PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

13 de maio de 2010

MARINA DIZ QUE VAI VOLTAR AO SENADO PARA VOTAR PROJETO FICHA LIMPA

A pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva (AC), afirmou nesta quarta-feira, em sua página no Twitter, que vai retornar ao Senado para votar o projeto de lei que proíbe o registro da candidatura de políticos com ficha suja. "O projeto Ficha Limpa, que havia sido protelado, foi aprovado na Câmara. Agora vai para o Senado e estarei lá para votar", disse ela. Os deputados concluíram na noite de ontem a votação do projeto. Um acordo entre os líderes partidários permitiu que todos os destaques fossem rejeitados. Pelo texto, ficam inelegíveis os condenados por decisão colegiada da Justiça (por mais de um juiz), mas estabelece o chamado efeito suspensivo, também em caráter colegiado. O mecanismo permite ainda um recurso a outro órgão colegiado de uma instância superior para que se obtenha uma espécie de "autorização" para o registro da candidatura. As novas regras também ampliam o período de inelegibilidade de três para oito anos. Os destaques que desfiguravam o texto-base haviam sido derrubados na semana passada. Alguns deles modificavam por completo a proposta porque previam a manutenção das regras atuais, em que um político não pode se candidatar apenas se tiver sido condenado em processo em que não cabem mais recursos. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, autor do projeto de iniciativa popular que contou com 1,6 milhão de assinaturas e foi apresentado em setembro do ano passado, comemorou o resultado. A proposta original queria vetar a candidatura de políticos com condenação de um juiz de primeira instância. Agora, o objetivo é intensificar a pressão no Senado para que a proposta tramite rapidamente e tenha validade para as eleições deste ano. A aplicação do ficha limpa para o pleito de outubro é polêmico. Os favoráveis argumentam que, caso o projeto seja sancionado pelo presidente Lula antes das convenções partidárias, que definem os candidatos, as novas regras poderão ser aplicadas. Para os contrários, a proposta teria de ter sido aprovada no ano passado.

14 comentários:

  1. É importante que o restoou a maioria dos senadores também votem como a Marina Silva, para que tenhamos mais moraçlização neste país e menos ladrões na política.
    O certo é o senado atender a reinvindicação de todos brasileiros que solicitaram a moralização na política do país, e aprovarem o projeto sem modificações e com urgência, de modo que nas próximas eleições só possam competir candidatos que realmente tenham caráter e sejam honestos, pois a voz do povo manifesta-se e deve ser atemdida a as suas reinvindicações.
    Paulo Sérgio Conrado

    ResponderExcluir
  2. É isso aí minha futura presidente...
    Limpeza já. Politico desonesto não poderia nunca mais se candidatar, que dirá se reeleger. Ia sobrar cadeira...... Reginaldo Brito

    ResponderExcluir
  3. Val Cabral
    Esse projeto está sujo antes de ser aprovado. Os que estão no congresso estão com a ficha mais suja que os que desejam entrar para a Câmara ou o Senado.
    Lourival Góes da Silva

    ResponderExcluir
  4. É inadmissível que um candidato ligado ao crime venha a se eleger.
    É muita cara de pau de quem se elege e de quem apresenta para o povo uma FICHA SUJA como DILMA.
    Carlos Nunes

    ResponderExcluir
  5. Amigo Val Cabral, a postura de Marina Silva Silva é digna e reflete o quanto ela está decidida a contribuir para acabar com a corrupção neste país. Por isso e por milhões de outros motivos justos, ambientalistas, humanistas... eu voto nela e estou pedindo aos meus amigos, para fazerem o mesmo. Este país tem que ter jeito e só depende de nós estas mudanças.
    Luiz Carlos Souza

    ResponderExcluir
  6. Todos os senadores poderiam se inspirar na Marina em apoiar publicamente o projeto ficha limpa, mas como a maioria tem a ficha suja, acabam silenciando-se.

    ResponderExcluir
  7. Belo exemplo, Marina! O que deveria ser uma atitude normal, acaba sendo diferencial em tempos de tanta corrupção.

    ResponderExcluir
  8. Valeu Marina, pelo menos algum político tem coragem de dizer que vai votar no projeto ficha limpa, porque os outros, estão se escondendo.

    ResponderExcluir
  9. VALEUUUU!!!! acho que agora a coisa vai começar a mudar, político ladrão não vai nem pensar em ser candidato...isso é só o começo,tem muita coisa pra melhorar, mas vai se ajustando.

    ResponderExcluir
  10. Ah, é um caminho longo até este país chegar onde deveria chegar, mas o combate dos políticos corruptos é um primeiro passo.

    ResponderExcluir
  11. Se a Lei da "Ficha Limpa" ficar valendo para essas eleições, somente Marina Silva apresenta condições de ser eleita Presidente do Brasil, pois até o Momento é a única com a Ficha verdadeiramente limpa.

    ResponderExcluir
  12. Marina vota no Fichas Limpas?
    Meu voto é de Marina!

    ResponderExcluir
  13. ESTE É O ÚNICO CAMINHO DE DESMONTAR O PT E SEUS CANDIDATOS...

    ResponderExcluir
  14. Por essa razão os políticos de plantão não querem essa Lei válida para este ano.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: