Prefeitura Itabuna

Câmara Itabuna

Câmara Itabuna

7 de fevereiro de 2010

PRAÇAS ABANDONADAS EM ITABUNA

Como em toda boa cidade do interior, as praças fazem parte da paisagem arquitetônica de Itabuna. No Centro do município, com ares de capital, muitos cidadãos ainda cultivam o prazer de sentar nos bancos das diversas praças existentes no Centro de Itabuna, seja para observar as pessoas na rua, namorar ou somente para jogar conversa fora. No entanto, no Centro da cidade, o cenário onde é mantido esse costume típico de interior de certa forma não acompanha a beleza do hábito. E a falta de manutenção da Prefeitura Municipal de Itabuna é o principal fator que ocasiona essa perda na beleza da arquitetura das praças do Centro. A Praça Otávio Mangabeira, conhecida como Praça Camacã, e a Praça Olinto Leone, ambas no Centro, são um bom exemplo disso. No local, o piso quebrado e sujeira compõem o cenário destes lugares, que poderia ser verdadeiros cartões postais da cidade. De acordo com populares, a bomba que faz jorrar a água da fonte situada na Praça Otávio Mangabeira está quebrada desde o final do ano passado e até o momento a PMI não veio consertar. A estudante Roberta da Silva reclama que essa falta de cuidado é prejudicial ao público, principalmente para o turismo. "Quando a pessoa chega, vê essa água suja e o piso quebrado. Não dá nem gosto de tirar foto ou mesmo ficar sentada na praça. Além disso, a água parada que fica no local pode se transformar em criadouro do mosquito da dengue", observa a estudante. Para o estudante José Carlos, o atual cenário da Praça Otávio Mangabeira é resultado do descaso da PMI. "A Prefeitura deveria conservar o ponto público. A praça é muito bonita e atrai muitas pessoas que visitam a cidade. Por isso, deveria ser mais cuidada", declara. O taxista Antônio Carlos reforça a afirmação do estudante. Segundo ele, a falta de cuidados com a praça faz com que ela perca parte de sua beleza e isso resulta na redução de visitantes no local. Também no Centro da cidade, a poucos metros da Praça Otávio Mangabeira, a praça Jardim do Ó passa pela mesma situação. O piso está quebrado e solto. Além disso, a sujeira está tomando conta do local. Conforme o bancário aposentado Paulo Roberto, a praça deveria ser bem mais cuidada, pois está situada bem no Centro da cidade. Ademais, o piso precisa ser urgentemente trocado, pois mais que uma questão estética, o piso solto representa um grande risco para as pessoas que passam diariamente pelo local. Este jornalista tentou entrar em contato com o titular da Secretaria de Obras de Itabuna, Fernando Gomes Vita, para saber sobre a previsão de obras de manutenção das referidas praças. Mas não conseguiu falar com a responsável pelo setor. (paulocaminha1.blogspot.com).

4 comentários:

  1. A importância das praças para a vida social é a História que nos revela, por sempre ter sido um lugar de encontro e humanização, talvez o mais democrático de todos. A praça é para amar, para sonhar, para brincar. Poucos locais deixam as crianças mais à vontade do que uma praça. O parque também é um espaço onde se brinca, mas lá, a brincadeira é cheia de regras, pois exige um comportamento padrão, dirigido pelos seus equipamentos que rotinizam a vida e vigiam as ações infantis.

    ResponderExcluir
  2. Falta praça para animar a cidade, para envolver as crianças, para acalentar os idosos e motivá-los a sair de suas casas gradeadas, de seus condomínios vigiados, da companhia forçada da televisão.A praça do B. de Fátima mesmo, não tem nada de interessante...

    ResponderExcluir
  3. Empresários, arquitetos, engenheiros e pessoas do poder político daqui esqueceram-se de que a praça é necessária ao viver humano. Esqueceram-se de que nela a humanização ocorre e a socialização acontece. Esqueceram-se também, de que na praça o individualismo não prolifera, pois a praça ajuda a apaziguar os ânimos e alimentar o espírito público.

    ResponderExcluir
  4. FALAR DE ABANDONO DE PRAÇAS EM ITABUNA, É SER MUITO SIMPLISTA. GOSTARIA DE SABER O QUE É QUE NÃO ESTAR ABANDONADO NESTA CIDADE? MAS NÃO SE PREOCUPEM, QUANDO AZEVEDO LEVAR A PREFEITURA AOS BAIRROS, DOAR AS VINTE MIL BOLSAS FAMILIAS E CRIAR ESCOLA DE TRANSITO PARA A POPULAÇÃO CARENTE, AÍ ENTÃO QUEM SABE ELE VAI COMEÇAR A PLANEJAR EM ARRUMAR A CIDADE, CALMA GENTE, O FANTOCHE "CAPETÃO" AZEVEDO AINDA TEM TRES ANOS PELA FRENTE E QUEM SABE VCS NÃO LHES DÊ MAIS QUATRO ANOS.
    QUERO FAZER JUSTIÇA A EMASA QUE ESTÁ FAZENDO UM BELISSIMO TRABALHO NA CIDADE, TRANSFORMANDO-A EM VERDADEIRO QUEIJO SUIÇO.

    ResponderExcluir

Comente no blog do Val Cabral.

Publicidade: