Hoje tomamos conhecimento pela imprensa do assassinato de um estudante na porta de um colégio estadual no bairro de Fátima, em Itabuna. A vítima foi executada em frente ao Colégio Ciso no bairro de Fátima em Itabuna. O estudante José Denisson da Silva Neto, de 17 anos, estava na porta da escola, quando dois homens se aproximaram em uma moto, desceram e um deles deflagrou quatro disparos à curta distância. Os tiros atingiram o estudante na perna direita, abdome, braço esquerdo e nas costas. O jovem, que cursava o primeiro ano do ensino médio, morreu na hora. Segundo informações, José Denisson morava na Rua 5, no Parque Boa Vista. A polícia informa que o menor tinha envolvimento com o tráfico de drogas e sua morte teria ligação com uma guerra entre traficantes do Parque Boa Vista, Califórnia, Nova Califórnia e da “Favela da Portelinha”. Esse acontecimento revela a face mais dura de um problema que boa parte das escolas baianas, lamentavelmente, enfrenta nos dias de hoje, ou seja, a violência e a falta de policiamento nas instituições de ensino. Além de terrível, esse caso encobre um outro sério problema que é a incompetência do governo do Estado em gerenciar áreas tão importantes de nossa sociedade, como se traduz a educação e a segurança pública. Diante desse contexto, igualmente a outros apresentados pela administração pública estadual, percebe-se o total desnorteio no gerenciamento das ações do governo Jaques Wagner. Enquanto isso, como resultado - para nossa tristeza - a violência encontra as portas abertas nas escolas baianas.
Val Cabral
ResponderExcluirA violência ceifou os sonhos deste jovem. Esta é mais uma morte que deve ser encarada como realidade nefasta da violência que mata a cada um de nós, um pouquinho a cada dia. Esta é a violência que nos sufoca... e essa violência acontece em diversas formas; quando alguém atrasa alguns minutos, que nos ameaça quando a rua está escura, que nos diminui quando ostenta sua pujança, que corta uma fila no banco; que risca a latadria do nosso carro; que se apresenta na corrupção dos políticos... Eu e a sociedade brasileira morremos um pouquinho junto com cada jovem vítima de assassinato. Que estas mortes não sejam em vão, mas sirvam como protesto. Este martirio silencioso deve lembrar a sociedade que o que mais incomoda não é o brado dos maus... mas sim o silencio dos bons!!!
Rubens Tavares
Nada trará esse rapaz de volta, mas certamente esse fato servirá para que providências sejam tomadas, pra acabar com essa violência nas portas das ecolas! E que sejam punidos os responsaveis!
ResponderExcluirKleber Barreto
Amigo Val Cabral
ResponderExcluirCreio que este estudante foi vítima de uma “fatalidade” que o Estado deveria evitar. Mas isso é uma longa história...
Fernando Bastos
Nossas crianças não podem crescer num mundo destes, onde tudo é um caminho facil para a armadilha da violencia fisica e emocional.
ResponderExcluirNossas condolencias a familia.
Sandra Ribeiro
Val Cabral, gostaria de convidar o comando da Polícia, os juízes e promotores; e a direção geral da secretária de encino (município e estado) para fazerem visitas nas portas das escolas para ver o que vão constatar os bandos nas proximidades dos muros da escolas - jovens usando drogas, namorando, fazendo sexo, etc. A polícia tem que agir com mais rigor com esta situção.
ResponderExcluirRoberto Araújo
Gutemberg Matos
Val Cabral
ResponderExcluirMenores compram bebidas... cigarros e faltam às aulas. Patrulha escolar, se é que ainda existe, quando chamada não aparece... e existem aqueles grupinhos de desocupados, que ficam aliciando as garotas nas portas das escola... em todo lugar tem um grupinho assim.
Ricardo Borges
Val Cabral
ResponderExcluirItabuna sofre com a violência nas escola, violência doméstica, violência contra os idosos... e outros e ninguém faz nada. Menores se reunem para beber, se prostituir e se alguém aciona a polícia, ela não aparece, ligar para o Conselho Tutelar também não adianta... estamos "num mato sem polícia" e um estado sem governo!!!
Gisele Alves
É sempre a mesma coisa, é preciso alguém perder a vida para alguém fazer algo. A policia, o governo, a direção do CISO, A SOCIEDADE EM GERAL... TODOS, TODOS, foram omissos e agora tentam reverter a situação, culpando apenas as drogas... Uma vida se perdeu. Na maioria das vezes as direções das escolas não se importam com brigas fora da escola mesmo que tenha começado dentro dela.
ResponderExcluirSolivaldo Pires
Prezado amigo Val Cabral
ResponderExcluirAcredito que precisamos mesmo sair da omissão e agirmos de alguma maneira. A indiferença é parecida com uma infecção. O sujeito sente uma febre aqui, toma um comprimido, a febre baixa e ele não dá nem bola mais para o problema. A febre volta, agora mais insistente e, de paliativo em paliativo, vai adiando a ida ao médico. Até que a coisa piora. Aí não tem mais jeito: vira um problema crônico, ou tem uma infecção generalizada ou uma falência múltipla de órgãos, porque deixou de combater o mal no seu começo.
O mundo está assim. De uns tempos para cá tudo tem sido feito de forma escancarada, desrespeitosa e acintosa. Ninguém toma providências, lavam-se as mãos e deixam correr frouxo.Fico pensando como será daqui há mais 10 ou 20 anos: o que vai ser desta cidade?
Paulo do Pontalzinho
paupont@bol.com.br
Precisamos mesmo fazer alguma coisa. Talvez a que está mais ao nosso alcance de fazer é a mais negligenciada: educar. Somos tendenciosos a querer fazer a coisa rápidamente e alcançar o maior número possível de cada vez. Se conseguirmos falar com uma pessoa por dia, por semana ou por mês sobre o assunto já seria um grande avanço. E as crianças devem ser o nosso alvo. Falar-lhes da importância de preservar o meio ambiente, a cuidar da saúde delas mesmas, falar-lhes da importância de terem uma boa alimentação - e aqui esbarramos num paradoxo: boa alimentação X fome; difícil né? - enfim, investirmos em "papo saudável" para que o futuro seja melhor para elas.
ResponderExcluirFico imaginando: como pode pais transmitirem uma tradição criminosa de massacre de golfinhos e baleias? E não estão nem aí para o mundo, para o que isso pode causar, seja o extermínio da espécie, seja a banalização da vida. Esta como vimos no caso deste jovem assassinado na porta do CISO. Lamentável e triste!
Wellington Marques
Amigo Val Cabral... você não tem idéia da dor que fico cada vez que vejo estas cenas e esta indiferença com os jovens, as mulheres, os animais e os idosos.... As vezes me pego pensando onde foi parar o ser humano? onde está escondido este ser criado para dar vida e não para matá-la?????
ResponderExcluirConfesso que tenho dificuldade de aceitar e encontrar a resposta.
Carlos Cordeiro
Nunca conseguiremos compreender como o homem consegue se tornar pior que um monstro. O monstro pode ser espantoso apenas nos aspectos físicos e anomalias, mas nunca cruel como o homem. O monstro mata por instinto e é irracional. O homem parece não se satisfazer em matar, tem que ser com requintes de crueldade e frieza. Não sei como conseguem comer e dormir após tanta violência e sangue derramado.
ResponderExcluirLuiz Cláudio Barreto
Olá querido amigo Val Cabral, parabéns pela postagem. Sou contra a violência, mas esse garoto, com seu péssimo comportamento, recebeu o que mereceu. Ruth Dantas
ResponderExcluirBom dia! é triste viu... mas é isso ai, quando nao sabemos ha onde e com quem andamos, pode acontecer isso ai!!! muito jovem e ainda nao viveu nada,nao desejo a ninguem mas o futuro dos jovens no Brasil é triste de mais...
ResponderExcluirMorrem muitos jovens por conta do uso de drogas, portanto, precisamos criminalizar de forma dura as drogas e quem as comercializa. É por causa das drogas que estamos perdendo nossos jovens.
ResponderExcluirA juventude brasileira morre a cada dia por se envolver no mundo dos entorpecentes, por utilizarem o tráfico como meio de sobrevivência às mazelas da própria sociedade, alí garantindo seu dinheiro e penalizando sua vida e a dos seus familiares.
ResponderExcluirPrecisa-se de fato de uma política de conscientização, políticas públicas que de fato atendam aos anseios da sociedade, direcionadas ao esporte, a cultura, na educação, na formação da juventude, uma conexão dos eixos governamentais, lutando em parceria com a sociedade, no combate ao uso abusivo destas porcarias, que o nome já diz tudo: DROGAS.
ResponderExcluirSabemos que o papel dos governantes seja de elaborar políticas públicas e projetos de estruturação em benefício da sociedade, porém isso não é cumprido ao pé da letra. Vivemos em uma sociedade consumista onde os políticos não tem mais caráter nem ética.
ResponderExcluirpor que os mensaleiros que se colocam como representantes do povo não investiram esse dinheiro no desenvolvimento de projetos de combate ao uso das drogas, de estruturação e urbanismo das periferias em suas regiões?
Se o governo não agir, mais que depressa, para debelar a atual situação, teremos em breve um caos social que arrasará toda uma geração.
ResponderExcluirÉ bom cobrar das autoridades, até exigir ações concretas de combate ao tráfico de drogas. Como cidadãos, temos que integrar ações sociais efetivas junto a comunidade, indo as escolas e falando aos jovens, dos males que a droga causa a eles, a família e a sociedade. A prevenção quando efetiva e eficiente, funciona melhor que a repressão. Não vamos deixar essa peteca cair.
ResponderExcluirEm todo canto do Brasil existem muitos casos de pessoas que sofrem com drogas, não só os consumidores mas também os familiares. O governo deve ser precionado para que tome uma atitude viável o quanto antes!
ResponderExcluirTudo isso está acontecendo pela omissão e descaso de nossos governantes. Temos que despertar para o problema. A vida dos nossos filhos pode estar por um fio.
ResponderExcluirA fórmula é simples. Educação+Esporte+Projetos+Família = Futuro das crianças e dos adolescente.
ResponderExcluirÉ triste saber a dura realidade dos jovens,que não tem oportunidade através de políticas sociais e acabam entrando nesse mundo triste e sem fim.Uma realidade decepcionante para nossa sociedade jovem cada vez mais cedo perdendo a vida por conta dessa DROGA maldita! Só Deus para nos livrar desse mal terrível!!
ResponderExcluirTaí um problema simples de ser resolvido. É só colocar escolas em tempo integral. Tenho certeza de que diminuiria bastante a possibilidade dos adolescentes trilharem caminhos errados.
ResponderExcluiro interior precisa da atenção do governo..wagner só viaja pela sua campanha agora...precisamos de uma soolução urgente, um dia a vítima pode ser um de nós!
ResponderExcluirSoube que este jovem não fazia mais parte do quadro de alunos desta unidade escolar e que já estava com a transferência em mãos!!!!Acredito que a violência, drogas existem e se envolve quem quer e quem entra neste mundo deve arcar com as consequências, a dele foi a morte, pois o salário do pecado é a morte!!!Pois tudo é lícito mas nem tudo me convém!!!
ResponderExcluirVal...
