Estão em ritmo intenso as obras da primeira fábrica de chocolate da região cacaueira, em Ibicaraí no sul da Bahia. O projeto financiado pelo Governo da Bahia e
BNDES tem previsão de inauguração em junho. A fábrica de Ibicaraí vai produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. Terá capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor, ela integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau. O secretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas (foto) visitou o canteiro de obras acompanhado do prefeito Lenildo Santana na quinta-feira (11), para verificar o andamento das obras da fábrica. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na obra pelo governo estadual e prefeitura beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares. O governo do estado vai contratar uma equipe técnica para apoio do projeto. A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (COOAFBA). Terá o acompanhamento de Raimundo Mororó considerado uma das maiores autoridades em chocolate da Bahia, e monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Informação do Bahia Online.
BNDES tem previsão de inauguração em junho. A fábrica de Ibicaraí vai produzir chocolate com 70% de concentração de cacau e seus subprodutos. Terá capacidade de produção diária de 600 quilos de chocolate e 127 quilos de nibis ou liquor, ela integra o projeto do governo baiano de agroindustrialização do cacau. O secretário de Integração e Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas (foto) visitou o canteiro de obras acompanhado do prefeito Lenildo Santana na quinta-feira (11), para verificar o andamento das obras da fábrica. Estão sendo investidos R$ 2,3 milhões na obra pelo governo estadual e prefeitura beneficiando cerca de 300 famílias de agricultores familiares. O governo do estado vai contratar uma equipe técnica para apoio do projeto. A fábrica será administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Almada e Adjacências (COOAFBA). Terá o acompanhamento de Raimundo Mororó considerado uma das maiores autoridades em chocolate da Bahia, e monitoramento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR) através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Informação do Bahia Online.
Este investimento será ótimo para a região para agregar maior valor ao nosso principal produto, o cacau. É inadmissível que o sul do país que nada produz tenha várias fábricas e nós que produzimos 93% do cacau do Brasil não possuímos nenhuma.
ResponderExcluir