PREF ITABUNA

Natal Itabuna

Natal Itabuna

Trief

Trief

12 de maio de 2010

ITABUNA MARCA DIA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

A Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) lembram em Itabuna a passagem do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a 18 de maio. A data será marcada por uma série de atividades nas rodovias e no centro da cidade. A primeira das ações começa logo cedo, 7h da manhã, com panfletagem educativa na BR-101, trecho Itabuna-Itajuípe. Equipes do Creas, Deam e do Conselho Tutelar visitarão postos de combustível localizados na área. Depois, estarão fixas durante toda a manhã no Posto da Policia Rodoviária Federal, distribuindo material informativo alusivo à data para todos os motoristas que passarem pela pista. Já às 15 horas, haverá concentração no Jardim do Ó e em seguida a V Caminhada de Conscientização, quando também serão distribuídos panfletos na área central da cidade. Fanfarras da Escola Geogia e do Ciomf, e ainda Colégio Militar, Tiro de Guerra, Ministério Público, Defensoria Pública, Gapa e outras instituições confirmaram presença. O evento tem como objetivo mobilizar, conscientizar, sensibilizar e informar a todos sobre agressões e violência praticadas contra crianças e adolescentes e o que fazer para o combate, segundo adiantou o coordenador do Creas e da Comissão Municipal, Edson Braz Nascimento. Ele lembra que a realização do evento, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência Dr. Júlio Brito (DST/Aids), além da Fundação Marimbeta. “Esse apoio tem sido imprescindível para o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil”. Braz informa que o município tem registrado, de 2006 a abril deste ano, 115 casos de agressão e 48 de exploração sexual, mas os números, segundo ele, não representam a realidade, porque muitos casos não chegam ao conhecimento dos órgãos de proteção. (Rosi Barreto Foto: Waldyr Gomes).

9 comentários:

  1. quero fazer uma denuncia de algo estarrecedor que eu vi dias atraz na cidade de Itapé eu vi um adolescente que brigou numa escola grande do municipio, sendo colocado num camburºao da policia.... e os colegas todos gritando...a população toda em volta do carro da policia eo garoto... de cabeça baixa... as vezes levantava a cabeça......me deu uma vontade de partir pra cima contra este absurdo....mas já vio né, se fazem um absurdo dess com um menor e pense aí comigo um adulto.Cade o promotor da infancia e da juventude. agora tou denunciando cabe ao juiz ou quem tem o dever ir em itapé averiguar nesse colegio a cidade é pequena não é dificil localizar agora so depende desses hommem da lei querer manda averiguar se eles quiser, Um absurdo esses policiasi não sabe que não pode expor um adolescente dessa forma ? pior ainda um diretor de escola chamar policia para resolver certas questõe e permitir que que expor um menor desse jeit....Este adolescente poderá até entrar para a criminalidade diante de uma ação dessa.. pode ser cooptado pela criminalidade Isto não papel de uma autoridade expor adolescente assim ta errado diretor e policial... ESTES IRRESPONSAVEIS NÃO CONHECE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE......QUERO VER SE ALGUM DESSES PROMOTOR OU JUIZES DE ITABUNA VÃO TOMAR PATERNIDADE DISTO QUE DENUNCIEI NUMA ESCOLA DO MUNICIPIO... ITAPE..EM PLENO DIA...FORMOU UM MONTE DE GENTE NA RUA DA ESCOLA....A CIDADE TODA VIU. PEÇO POR FAVOR A VAL TENTAR INVESTIGAR NÃO É DIFICIL A CIDADE É PEQUENA. JÁ TEMOS TANTO MENOR NA CRIMIALIDADE ESE AÍ PODE SER UM CANDIDATO AO CRIME.....

    ResponderExcluir
  2. Grandes punições ao violentador e auxílio do governo à criança e sua família seria de ajuda para o trauma causado a ela.

    ResponderExcluir
  3. A situação da exploração das criança não é novidade, mas aceitar o aumento de pontos de exploração é um ABSURDO é a prova da impunidade, precisamos questionar com o Congresso, com o Senado!!

    ResponderExcluir
  4. A própria necessidade de consumir é o que faz os menores a alugar seus corpos, a tratá-lo como mercadoria, como disse uma menina de 10 anos em cadeia nacional: "Queria comprar minhas bonecas, brincos".

    ResponderExcluir
  5. É preciso educar o País e os pais pra que esses eduquem seus filhos. Os valores se inverteram. Não confundir liberdade com li-bi-di-na-gem.

    ResponderExcluir
  6. O governo federal deve ter mais rigor na fiscalização e punição dos responsáveis que exploram crianças e adolescentes para fins sexuais.

    ResponderExcluir
  7. Disque 100 - O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. A ligação é gratuita e o usuário não precisa se identificar. O serviço é executado pela SDH em parceria com a Petrobras e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).

    ResponderExcluir
  8. É sabido por todos que a violência, o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes em nosso país, envolve fatores que vão inicialmente da falta de diálogo e pior que isso do respeito na relação pais versus filhos; educação e orientação escolhar; e penas de certo mais punitivas do que socioeducativas para os agressores. Outro fator, é que existem no Brasil bons órgãos de Defesa da Crianças e Adolescentes, mas são verdadeiros seres abnegados, compromissados com a causa infanto-juvenil; exemplo fácil disso, não está longe dos nossos olhos, aqui mesmo em Itabuna, O Conselho Tutelar ganhou uma viatura, que não usaram dez dias; até onde se sabe o telefone é igual a pai de santo só recebe; além de que em nossa cidade, não tem abrigos provisórios e nem casa de passagem para maiores de doze anos.
    Enfim, Os Conselheiros Tutelares, Dr. Edson Braz do Creas e outros abnegados como já dissem, tiram leite de pedras todos os dias. Existe em Itabuna Secretário de Assistência Social? Ou mal estar social como um certo Jorge Calixto Madalena fala? É só olhar para as praças, as marquises, as ruas cheias de meoteiros, mendigos, pessoas velhas, crianças esmolando e se explorando ou sendo exploradas sexualmente, para obter uma resposta rápida, falta políticas públicas, falta maior atuação se existe do secretário de paciência social. Como um certo Formigli Rebouças dito supersincero falou, em Itabuna falta a dedicação de todos, entenda como todos o próprio, e o prefeito Capitão Paciência Azevedo, que de tanta gente boa estraga seu primeiro e último governo. Capitão há tempo, é época de mudança, pelo menos teríamos isso para comemorar a mudança de alguns secretários, por água a baixo socialmente com eles. Feliz dia do Assistente Social para estes profissionais também!!!

    ResponderExcluir
  9. quero fazer uma denuncia sobre contra o pastor e contor ely paulino que mantendo um relacionamento amoroso com uma menor de 15 anos.O mesmo é casado pai de 4 filhos saio de alagoas para trabalhar na paraiba e se envolveu com esta menor deixando seus filhos desanparados.ele esta vivendo como se fosse solteiro encanando a todos na cidade de guarabira...

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: