PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

17 de junho de 2010

APOSENTADOS SÓ VÃO RECEBER 1,58%

O presidente Luiz Inácio da Silva acabou concedendo o reajuste de 7,7% para os aposentados e pensionistas que ganham valores acima de um salário mínimo, em vigor a partir de agosto. No entanto, o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia, Gilson Costa, alerta a categoria de que “não vamos receber isto agora. O que vamos receber é a diferença entre o reajuste de 6,14%, concedido em janeiro, e de 7,72, liberado agora que vai dar 1,58%, retroativo ao início do ano”. Em janeiro, a categoria teve um reajuste de 6,14% , referente a 2010, embora tenha lutado para que se equiparasse com o do salário mínimo que é de 9,99%. No impasse, foi votado na Câmara e no Senado, um novo percentual de 7,7%, mas faltava a aprovação do presidente Lula. Com a aprovação, a categoria tem direito à diferença relativa ao aumento de janeiro, 6,14%. Mas o dirigente deixa bem claro que “esta não é nossa luta, ainda queremos o mesmo índice concedido para o salário mínimo que é de 9,99 porque desta forma ainda continuamos com nossas perdas, vai chegar um ponto que quem recebe cinco salários estará limitado a um ou dois salários mínimos”, desabafa. Costa afirma que não consegue entender este tratamento para com os aposentados já que outras categorias têm reajuste e “por que nós não podemos ter igual?”, indaga. Uma das razões para ele conclamar não só os aposentados como todos os trabalhadores para entrar nesta luta e também na do fim do fator previdenciário (fórmula que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida). “Nesta luta devem se engajar todos que ainda estão trabalhando porque serão os aposentados de amanhã e devem lutar desde já para que não vivam neste contexto que estamos vivendo. Nós estamos lutando por um direito que é nosso, não é admissível que a pessoa se aposente com 10 salários e chega ao ponto de ganhar dois, conforme o tempo vai passando, reduzindo cada vez mais”. Para o aposentado a solução seria o reajuste conforme o concedido para o salário mínimo, desta forma a categoria não teria perdas. Ele lembra da Constituição Brasileira, onde consta que ninguém pode ter redução no salário e que o projeto de lei, 01/2007 do senador Paulo Paim, que prevê este reajuste “ficou para trás no Congresso, embora não tenha sido rejeitado”, reclama.

9 comentários:

  1. Juízes, deputados, senadores, prefeitos, e outros aposentam com altíssimos salários,trabalhando 04 anos,o povo,a vida inteira pra ganhar uma ninharia, quando já na beira da morte...

    ResponderExcluir
  2. Se ele tivesse mãe ele ia ver como é difícil um aposentado viver neste País. Muda Brasil em Outubro. Muda Basil!!

    ResponderExcluir
  3. O Lula nunca soube o que fazer no cargo. Ele não passa de um bebum privilegiado e, para piorar, ainda é corinthiano. É muita desgraça para um país só!

    ResponderExcluir
  4. Neste país não existe respeito com os mais velhos! Esta conversa que aumentar os salários vai quebrar o Brasil não cola! Se transferisse um percentual do Pré-sal para aposentados será muito bem aproveitado e menos desviado!Se for para Rio/Espirito Santo vai tudo para a droga e mãos dos políticos!

    ResponderExcluir
  5. O Lula vetando o aumento dos aposentados em outubro próximo, vamos todos a favor da Dilma, pois será a continuidade desse excelente presidente. Cambada de otários, que não percebem o que esse cara faz contra os apossentados. Dando migalhas de bolsas para esse povo analfabeto, desdentado e sem saúde.

    ResponderExcluir
  6. Realmente o LULA nunca trabalhou,cortou um dedinho, que não impede ninguém de trabalhar,aposentou,o resto que se vire.Pra roubar e muito,o país tem grana.Pra pagar o que deve ao povo nunca tem. Parece favor!

    ResponderExcluir
  7. Val Cabral, este "aumento" não vai dar nem para pagar a conta de água que já teve aumento...
    Luiz Alberto de Freitas

    ResponderExcluir
  8. 7,7% miseros... acham que aposentado e mendigo! Marcos Rios de Lima

    ResponderExcluir
  9. E AINDA TEM APOSENTADO QUE VOTA NO PT!!!
    EU ACHO É POUCO ESTE AUMENTO DO LULA PARA QUEM NÃO SABE O QUE FAZ DE MAL PARA SI MESMO, QUANDO VOTA EM PARTIDOS RESPONSÁVEIS POR ESTA DEFASAGEM QUE ATINGE OS SALÁRIOS DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.
    JOSUÉ RIBEIRO

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: