Enfermeiros da rede municipal de Itabuna tiveram uma manhã de confraternização nesta quarta-feira, (12). Eles foram homenageados pe
lo Departamento da Atenção Básica durante evento no Palace Hotel, alusivo ao Dia do Profissional de Enfermagem. Na abertura, a diretora do departamento, Dayse Santos, parabenizou e agradeceu a presença da categoria. Foi lida a oração do enfermeiro e em seguida a enfermeira-mestra Soraia Santiago fez palestra destacando o crescimento da enfermagem e as possibilidades de atuação do profissional na saúde coletiva. Ela enfatizou que a Associação Brasileira de Enfermagem anualmente lança uma temática que sugere reflexão sobre o papel, a prática social e participação deles nesse contexto. Mas o ponto de partida, segundo ela, começou na década de 80 com a inserção do enfermeiro no sistema municipal de saúde em Itabuna, “onde ele atuou mais efetivamente conforme as diversas conjunturas conformadas pelas políticas implantadas em cada contexto da gestão no sistema de saúde municipal”. Antes, o secretário de Saúde de Itabuna, Antônio Vieira, também parabenizou a categoria, lembrando que o enfermeiro é o melhor aliado e o melhor amigo do paciente. “Quando ele recobra os sentidos num hospital, a primeira imagem que tem é desse profissional que se torna cada dia mais competente e compromissado”, elogiou. (Rosi Barreto – Foto – Waldyr Gomes).
A Enfermagem é a arte e a ciência do cuidar, necessária a todos os povos e a todas as nações, imprescindível em época de paz ou em época de guerra e indispensável à preservação da saúde e da vida dos seres humanos em todos os níveis, classe ou condições sociais.
ResponderExcluirParabéns a todo Profissional de Enfermagem!!!
Precisamos de enfermeiros e profissionais de enfermagem que queiram abraçar a causa da enfermagem e a causa política para que esta classe possa alcançar seu merecido espaço e fazer jus à qualidade da assistência à saúde de nosso povo.
ResponderExcluirInfelizmente em nossa cidade falta muito para o enfermeiro ganhar sua autonomia, parte pela falta de interesse de alguns poucos profissionais que olham apenas para seu próprio umbigo, parte por falta de conhecimento da população da importância desta classe profissional, parte por falta de interesse das autoridades locais, o que é uma pena, pois se não a mais linda, uma das mais lindas das profissões não pode ser deixada de lado.
ResponderExcluirRealmente a enfermagem é uma profissão sublime e inigualável...pena que não é tão valorizada como poderia ser, mas amo o que faço.
ResponderExcluir