Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

30 de maio de 2010

NOSSAS CIDADES ESTÃO DESPROTEGIDAS

Todas as vezes que chove forte, a vida nas cidades brasileiras é afetada por alagamentos e deslizamentos de barreiras, inclusive com vítimas fatais. A impermeabilização dos solos nas grandes cidades é fato consumado. O emprego de pisos e outros materiais que facilitam a infiltração no solo é exceção. As águas de chuva, que deveriam ser a solução do abastecimento d’água, passaram a ser um tormento e são drenadas rapidamente através de galerias para os oceanos. O gerenciamento das águas de chuva é imprescindível para o futuro das cidades, com o reaproveitamento das águas pluviais na recarga dos lençóis freáticos, ampliação de jardins e calçadas ecológicas, melhoria da limpeza pública e campanhas de educação ambiental. Tais medidas, se adotadas, ajudariam bastante a reverter esta situação. Itabuna tem problemas sérios, que tendem a se agravar. O solo da zona central e redondezas está sendo impermeabilizado pelas novas construções, suas galerias pluviais não têm capacidade de escoamento devido a pouca declividade, carreamento de lixo e decantação de areias. Esses fatores retardam o escoamento das águas, provocando o alagamento das ruas e inundação dos imóveis comerciais e residenciais, causando enormes prejuízos materiais para seus proprietários. Na maioria dos bairros da periferia, a redução de áreas verdes e novas pavimentações aumentam o drama das populações que, sem macro e microdrenagem, em uma zona predominantemente plana, sofrem com o empoçamento nos pontos mais baixos, inviabilizando a passagem de carros e pedestres. Outro problema de grande gravidade são as ocupações irregulares das barreiras onde se concentram as populações de baixa renda, cujos acidentes com deslizamentos têm causado sérios transtornos e prejuízos. A complacência do poder público e a demagogia política têm prestado um desserviço à nossa cidade no que se refere a essa questão. E se não houver planejamento de drenagem, urbanização que permita o máximo de infiltração – a exemplo de bloquetes e outros materiais -, ampliação de áreas verdes e o controle eficaz da limpeza pública, o drama permanecerá com o registro de desastres. E que não se culpe a natureza, porque a engenharia e o planejamento têm solução para todos esses males.

6 comentários:

  1. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.
    E uma das principais responsáveis por essa degradação são as imensas montanhas de lixo provocadas pelo consumismo.

    ResponderExcluir
  2. Mudar nosso comportamento em relação ao consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar nossa casa, nosso planeta.
    São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida.

    ResponderExcluir
  3. Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Val Cabral
    O fato é que Itabuna está sendo mal administrada para o povo. Para o bolso deles, a administração é ótima. Tem muita gente no luxo, com o dinheiro roubado do contrato do lixo!!!!
    Gutemberg Matos

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o nosso Governo esta pouco se importando como nós vivemos em Itabuna, ele quer é votos para eleger seus deputados forasteiros. Kleber Barreto

    ResponderExcluir
  6. Quanto mais populosa é uma cidade piores são as condições de qualidade de vida e de saude de seus habitantes.
    Roberto Costa Fonseca

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: