalesco, é uma alegoria verdadeira à paz e à fraternidade universal. E, em campo a bola rola. Paixões estufam as redes da alegria. Sim... faltas deverão ocorrer, assim como falhas podem ser previstas como em quaisquer atividades humanas, mas o fundamental é a beleza e harmonia que marca o conjunto da obra. Nós brasileiros, lutaremos, torceremos alucinadamente, para a conquista do hexa. Quem já ganhou cinco não tem como não achar um direito natural ganhar mais cinco. Esta Copa do Mundo é nossa! E se Deus assim não quiser, considerando sua brasilidade, Ele deverá ter suas razões, certamente estará dando uma lição aos compatriotas – pecados a padecer não nos faltam. Enfim, estamos em clima de Copa do Mundo. Um momento de magia e congraçamento, cobrindo de entendimento e sorrisos um país que já foi sinônimo de desentendimento e lágrimas. A bola rola em confirmação do fim do odioso Apartheid e apontando para a necessidade de solução de uma série de velhos problemas sociais na África do Sul, como na palavra de ordem gritada pela torcida, em uníssono, por educação. Enfim, uma copa da esperança em um novo mundo.

4 comentários:

  1. A Copa é um evento muito esperado por todos, um evento que todos nós adoramos e que o mundo inteiro espera para assistir.

    ResponderExcluir
  2. A Copa do Mundo é uma das poucas oportunidades para os povos do mundo se encontrarem de forma fraterna com o espírito grego da esportividade. Nada de guerras, de conflitos étnicos e religiosos, nada de disputas econômicas. É hora de refletirmos sobre o mundo que queremos para nossos filhos e sobre os acontecimentos que marcam a nossa história.

    ResponderExcluir
  3. Mas não nos esqueçamos dos nossos problemas. A alienação não deve imperar nesses dias. Nos entreguemos de coração à nossa pátria. Vamos vestir a camisa da seleção, vamos pendurar a Bandeira do Brasil nas nossas janelas, vamos provar que, apesar de todas as dificuldades e tristezas que nos têm abatido, ainda somos felizes por sermos brasileiros e acreditamos que esta é a melhor nação do mundo para se viver. Vai Brasil e traz o caneco para essa gente sofrida!

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, não gosto de futebol, novelas, bbbs. E o futebol além de ser alienante, pra mim, são todas cartas marcadas.
    E em segundo lugar, é um esporte que só serve pra manter a população alienada, alheias que são cidadãos e que precisam brigar por um país melhor.
    Portanto, sou uma das poucas que não entra nessa onda: loucos por futebol... Mas nada contra quem é, a maioria não se dá conta disto, infelizmente.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: