Prefeitura Itabuna

Trief

Trief

8 de junho de 2010

BAMIN ENFATIZA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Com uma série de atividades direcionadas à conscientização ambiental, a Bahia Mineração (Bamin) marcou a passagem da Semana do Meio Ambiente em Ilhéus. A programação incluiu a apresentação de produtos concebidos pelas comunidades beneficiadas com o Projeto Transformar e um dia inteiramente dedicado a difundir a importância da preservação junto aos moradores do entorno da Lagoa Encantada. Os produtos do Transformar foram expostos em um estande que ficou montado entre os dias 2 e 6 de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, durante o II Festival do Chocolate. Frutas desidratadas, doces e artesanato feito com materiais recicláveis são alguns dos itens elaborados pelos alunos do projeto, gente que está aprendendo a utilizar os recursos naturais com criatividade e sustentabilidade, e garantir a própria sobrevivência sem agredir o meio ambiente. No sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, equipes da Bamin e voluntários promoveram uma ação de grande impacto na Lagoa Encantada. Houve a distribuição de cerca de mil mudas de pau-brasil e árvores frutíferas, realização de trilha ecológica com recolhimento de resíduos da mata e um trabalho de educação ambiental especialmente direcionado às crianças que vivem na região. Elas foram orientadas, por exemplo, a produzir brinquedos a partir de objetos reaproveitados, como garrafas-pet. A programação mereceu elogios como o do pescador Deúde Neres Oliveira, o “Doutor”, de 45 anos, presidente da Associação de Moradores da Vila de Areias, que fica às margens da Lagoa. Ele lamentou o processo de degradação ambiental que a área vem sofrendo a o longo de décadas, causado pelo uso incorreto dos recursos naturais. “Infelizmente, a pesca predatória com o uso de arpões e redes está reduzindo a quantidade de peixes e a gente já teme que no futuro não dê mais para pescar aqui”, afirma. “Por isso, é importante conscientizar”, acrescenta. SUSTENTABILIDADE – Outro que elogiou a iniciativa da Bamin foi o também pescador Ednaldo dos Santos, conhecido em Areias como “Fábio”, de 54 anos. Ele observou que muitas vezes alguns nativos agridem o meio ambiente por não ter outro meio de vida. “É preciso mudar algumas noções e oferecer oportunidade para as pessoas, para que elas possam conviver melhor com a natureza”, diz o pescador. Para ele, a chegada de novos empreendimentos na região e a consequente ampliação da oferta de trabalho apontam para uma perspectiva de crescimento com sustentabilidade na região.

5 comentários:

  1. Vale sempre lembrar do básico, do que nos foi ensinado na escola. Temos todos que fazer nossa parte e não jogar lixo fora da lixeira. Não jogar cigarro na beira de estradas para evitar incêndios. Gastar pouca água quando tomar banho, escovar os dentes, lavar o carro e etc. Sempre que possível andar a pé ou de bicicleta para diminuir a emissão de gás carbônico.
    Também devemos conscientizar aqueles que estão ao nosso redor. Para que todos tomem esse tipo de atitude.

    ResponderExcluir
  2. As potencialidades e a preocupação social com o meio ambiente têm provocado o interesse dos empresários e conseqüentemente a criação de empresas, abrindo um maior campo de trabalho para as duas profissões.

    ResponderExcluir
  3. A preservação do meio ambiente é um ato de cidadania e dever de todos.

    ResponderExcluir
  4. São de suma importância a participação da sociedade, a fiscalização e participação nas políticas públicas. Cremos que ninguém mais interessado na preservação de nossas próprias vidas do que nós mesmos, não? Mero instinto de sobrevivência!

    ResponderExcluir
  5. Aleluia!!! que bom saber, que nessa area de preservaçao ao meio ambiente ja começou a ser feito alguma coisa. Vou tentar nao perder as esperanças...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: