Recebi esta semana no meu programa de rádio um senhor de 85 anos acompanhando seu neto que queria me conhece pessoalmente. Sempr
e alegre, espírito jovem, saudável, disse-me ele anda todos os dias em seu cavalo de estimação, toma banho de bica em sua rocinha e viaja com freqüência para itória da Conquista e Salvador, visitando os filhos e netos que ali residem. E olhando aquele cidadão, conclui realmente, que o gosto de viver é o elixir da longa vida. Às vezes o homem se aposenta com 50 ou 60 anos e fica em casa parado, só sentado ouvindo rádio, ou assistindo televisão. Aí começa a entrar na “fossa”, ficando nervoso, azucrinado com o barulho de casa e sem ter o que fazer, tornando-se às vezes um “chato” para a família. Na verdade, o envelhecimento necessita de atividade. Atividade é vida. Está provado que atividade e longevidade guardam íntima relação de causas e efeito. A atividade mental e a atividade física igualam-se em seus efeitos benéficos. Temos que descobrir depois dos 60 anos o que podemos fazer e gostamos de fazê-lo. É impossível que uma pessoa não tenha gosto para nada. Trace um plano de vida de acordo com suas possibilidades e adapte-se às condições e circunstâncias, sem covardia. Descubra você mesmo o seu caminho e não permita que ninguém perturbe o seu sonho de longevidade, ativando seus neurônios, seus músculos, seus nervos e tonifique o seu coração. Porque o cérebro se deteriora? Porque ele é parte do corpo humano. Assim com um programa adequado de manutenção e rejuvenescimento o nosso cérebro funciona muito bem durante o envelhecimento. Envelhecer não é morrer aos poucos como muita gente pensa. É viver cada vez mais. A média de vida do idoso brasileiro aumentou na última década porque ele sabe se cuidar melhor. Agora é de 75 anos. Em 1970 era de 62. “A vida começa aos 40” diz o ditado popular. Na verdade a vida começa em qualquer idade em que se esteja feliz, sentindo-se útil a si e aos outros. O Brasil possui milhões de aposentados vivendo seu domingo da vida. Vamos viver o nosso domingo. Não deixe que esse precioso tempo que é nosso se perca. Temos que aproveitá-lo. Conheço dezenas de aposentados que passam dos oitenta e vivem trabalhando como jovens entusiasmados e felizes na execução dos seus trabalhos. Aqui em nossa terra posso citar meu pai, Abimael Cabral, que costumeiramente está em viagens por este imenso país e atualmente retorna de mais uma excursão á Brasília e Rio de Janeiro. Aos aposentados da minha terra, boa sorte.
e alegre, espírito jovem, saudável, disse-me ele anda todos os dias em seu cavalo de estimação, toma banho de bica em sua rocinha e viaja com freqüência para itória da Conquista e Salvador, visitando os filhos e netos que ali residem. E olhando aquele cidadão, conclui realmente, que o gosto de viver é o elixir da longa vida. Às vezes o homem se aposenta com 50 ou 60 anos e fica em casa parado, só sentado ouvindo rádio, ou assistindo televisão. Aí começa a entrar na “fossa”, ficando nervoso, azucrinado com o barulho de casa e sem ter o que fazer, tornando-se às vezes um “chato” para a família. Na verdade, o envelhecimento necessita de atividade. Atividade é vida. Está provado que atividade e longevidade guardam íntima relação de causas e efeito. A atividade mental e a atividade física igualam-se em seus efeitos benéficos. Temos que descobrir depois dos 60 anos o que podemos fazer e gostamos de fazê-lo. É impossível que uma pessoa não tenha gosto para nada. Trace um plano de vida de acordo com suas possibilidades e adapte-se às condições e circunstâncias, sem covardia. Descubra você mesmo o seu caminho e não permita que ninguém perturbe o seu sonho de longevidade, ativando seus neurônios, seus músculos, seus nervos e tonifique o seu coração. Porque o cérebro se deteriora? Porque ele é parte do corpo humano. Assim com um programa adequado de manutenção e rejuvenescimento o nosso cérebro funciona muito bem durante o envelhecimento. Envelhecer não é morrer aos poucos como muita gente pensa. É viver cada vez mais. A média de vida do idoso brasileiro aumentou na última década porque ele sabe se cuidar melhor. Agora é de 75 anos. Em 1970 era de 62. “A vida começa aos 40” diz o ditado popular. Na verdade a vida começa em qualquer idade em que se esteja feliz, sentindo-se útil a si e aos outros. O Brasil possui milhões de aposentados vivendo seu domingo da vida. Vamos viver o nosso domingo. Não deixe que esse precioso tempo que é nosso se perca. Temos que aproveitá-lo. Conheço dezenas de aposentados que passam dos oitenta e vivem trabalhando como jovens entusiasmados e felizes na execução dos seus trabalhos. Aqui em nossa terra posso citar meu pai, Abimael Cabral, que costumeiramente está em viagens por este imenso país e atualmente retorna de mais uma excursão á Brasília e Rio de Janeiro. Aos aposentados da minha terra, boa sorte.
Ser jovem é buscar uma vida saudável para possuir energia para por em prática seus objetivos....é sonhar com novos objetivos, é acreditar que o ser humano ainda têm jeito, é tomar banho de mangueira, banho de chuva...enfim, a idade está na cabeça da pessoa e vc só passa à agir como jovem quando pensa como jovem e têm energia para viver assim.
ResponderExcluirOs idosos tem que ter energia, vontade de se divertir, ter amigos, esperança no futuro, se apaixonar. Pro velho tudo se torna ridículo,mas não pensem assim, viva intensamente e não tenha medo de ser feliz!!!
ResponderExcluirIdoso é quem tem o privilégio de viver a longa vida. Velho é quem perdeu a jovialidade. A idade causa a degenerescência das células;
ResponderExcluirA velhice causa a degenerescência do espírito. Você é idoso quando sonha.
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando aprende e velho
quando já nem ensina.
Chegar aos 60 anos é um privilégio, uma vitória e só não chega a ser velho quem morre jovem.
ResponderExcluirUma pessoa pode ter tanto medo de envelhecer, que não
ResponderExcluirconsegue viver o agora. Por isso, viva cada segundo de sua vida!!
Envelhecer é o preço que todos temos de pagar se quisermos continuar vivos!
ResponderExcluirEu acho que a idade é você quem a faz,não adianta ser jovem com uma mentalidade de 100 anos,quem tem essa idade muitas vezes é mais jovem que um de 20 anos. A idade não importa o que importa de verdade é ter espírito de juventude...
ResponderExcluirA Velhice!
ResponderExcluirA mãe conta que seu filho pequeno - com a curiosidade de quem ouviu uma nova palavra mas ainda não entendeu seu significado - perguntou-lhe:
- "Mamãe, o que é a velhice?"
Na fração de segundo antes da resposta, a mãe fez uma verdadeira viagem ao passado. Lembrou-se dos momentos de luta, das dificuldades, das decepções. Sentiu todo peso da idade e da responsabilidade em seus ombros. Tornou a olhar para o filho que, sorrindo, aguardava uma resposta, e disse-lhe:
"Olhe para meu rosto, filho", disse ela. "Isso é a velhice".
E imaginou o garoto vendo as rugas, e a tristeza em seus olhos. Qual não foi sua surpresa quando, depois de alguns instantes, o menino respondeu:
- "Mamãe! Como a velhice é bonita!"
Há um ditado que diz: "Para um tolo, a velhice é um inverno amargo; para um sábio, é uma época dourada". Tudo depende da nossa própria atitude e do como encaramos a vida.
A velhice é um período de declínio que termina com a morte ou uma época de oportunidades para se alcançar seus ideais e encerrar a existência coroada de satisfação ? A velhice poderá variar drasticamente de acordo com a visão de cada indivíduo.