Domingo último, o jornalista Ederivaldo Benedito, em excelente comentário, tratou com muita propriedade do eterno problema que é a poluição
que sofre o Rio Cachoeira em 16 municípios baianos, todos sofrendo de violenta e criminosa agressão. A poluição do meio ambiente não é apenas um problema do nosso Sul do Estado da Bahia, mas também de outras cidades sulbaianas, ao longo de uma vastidão continental e universal. Por quase 30 anos consecutivos, já conheço o problema crucial e criminoso da poluição naquelas águas. Através dos ambientalistas ouvia sempre denúncias sobre a poluição comprometedora da fauna e flora nos rios e o Cachoeira se notabilizava como referência de descaso e irresponsabilidade dos nossos governantes e negligência comunitária. Com tais circunstâncias de suma gravidade, eu as levava à consideração das autoridades do Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna e da Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia, à frente Juliano Matos. Hoje, sabemos que os esgotos de algumas indústrias do parque e das residências itabunenses contribuem bastante para o agravamento dos problemas de poluição que atinge toda a bacia hidográfica do rio cachoeira. Com a despoluição e conservação do Cachoeira e respectivos afluentes, teremos em consequência a beleza das cidades e a razão de ser das pessoas pobres que habitam as suas margens, principalmente os pescadores, que estão a braços com a perspectiva da fome e de miséria, juntamente com suas famílias, além da motivação turística. Notável pensador do Velho Continente, afirmou “que o homem é o único animal que destrói seu próprio ambiente, numa inconsciência perfeita do meio natural, imprescindível à vida de cada espécie viva”.
que sofre o Rio Cachoeira em 16 municípios baianos, todos sofrendo de violenta e criminosa agressão. A poluição do meio ambiente não é apenas um problema do nosso Sul do Estado da Bahia, mas também de outras cidades sulbaianas, ao longo de uma vastidão continental e universal. Por quase 30 anos consecutivos, já conheço o problema crucial e criminoso da poluição naquelas águas. Através dos ambientalistas ouvia sempre denúncias sobre a poluição comprometedora da fauna e flora nos rios e o Cachoeira se notabilizava como referência de descaso e irresponsabilidade dos nossos governantes e negligência comunitária. Com tais circunstâncias de suma gravidade, eu as levava à consideração das autoridades do Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna e da Secretaria de Meio Ambiente do Governo da Bahia, à frente Juliano Matos. Hoje, sabemos que os esgotos de algumas indústrias do parque e das residências itabunenses contribuem bastante para o agravamento dos problemas de poluição que atinge toda a bacia hidográfica do rio cachoeira. Com a despoluição e conservação do Cachoeira e respectivos afluentes, teremos em consequência a beleza das cidades e a razão de ser das pessoas pobres que habitam as suas margens, principalmente os pescadores, que estão a braços com a perspectiva da fome e de miséria, juntamente com suas famílias, além da motivação turística. Notável pensador do Velho Continente, afirmou “que o homem é o único animal que destrói seu próprio ambiente, numa inconsciência perfeita do meio natural, imprescindível à vida de cada espécie viva”.
Já foram realizados encontros e mais encontros para que o Rio Cachoeira tenha uma solução. Até o momento, apesar de vários movimentos, e plantio de árvores em suas margens, sua situação ainda não reverteu. Árvores essas que ninguém as ver, e o Rio continua a sofrer e pedir socorro.
ResponderExcluirAs comunidades ribeirinhas das cidades de: Itororó, Santa Cruz da Vitória, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, continuam a jogar esgotos e lixos em seu leito e suas margens, sem nenhuma piedade. Prova disso, é quando o Rio pega uma cheia e volta a ser vazante, seu leito fica a olho vivo completamente sujo; um triste visual, com elementos plásticos e pneus velhos à tona, que se retirados podem chegar a milhares de toneladas de detritos; um afronto ao Rio.
ResponderExcluirSe não houver união de todas as prefeituras num trabalho sério e pactuado nada vai poder se fazer para que o Rio volte a ser aquele Cachoeira da época dos desbravadores, de águas cristalinas e peixes abundantes para o consume dos mais necessitados e também área de lazer para todos.
ResponderExcluirBravo Val Cabral
ResponderExcluirTemos que fazer estes governantes acordarem e solucionar os problemas do rio cachoeira. le não pode ser ransformado numa mácula á céu aberto, sangrando e morimbundo.
Lourival Batista
Val Cabral, é comum os dejetos domésticos e industriais serem lançados no rio cachoeira, sem algum tratamento e em todo interior baiano a situação é igual ou muito pior. Robeto Sales de Lima
ResponderExcluirA situação de poluição deste rio, é o tipo de coisa que causa tristeza a todos. Vamos arregaçar as mangas. Creio que uma visão global associada à ação local é um dos muitos caminhos para reverter a destruição ambiental. Abraço, Márcia Lopes
ResponderExcluirÉ incrivel como o governo não liga para o meio ambiente e deixa um ro importante como este morrer fétido e abandonado.
ResponderExcluirSequer cuidam da velha Ilha do Jegue...
bjuss
Flávia Aguiar
É pura vergunha dos governantes e falta de educação das pessoas que jogam lixo e escoto no rio, olha que já pesquei muito nesse rio. Bete
ResponderExcluirEstou há um mês em uma cidade do oeste baiano, e desde que cheguei, o que mais me impressionou foi exatamente "o esgoto a céu aberto" daqui!
ResponderExcluirÉ revoltante como não dão importância à saneamento básico, cuidados com o meio ambiente, com a saúde da população, e principalmente com a saúde das crianças.
Infelizmente os "políticos" só sabem fazer promessas, mas
cumpri-las que é bom.... nada, né???
Prefiro não citar o nome da cidade, também!!
Bjoks,
Maria Conceição Tavares dos Santos
Situação lamentável e total falta de respeito com nossa natureza. Onde vamos parar deste jeito?
ResponderExcluirENQUANTO NÓS, PESSOAS COMUNS, FICAMOS PREOCUPADOS COM O RIO CACHOEIRA SONHANDO EM QUE ELE SEJA DESPOLUIDO, OS NOSSOS GOVERNANTES E OUTRAS AUTORIDADES, ESTÃO POUCO SE LIXANDO. QUEREM MAIS É TER CERTEZA QUE TODO MÊS O DINHEIRO QUE RECEBEM ESTARÁ DEPOSITADO EM SUAS RESPECTIVAS CONTAS BANCÁRIAS. TENHAM TODOS A CERTEZA QUE QUANDO A CIDADE NÃO MAIS OFERECER ATRATIVOS, MUDAM AUTOMATICAMENTE DE LOCAL. CONDIÇÕES FINANCEIRAS É O QUE NÃO FALTA. SOMENTE NÓS QUE NASCEMOS, NOS CRIAMOS E IREMOS MORRER AQUI É QUE NOS PREOCUPAMOS COM O MEIO AMBIENTE E PARTICULARMENTE COM O RIO CACHOEIRA. SIMPLESMENTE PORQUE AMAMOS DE VERDADE ESTA CIDADE
ResponderExcluirtambém acho. podem observar que todas as autoridades que dizer gostar de itabuna, são meramente turistas. já viram algum magistrado ou comandante de batalhão que aqui trabalharam, retornar a cidade em dia de festa ou final de semana numa visita de cortesia? eu não me lembro. quanto aos políticos, esses tem na cidade apenas sua base eleitoral, mas moram, trabalham e residem longe daqui. se veem obrigados a virem aqui pra não perderem seus votos
ResponderExcluir