Visando reduzir os índices de casos de tuberculose em Itabuna, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância à Saúde, promoverá uma grande mobilização durante todo o mês de junho. O programa pretende detectar novos casos, fazer o controle e ainda buscar os faltosos: aqueles que começaram, mas não terminaram o tratamento, segundo informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Falcão. A programação, dividida por módulos, será desenvolvida em todas as unidades de saúde espalhadas pelos bairros e terá início no dia 2 de junho, a partir das 15 horas, na Unidade Saúde da Família Elson Duarte, no bairro Urbis IV. Márcia explica que o trabalho consiste também em conscientizar a comunidade sobre as complicações provenientes da doença, a prevenção e o tratamento. Espera também melhorar a adesão da comunidade ao programa de combate à tuberculose. Ela diz que os números de casos continuam crescendo e atingido, inclusive, jovens menores de 15 anos. “A tuberculose tem cura e o tratamento, que dura em media seis meses, é feito na Unidade de Referência José Maria de Magalhães Neto”, informa a coordenadora. A pretensão da Secretaria de Saúde é descentralizar o serviço para todas as demais unidades de saúde para melhor atender a comunidade, o que deve ocorrer ainda este ano, conforme determina o Ministério da Saúde. (Rosi Barreto).
Querido Val Cabral, considerando a incompetência do secretário Antonio Vieira em assegurar o básico na saúde pública, sugiro que todos nós estejamos mais atentos aos riscos de infecção da tuberculose e não fiquemos esperando que o governo faça algo para nos livrar desse mal. Mário Costa da Silva.
ResponderExcluirA tuberculose é uma das doenças infecciosas mais antigas de que se tem notícia e, apesar dos grandes avanços da medicina, ainda é uma grande preocupação. Os números são alarmantes, mas a tuberculose tem cura se for seguido o tratamento corretamente.
ResponderExcluirA tuberculose mata aproximadamente 2,3 milhões de pessoas a cada ano, o que é maior que qualquer outra doença infecciosa bacteriana sozinha.
ResponderExcluirAo contrário do que muitos pensam, a tuberculose tem cura. Desde de 1944 se conhece os medicamentos capazes de curar a tuberculose. Mas para que haja um controle efetivo da doença é indispensável que se detecte a tuberculose ativa e se institua o tratamento correto.
ResponderExcluirO uso de medicamentos inadequados ou administrados irregularmente, ou em doses inadequadas é causa importante de não cura da doença.
ResponderExcluir