ResponderExcluirAlguns aqui citaram o CISO como um dos responsáveis pelo que aconteceu com esse rapaz. Foi sem conhecimento de causa e, com isto, fere os profissionais desse estabelecimento que lutam a duras penas, sem apoio quase nenhum, efetivamente, dos órgão públicos para manter o nível de ensino que sempre teve.Infelizmente, OS PAIS não comparecem a reuniões marcadas para saber da vida de seus filhos.Lá estão professores e diretora com seus vices para pedir colaboração à família para "adotarem" seus filhos, procurarem saber o que fazem, das tarefas de casa, dos amigos de rua,das faltas à escola!Os jovens ficam depois das aulas até tarde nas redondezas e não vão embora de jeito nenhum!Desafiam os dirigentes e pessoas de bem que os orientam, com respostas como que, na rua, fazem o que querem, na rua o colégio não manda. O colégio não pode fazer NADA na rua realmente...Quando se marcam palestras para os pais se inteirarem do que ocorre de mais moderno no mundo paralelo à vida dos estudantes (doenças, drogas, etc), pasmem...os pais não comparecem, são bem poucos!! Como os alunos não podem ser vistoriados, protegidos que são pelas leis, soltam bombas enormes dentro da escola, em qualquer lugar. E já começaram!! O turno da tarde este ano tem um número considerável de baderneiros, alunos que não querem nada e estão lá em nome da "inclusão social"... e sabe quem tem que lidar com esta agressividade?? A polícia?? O Juizado de Menores? O Ministério Público??O Conselho Tutelar? A Direc?Os vereadores?que nada!! Os dirigentes, professores e funcionários!!(os outros só aparecem DEPOOOOIS) Qual é a preparação que o colégio tem?? A de MESTRES apenas, aprendendo, a duras penas, sobre as leis protetoras pra não ferir, "constranger" os alunos!!
Correm ainda o perigoso risco de serem pegos lá fora!! Ameaças não faltam!!São muitas, desde o início do ano...A realidade dessa ameaças que não são denunciadas, a sociedade não conhece a profundidade...
A missão tem sido cumprida. De mestres.Infelizmente, a liberdade de escolha dos pais está tomando rumos dolorosos. A família perdeu o sentido de educação dos filhos. São valores que precisam ser resgatados pois o choro da dor não cabe no peito.Deus mandou seu único filho à terra e não O mandou desgarrado. Quiz Ele que acontecesse através de um exemplo a ser seguido, de uma familia, A Sagrada Família. Os pais de hoje precisam rever suas missões URGENTE e se espelhar no que de mais belo foi deixado...Frase feita, mas de grande efeito:Quem não aprende pelo Amor, aprende pela Dor...infelizmente...
"PT E A APOLOGIA ÀS DROGAS"
ResponderExcluir---------------------------
- “Para cheirar, prefira um canudo individual a notas de dinheiro”;
- “Faça uma piteira de papel se for rolar um baseado”;
- “Compartilhe a droga, nunca o material a ser usado”…
PONTOS PARA INJETAR
--------------------
PONTOS SEGUROS:
- veias dos braços e dos antebraços
- veias das pernas
-----------------------------------------
PONTOS A CONSIDERAR:
- pés (veias pequenas, muito frágeis, injeção dolorosa).
-----------------------------------------
PONTOS PERIGOSOS:
- pescoço
- rosto
- abdômen
- peito
- coxas
- sexo
- pulsos
-----------------------------------------
ESSE PRIMOR DE TEXTO ESTAVA EM CARTILHAS DISTRIBUIDAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO lula, NA PARADA GAY DE 2007, COICIDÊNCIA OU NÃO, NO GOVERNO DO lula AS DROGAS E AS CHACINAS SE ESPANDIRAM DE FORMA ASSUSTADORA, É POR ISSO QUE NÃO CULPO APENAS O GOVERNADOR LERDEZA DA BAHIA, ESSA É A MARCA DO pt GOVERNAR, SOMENTE TORRAR DINHEIRO COM PROPAGANDAS ENGANOSA E COISA BOA MESMO NECA DE PITIBIRIBA